Sejam bem-vindos(as) e sintam-se convidados(as) a participar do blog Filósofo dos Livros com sugestões, comentários, críticas, dúvidas, compartilhamentos ou só com um “oizinho” de vez em quando!

terça-feira, 12 de maio de 2015

O que é Literatura?

Ultimamente, tem se falado de uma polêmica em torno de uma autora que afirmou que Harry Potter não é Literatura. Fãs do bruxinho ficaram revoltados. A autora Ruth Rocha conseguiu despertar o ódio de muita gente com essa afirmação.
Fico pensando que se ela tivesse usado outro exemplo, teríamos essa discussão. Ou se ela apenas falasse que existem muitos livros por aí que não são Literatura, também ocorreria esse debate.
Independente de Ruth Rocha está certa ou não a respeito do que é Literatura, acredito que sua afirmação gerou algo positivo, pois as pessoas passaram a pensar sobre o que seria ou não Literatura. Mas é uma pena que as pessoas se deram a esse trabalho de questionar só porque ela mexeu com uma figura querida de muita gente.
Vejo que as pessoas evitam questionamentos. Elas tem medo da dúvida. Questões somente surgem quando alguém toca em algo tido como uma espécie de "figura sagrada" para os meros mortais. Fora isso, as pessoas tendem a ficar em sua zona de conforto.
Sobre a questão do Harry Potter, o que realmente incomodou não foi realmente saber o que é literatura, mas dizer que o bruxinho não é. Pois isso, seria dar um valor menor a algo que as pessoas julgam ser grandioso.
Nesse sentido, o que eu mencionei ser algo positivo porque as pessoas começaram a pensar sobre o que é Literatura não alcançou de fato a positividade absoluta. Pessoas não estão preocupadas com a definição de Literatura, mas em defender Harry Potter e isso acaba diminuindo a "graça" de algo que poderia ser muito mais produtivo se as pessoas refletissem sobre a definição do termo.
Também, lamento que as pessoas, incluindo Ruth Rocha definam algo como sendo ou não sendo a partir de seus gostos pessoais. Creio que todos devem ter liberdade de expressão. Acredito que ela poderia dizer que não gosta de Harry Potter, mas dizer que ele não é literatura, porque ela não gosta, é realmente um absurdo. Seria o mesmo que eu dizer também que Monteiro Lobato não é Literatura Infantil porque eu não gosto dos personagens do Sítio do Picapau Amarelo.
Mas dentro de tudo isso, o que é Literatura
Literatura é a arte de expor pensamentos através da escrita. A Literatura ensina e também mexe com as emoções do leitor. Literatura nos faz mergulhar num mundo diferente, mas que ao mesmo tempo faz parte de nossa interioridade. Literatura é o som que se torna eco dentro de nossa alma. Enfim, Literatura é uma forma de amor e nos faz desejar ter um contato maior com o objeto amado.
A partir dessas definições, creio que todo livro é uma expressão de arte e pode ser considerado Literatura. Não acredito que eu possa definir a Literatura tendo como critério os meus gostos pessoais. A Literatura não se traduz a partir da visão de uma única pessoa. Cabe ao leitor ter uma mente aberta para desfrutar dessa arte maravilhosa que é a escrita que nos revela a profundidade do ser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é importante para mim.
Deixe sua opinião, pois vou amar saber o que você pensa!