Sejam bem-vindos(as) e sintam-se convidados(as) a participar do blog Filósofo dos Livros com sugestões, comentários, críticas, dúvidas, compartilhamentos ou só com um “oizinho” de vez em quando!

sábado, 9 de maio de 2015

Que tal esta noite?

Olá Criaturas do Mundo da Leitura!
Acabei de ler "Que tal esta noite? Toda decisão tem consequências" da autora Bridie Clark. Na realidade, li seis vezes e não foi somente pelo fato de ter gostado muito do livro. O motivo foi bem outro. Trata-se de uma história interativa que faz com que o livro se torne bem interessante.
Descobri o livro por acaso, quando estava numa livraria para comprar outras obras. De repente, me deparei com a sua capa que me chamou bastante atenção. Ao ler a sinopse na contracapa, descobri a característica interativa do livro. No final, de cada capítulo, existem duas opções de decisão. Cabe ao leitor, escolher uma. Conforme o que é decidido, a pessoa vai para um capítulo ou outro.
O livro é destinado à meninas adolescentes. Eu estava bem ciente disso, quando comprei. Mas como, eu já disse antes, achei interessante a proposta e resolvi adquiri-lo. A protagonista da leitura é a menina que está lendo o livro. No caso, eu tive que fazer o papel da menina. Foi meio engraçado, estar no meio de um grupo de adolescentes meninas e ter que me deparar com suas decisões, sofrimentos e certas angústias.
Antes de ler, eu tinha planejado fazer uma leitura com a opção de fazer somente as escolhas certinhas. Depois faria outra leitura com as piores escolhas. Por fim, faria uma leitura que mesclasse boas e más decisões.
A primeira leitura foi tranquila, porém não achei muito legal o fim para uma garota certinha. Na segunda, quando fui fazer as piores escolhas, ficou bem complicado, pois em alguns capítulos as duas escolhas me pareciam ruins. Na terceira leitura, eu me desencanei do meu plano e fui fazendo escolhas conforme o meu gosto. Daí surgiu a necessidade de fazer mais leituras para ir mudando as minhas escolhas. Isso tudo resultou em seis leituras no total e ainda pretendo fazer mais leituras do livro para ver as diversas possibilidades.
Achei a linguagem um pouco pesada para um livro que retrata a vida de meninas de 14 anos. Drogas e bebidas não devem fazer parte do universo adolescente. Mas por outro lado, essa possibilidade de inúmeras histórias dentro de um mesmo livro, no qual eu sou protagonista é bem legal.
O livro conseguiu fazer com que eu refletisse melhor sobre minhas decisões. Achei legal que a autora não fez uma história na qual ao fazer escolhas legais sempre teremos bons resultados e ao fazer péssimas escolhas teremos os piores resultados. Talvez no mundo da fantasia, essa coisa de que boas escolhas resultam em finais felizes sempre e péssimas escolhas sempre terão consequências ruins funcione bem. Mas creio que no mundo real, isso não ocorre.
Quantas vezes, vemos pessoas honestas se dando mal? Quantas vezes, observamos que pessoas ruins terminam super bem? Não dizem que nosso o Brasil é o país da impunidade porque os desonestos sempre levam a melhor? Gostaria de que a realidade fosse diferente, mas é assim a vida é.
Dentro dessa perspectiva, o livro mostra a vida do jeito que ela é. Porém, apesar disso, o livro nos faz refletir sobre o nosso próprio caráter. Será que eu devo fazer escolhas ruins para me dar bem, mesmo que prejudique outras pessoas? Onde fica a minha virtude nisso tudo?
Li que o livro deixou muita gente insatisfeita. Mas para mim, essas reflexões me trouxeram uma grande satisfação. E cheguei à conclusão de que não importa as consequências, eu devo nortear a minha vida pelo caminho do bem.
E você? Já leu esse livro? O que achou? Conte sua experiência nos comentários.
Abraços!

Um comentário:

  1. Nunca tinha ouvido falar desse livro, fiquei mega interessada. que maneiro!!!

    Quanto às dietas, é porque foi uma pesquisa feita numa universidade dos EUA, então a dieta da Lucília nem entrou na pesquisa. Aliás, eu não sabia que existia o método de dieta dela. Sei que ela emagreceu muito e mantém há anos.

    Beijossssssss
    ┌──»ʍi૮ђα ツ

    ResponderExcluir

Seu comentário é importante para mim.
Deixe sua opinião, pois vou amar saber o que você pensa!