Sejam bem-vindos(as) e sintam-se convidados(as) a participar do blog Filósofo dos Livros com sugestões, comentários, críticas, dúvidas, compartilhamentos ou só com um “oizinho” de vez em quando!

sexta-feira, 15 de maio de 2015

TAG O Médico e o Monstro

Olá Criaturas do Mundo da Leitura!
Quem nunca ouviu falar de Dr. Jekyll e Mr. Hyde? Figuras populares que são encontradas no livro "O Médico e o Monstro". Figuras ou figura? Podemos considerá-los duas pessoas distintas ou será que é uma pessoa com duas caras?
"O Médico e o Monstro" é uma novela de terror considerada como uma das melhores nesse gênero pelo famoso escritor Stephen King.
O livro fala de Dr. Jekyll, um pacato cidadão, que percebe a dualidade da mente humana. Dr. Jekyll reconhece os seus desejos e percebe que eles são abafados pela questão da moralidade. Para ele, existe uma pressão psicológica que castra o ser humano, impedindo-o de ser livre. Os bons sentimentos não libertariam o ser humano, mas o limitaria em suas ações.
Visando acabar com essa espécie de escravidão, Dr. Jekyll desenvolve uma fórmula que elimina a sua moralidade. A partir daí, ele se transforma em Mr. Hyde, que não tendo nenhuma moral em sua mente, passa a cometer atos depravados.
No início, Jekyll gosta de Mr. Hyde por causa da questão da liberdade. Mas com o passar do tempo Mr. Hyde realiza assassinatos e outras atrocidades. E o pior de tudo veio quando Mr. Hyde se torna mais forte e Dr. Jekyll se transforma nele sem precisar fazer uso da poção.
O Livro "O Médico e o Monstro" aborda a dualidade humana. Todos nós temos um lado bom e um lado mau. Desenvolver de maneira equilibrada esses dois lados é uma grande tarefa. Mas muitas vezes, surgem conflitos internos e um lado acaba superando o outro.
Pensando nessa dualidade humana, criei a TAG O Médico e o Monstro. Em que consiste essa tag? Ela é muito simples. Basta escolher um personagem bonzinho com o qual você se identica para representar o Dr. Jekyll que há dentro de você. Depois escolha, um personagem mal que será o seu Mr. Hyde. As mulheres devem escolher uma personagem feminina que seja boa e outra que seja má.
Para representar o meu lado bom, eu escolhi Mr. Darcy, personagem do livro "Orgulho e Preconceito" de Jane Austen. Eu me identifico com ele pela questão da educação, bom senso, etc. Também sinto que sou considerado orgulhoso e preconceituoso pelas pessoas, mas na realidade, sou capaz de fazer maravilhosos gestos de boa conduta.
Representando o meu lado ruim, eu escolho Dr. House que é uma figura abordada no livro Dr.House - Um guia para vida. O autor desse livro é Toni de La Torre. Deixo bem claro que nunca assisti a série da TV na qual aparece esse médico. O meu contato com o personagem é somente pelo livro. 
Muitas vezes, eu ajo como Dr. House e me torno antipático, mal-educado, arrogante e solitário. O comportamento irônico de Dr. House é bem parecido com o meu.
E você? Quem pode representar o seu lado bom? E quem representa o seu lado mau? 
Responda essa TAG em seu blog ou em vídeo, depois escolha três pessoas para fazerem o mesmo, que por sua vez, deverão escolher outras três. E por favor, não se esqueça de deixar o link para eu poder ver e comentar.
Eu escolho para responder essa TAG:
- Gabriela Sabrina do Blog "Falando sobre Livros";
- Márcio Silva do Blog "Um baixinho nos livros";
- Jhonatan Veloso do Blog "Leitura Silenciosa".
Abraços!!!

5 comentários:

  1. Oi tudo bem? Que legal essa tag que você criou... Parabéns! Vou responder sim ela. :)

    Assim que responder lhe comunico.
    Atenciosamente Um baixinho nos Livros.

    ResponderExcluir
  2. Oi Fernando! Tudo bem?
    Já respondi a tag... Confere .

    Atenciosamente Um baixinho nos Livros.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Fernando, tudo bem?
    Acredita que nunca li Stephen King. Confesso que tenho um certo medinho...rs.
    Achei bem bacana a abordagem da dualidade humana na obra "O Médico e o Monstro".
    Adorei a TAG.

    Beijão,
    Blog | Youtube | Instagram

    ResponderExcluir
  4. Oiii Fernando.
    Achei muito criativo a Tag.
    Já fui tagueada pelo Marcio e vou responder lá no blog assim que puder. Talvez semana que vem.
    Adorei o post. Mas não li nenhum dos livros citado, ainda assim gostei muito.
    Beijos

    http://colecoes-literarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Seu comentário é importante para mim.
Deixe sua opinião, pois vou amar saber o que você pensa!