Sejam bem-vindos(as) e sintam-se convidados(as) a participar do blog Filósofo dos Livros com sugestões, comentários, críticas, dúvidas, compartilhamentos ou só com um “oizinho” de vez em quando!

sexta-feira, 31 de julho de 2015

O Safado do 105 - Resenha


Olá Criaturas do Mundo da Leitura!
Para quem não sabe, eu faço parte do Ação Literária que é uma iniciativa criada por blogs literários e que tem como finalidade incentivar o gosto pela leitura. A cada mês, os participantes se reúnem para escolher um tema que deve ser exposto na forma de vídeo ou postagem num blog.
No mês de julho, os participantes fizeram uma espécie de Amigo Secreto Literário onde cada um deveria escolher um livro para outra pessoa ler e fazer uma resenha. A minha amiga secreta Andressa pediu para que eu lesse O Safado do 105 escrito pela autora brasileira Mila Wander.
Então, vou falar sobre esse livro divertidíssimo. A história fala sobre a jovem Raíssa que sai da casa de seus pais para ter uma vida independente. Raíssa estava cansada de sua vida familiar. No início do livro, ela faz uma porção de reclamações sobre a chatice de estar vivendo com sua família.
Ao mudar para sua nova casa, acaba conhecendo o seu vizinho. O primeiro encontro é algo bem engraçado. Ela se depara com um rapaz, alto, musculoso e muito bonito. Um detalhe desse primeiro encontro é que o vizinho trajava apenas uma cueca Calvin Klein. Logo, de cara, Raíssa percebe que seu vizinho é um safado, pois ele estava beijando duas garotas. Algo que não passa despercebido aos olhos de Raíssa é o volume da cueca do garoto. Nessa primeira olhada, a jovem já fica meio interessada no rapagão.
Durante a história, a amizade entre Raíssa e o rapaz (a qual ela apelida de Calvin por causa da cueca) é intensificada. O único problema é que as casas são grudadas uma na outra e justamente, o quarto de Calvin é separado do quarto de Raíssa por uma parede fina. O sossego da menina não aconteceu, pois praticamente em todas as noites, Raíssa ouve o som das transas de seu vizinho. Diga-se de passagem que o barulho dessa orgia é bem alto.
Depois de um tempo relativamente curto, Raíssa acaba transando com seu vizinho e fica extasiada, pois o Safado era muito bom de cama. O surpreendente em Calvin é que ele possui GRANDES qualidades: bom cozinheiro, bom leitor de livros, etc.
Parece que Raíssa deu sorte em encontrar o cara perfeito, porém o menino não queria nada de compromisso e nesse sentido, Calvin não foi um mentiroso, pois deixou bem claro para nossa protagonista que amava sua liberdade e que nada faria com que ele mudasse.
Daí em diante, surge um certo conflito, pois Raíssa tenta transformar o rapaz. Será que ela consegue?
Só posso dizer que o livro tem cenas fortes de sexo e os diálogos (em sua maioria) são bem-humorados. Mas apesar de toda safadeza que encontramos na história desse livro, podemos ver sensibilidade em muitas conversas. As palavras do Safado e da Raíssa nos levam a refletir sobre questões relativas a relacionamentos: medos, traumas, inseguranças, etc.
No geral, é um livro bem agradável de se ler e nos faz pensar sobre o que leva um ser humano a se tornar uma pessoa safada. Sinceramente, eu recomendo essa leitura. Acredito que a única falha do livro é sua capa. Penso que a autora, poderia fazer uma capa bem melhor e até deixo uma sugestão para que Mila Wander possa apreciar (risos):
Como vocês podem ver, o modelo acima é muito mais bonito que o cara da capa original. Acredito que ele seria uma representação muito melhor do Safado do 105 (mais risos). Infelizmente, a autora não teve conhecimento dessa personalidade para colocá-lo em seu livro. Bem, fica para outra vez (gargalhadas).
Então, minha gente, espero que tenham gostado da resenha e se quiserem adquirir o livro, basta clicar aqui.
Beijo de um Safado no coração de vocês!

6 comentários:

  1. Oiee também li este livro e ri muito, gostei de ser nacional e as.frases da Clarice Lispector são ótimas que bom que gostou da leitura e essa.foto ficou muito divertida kkkk vai que a autora se inspira em vc no próximo livro kkkk
    Bjos
    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, mesmo com todas as safadezas, o livro é ótimo, Andressa. Agora, você me fez lembrar de um detalhe. Esqueci de falar sobre Clarice na resenha. Que pena! Mas pretendo ainda fazer um vídeo e vou acrescentar esse detalhe. Que a autora possa se inspirar em mim na próxima capa. Até deixo ela usar minha foto, kkkk

      Excluir
  2. Adorei a resenha, a Andressa já tinha me falado sobre o livro e fiquei com bastante vontade de ler, o livro é bem a minha cara. Mas o sinceramente Fernando a gargalhada que eu dei com a foto de sugestão para a autora foi a mais gostosa da semana. Espero que a autora veja e quem sabe se inspire.

    Com toda certeza vou ler esse livro.

    Abraços

    Patty Santos
    Blog Coração de Tinta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Patty! Eu também ri muito com a capa e espero que as pessoas possar rir também. O livro é ótimo e nos leva a refletir sobre relacionamentos, inseguranças, etc
      Que a autora possa me escolher para capa, kkkkk

      Excluir
  3. Eu tive uma crise de riso agora! kkkkkkkkk Até chorei!!!! kkkkk
    É, de longe, a resenha mais divertida que já recebi!!
    Obrigada, meu bem!!! Adorei!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se a autora do livro gostou, eu fico realmente feliz. Em breve, farei um vídeo sobre o assunto.
      Abraços!!

      Excluir

Seu comentário é importante para mim.
Deixe sua opinião, pois vou amar saber o que você pensa!