Sejam bem-vindos(as) e sintam-se convidados(as) a participar do blog Filósofo dos Livros com sugestões, comentários, críticas, dúvidas, compartilhamentos ou só com um “oizinho” de vez em quando!

quinta-feira, 30 de julho de 2015

Resenha - O Fantástico Mistério de Feiurinha

Olá Criaturas do Mundo da Leitura!
Vamos filosofar sobre mais um livro?
Hoje, quero falar sobre O Fantástico Mistério de Feiurinha, história escrita pelo escritor brasileiro Pedro Bandeira. E que história linda é essa, minha gente!!!
Tudo começa quando um autor iniciante, "com muitas ideias na cabeça e poucas no papel", recebe a visita de um sujeito estranho que trajava "uma calça de malha justa sobre as pernas, um blusão largo de veludo, sapatos em ponta e um boné com uma longa pena". Essa figura engraçada se chama de Caio, o lacaio.
A principio, o autor pensou que se tratava de um louco, pois Caio conta uma história bem fantasiosa. O homem estranho lhe falou sobre Branca Encantado que, nos tempos de solteira, era conhecida como Branca de Neve. Aliás, na história de Caio, todas as princesas tinham o sobrenome de Encantado, pois os príncipes faziam parte de uma mesma família.
Branca Encantado recebe a visita de Chapeuzinho Vermelho que lhe conta a respeito do sumiço de uma princesa chamada Feiurinha. Tal fato, deixa Branca muito preocupada, pois pela primeira vez, o destino das princesas de viverem felizes para sempre estava completamente arruinado. Era necessário encontrar Feiurinha.
Chapeuzinho e Branca chegaram a conclusão de que deveriam alertar outras princesas sobre o fato e assim, resolveram fazer uma reunião com todas elas. Em conto de fadas, o tempo passa muito rápido, então logo as princesas estavam reunidas na casa de Branca.
Todas as princesas pareciam mal-humoradas e começaram uma discussão sem sentido. Cada uma falava bem de sua história e colocava defeito na história das outras. Tal discussão entre as princesas garantiram o humor da história. É realmente hilário os comentários que cada princesa faz da história da outra. Eu ri bastante com elas. Depois de tanta discussão, acabaram "se entendendo" e resolveram procurar Feiurinha, pois esse era o real problema do momento.
Todos os lacaios das princesas foram atrás da princesa Feiurinha, mas ninguém a encontrou. Com isso, as princesas ficaram mais preocupadas, pois se uma heroína sofreu alguma coisa ruim, o encanto da felicidade eterna estava quebrado. Portanto, qualquer princesa poderia cair nesse triste destino.
Para encontrar Feiurinha, resolveram repassar sua história. Daí perceberam que esse era o problema exato: ninguém se lembrava da história dela. Tornou-se necessário, então saber quem era o autor de Feiurinha para poder encontrá-la, porém ninguém conhecia o autor da história dessa princesa. A partir daí, Caio, o lacaio, ficou encarregado de encontrar grandes autores de contos de fadas.
Infelizmente, Caio, o lacaio, não encontrou nenhum grande autor. Caio encontrou apenas o autor iniciante e esse não sabia nada de Feiurinha e ainda achava que o lacaio era totalmente louco.
De repente, princesas aparecem no apartamento do autor. Nesse ponto da história, ele tenta ajudar. Mas nada conhecia sobre a Feiurinha. A esperança parecia estar perdida. A única solução seria escrever a história de Feiurinha, porém o autor não tinha ideia de como fazer. Até que sua empregada Jerusa, uma senhora com uma certa idade, ouviu falar o nome de Feiurinha. Emocionada, Jerusa conta que conhece esse conto de fadas e começa a narrar. Com a narrativa da empregada, descobrimos que a história de Feiurinha nunca tinha sido escrita, mas passada de gerações para gerações por meio da tradição oral. 
O que acontece desse ponto da história em diante, não posso contar. Vocês terão que ler o livro. No entanto, dou algumas dicas para reflexão. O Fantástico Mistério de Feiurinha nos leva a refletir que os felizes para sempre não existe, mas que cabe a cada um realizar a manutenção da felicidade. Outro ponto importante é que a história nos faz pensar que conceitos de beleza e feiura são criados de acordo com interesses da sociedade. Por fim, a história fala da importância da tradição oral como forma de manter a cultura.
Então, gostaram da história? Deixe uma resposta nos comentários.
Querem conhecer mais sobre O Fantástico Mistério de Feiurinha? Clique aqui e faça a compra do livro. Além de conhecer esse maravilhoso conto de fadas, comprando pelo link, você contribui para a manutenção do canal.
E antes que eu me esqueça, contei essa história para minha sobrinha pequena e ela adorou. Creio que todas as crianças e também adultos vão se deliciar com essa narrativa.
Beijo no coração.

10 comentários:

  1. Surpeendente a historia!!!
    Felicidade depende
    eu sou feliz em acodar de manha e saber que tenho o dia pra viver da melhor foma possivel!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Belíssimas palavras, Luciana!
      Muito obrigado pela sua presença

      Excluir
  2. Eu adoro esse livro, fiz uma peça de teatro sobre este livro e eu fui o caio, o lacaio kkk ainda me lembro das falas dele :3

    ResponderExcluir
  3. Eu achei muito bom mesmo mas, eu queria um resumo breve mais curto... mas está ótimo se você quer um resumo detalhado contando claramente a historia.

    ResponderExcluir

Seu comentário é importante para mim.
Deixe sua opinião, pois vou amar saber o que você pensa!