Sejam bem-vindos(as) e sintam-se convidados(as) a participar do blog Filósofo dos Livros com sugestões, comentários, críticas, dúvidas, compartilhamentos ou só com um “oizinho” de vez em quando!

terça-feira, 4 de agosto de 2015

Problemas com Maratonas Literárias

Entrei no mundo dos Booktubers por causa da minha paixão pelos livros. Quem me conhece, sabe que eu amo ler. Mas não foi essa a única motivação, afinal eu posso ler qualquer livro sem ser um Booktuber. Para quem não sabe, Booktubers são pessoas que produzem vídeos no youtube para falar de suas compras de livros e leituras.
Eu gosto de produzir vídeos, mas também amo assisti-los. A minha intenção em fazer e assistir é a troca de opinião com outros leitores. Se meu objetivo fosse apenas ler, não haveria necessidade de ter um canal do youtube, pois quem produz vídeo gasta uma parte de seu tempo com a publicação, divulgação, etc. Esse tempo que eu gasto nessas atividades poderiam ser utilizados para a leitura de um número maior de páginas de livros.
Gosto das Maratonas Literárias, pois elas incentivam a leitura. Mas por outro lado, enxergo algo bem negativo. Percebi que muitos Booktubers traçaram metas tão altas que abriram mão de produzir vídeos para conseguir realizar o plano traçado. Sei que muita gente aumentou o número de livros lidos. Isso é legal, porém se perderam na troca de opiniões. Confesso que senti falta de muita gente durante o período da Maratona Literária de Inverno. A maioria realizou menos vídeos. Outros mantiveram a mesma quantidade, porém fizeram vídeos para dizer que floparam e com isso, acabei não ouvindo nenhuma opinião sobre o assunto livro. Como posso ter resenha de um livro, se a pessoa não leu pelo motivo de ter flopado?
Com meu texto, não quero dizer que as pessoas devam acabar com as maratonas. O motivo desse texto é propor o equilíbrio. Saibam traçar metas de leitura sem deixar de produzir os seus videos com resenhas. O interessante de ser um Booktuber é partilhar as resenhas de um livro. Quando alguém produz um vídeo sobre um livro, eu fico super feliz. Eu assisto o vídeo e depois deixo meu comentário. Sinto-me imensamente agradecido quando a pessoa responde, pois houve uma troca super legal. É triste perder essa partilha de sentimentos em relação aos livros. Inclusive, eu costumo ler comentários de outras pessoas para saber o que elas pensam sobre esse assunto. Sei que gasto (como já falei antes) um tempo que poderia ser utilizado para um maior número de páginas lidas, porém eu ganho muito em conhecer pessoas que pensam diferente de mim.
Vamos participar de maratonas literárias? Vamos, porém saibamos deixar tempo para nossos vídeos e trocas de opiniões.
Gostaria muito de saber a opinião de vocês sobre a questão através de seus comentários. Por favor, não me deixem no vácuo. Peço que opinem! Muito obrigado!!!

6 comentários:

  1. Concordo com você em parte. Acho que as Maratonas são um jeito de as pessoas reencontrarem seu ritmo de leitura; e claro, ela não é pra sempre. Eu, como booktube e agora organizadora de uma Maratona, tenho tentado me dividir ao máximo. Já eu adoro essa agitação, mas me organizo para não dar baixa nos videos, coisa que não irá acontecer =)
    Talvez ela seja trabalhosa para um Booktube. Mas pensa no efeito impressionante que ela irá causar num leitor que andava lendo pouquíssimo por puro desânimo ou até por uma ressaca literária... Beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigadoooo! Gostei de sua participação. Mas você não deixou de fazer vídeos. Pena que somente conheci você pós-maratona. Teria vídeos legais para assistir.
      A minha crítica foi para quem deixou de fazer vídeo e você não deixou. Aliás, seus vídeos são maravilhosos. Admiro sua desenvoltura. Parabéns!!!

      Excluir
  2. Oi, Fernando!
    Compreendo seu lado, também senti falta de alguns booktubers. Mas, achei legal a maratona, ver os avanços deles e o quanto que eles conseguiram ler. Acredito que agora é que as pessoas que participaram irão colocar as ressenhas, assim espero rsrs, eu estou bastante curiosa para saber mais informações sobre alguns livros.
    Gostei muito de saber sua opinião, continue sempre assim!

    Beijo.
    livrosdawis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também espero que venham as resenhas, Wislanny. Muito obrigado por sua partiicpação!

      Excluir
  3. Oi Fernando!
    Eu concordo com você em certos aspectos.
    Concordo que muita gente sumiu para poder completar uma meta, e acho que um booktuber não deve ter por obrigação fazer um vídeo. Ele faz por prazer, bem como ele lê por prazer. Se é uma maratona literária, creio que o objetivo é ler e se a pessoa achar que deve diminuir o seu ritmo de gravação para gastar mais tempo lendo, não vejo problemas. Lembre que não é só gravar o vídeo, este precisa ser de qualidade, exige tempo de gravação, edição, postagem no youtube, divulgação.... É muito tempo gasto. Além de que, o vídeo precisa ter um bom conteúdo, isso me leva ao próximo ponto:
    O problema é quando as pessoas dizem que estão lendo e na verdade não estão e então não produzem conteúdo de qualidade, apenas enchem o canal com vídeo de "flop"
    Eu mesma fiz questão de apenas postar vídeo se eu tivesse algo relevante a ser falado, não é a toa que estipulei na minha agenda que os vídeos de terça seriam resenhas de coisas que eu estava lendo na maratona e às sexta postaria TAGs, já que eu não teria conteúdo suficiente pra postar sobre leituras nas sextas. Mas se eu não tivesse lido e não iria encher o canal de assunto sem nexo ou simplesmente de vídeos de diários de leitura dizendo que eu flopei.
    Mas enfim, acho que falei demais.
    Sou do time que diz: se não tiver um bom conteúdo pra passar não poste nada. é preferível avisar aos seus espectadores que está difícil e até pedir ideias do que encher o canal de conteúdo raso.
    Abraço, Fernandoooo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Laise. Gostei de sua opinião!

      Excluir

Seu comentário é importante para mim.
Deixe sua opinião, pois vou amar saber o que você pensa!