Sejam bem-vindos(as) e sintam-se convidados(as) a participar do blog Filósofo dos Livros com sugestões, comentários, críticas, dúvidas, compartilhamentos ou só com um “oizinho” de vez em quando!

domingo, 2 de agosto de 2015

RECADO PARA MEUS AMIGOS BLOGUEIROS LITERÁRIOS E BOOKTUBERS

Resolvi ser blogueiro literário e booktuber por um motivo óbvio: minha paixão pela leitura. Ler é uma atividade maravilhosa.
Um dos meus sonhos é escrever um livro também. Na realidade, eu sou  um escritor com muitas ideias na cabeça e nenhuma no papel.
Como leitor, existem livros que eu gosto e também existem aqueles que não gosto. Mas eu acredito que o fato de não gostar de um livro não faz com que ele seja ruim. Trata-se apenas de uma questão de identificação. Existem determinados livros que não gostei e que hoje, eu amo. Às vezes, um livro não faz sentido  para algumas pessoas num determinado tempo de sua vida e depois acaba sendo fonte de uma mensagem maravilhosa para os seres humanos. O tempo, a idade e a situação influenciam na vida das pessoas e consequentemente no gosto por determinados livros.
Tendo em vista que um livro pode ser bom, independente do meu gosto; creio que devo tomar muito cuidado com as críticas negativas que faço. Não quero dizer que você não possa criticar um livro. Você tem direito de fazer críticas, mas elas devem ser feitas com todo respeito.
Fico chateado, quando vejo blogueiros e booktubers fazendo críticas que acabam com o escritor. Não existe nenhuma sensibilidade e utilizam palavras até ofensivas. Não vou citar o nome dessas pessoas, mas penso que elas deveriam tomar mais cuidado com as  palavras que dizem ou escrevem.
Um escritor é uma pessoa que faz o seu trabalho com muito carinho. E quando tem o seu livro publicado, ele enxerga a realização de um sonho. Vocês não tem o direito de estragar o sonho de uma pessoa. Lembre-se de que seu gosto é algo muito pequeno diante de um sonho grandioso.
Ainda nesse tema, vamos ter cuidado nas críticas em relação aos escritores brasileiros. Já vi gente criticando uma obra brasileira, porque os protagonistas do livro tinham nomes brasileiros nacionais. Quando um escritor estrangeiro escreve o seu livro, ele utiliza apenas nomes do seu país e nem por isso, é criticado. Realmente, essa crítica em relação a nomes, não faz nenhum sentido.
Por fim, somos leitores para crescermos como seres humanos. Respeito ao próximo é sinal de maturidade e crescimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é importante para mim.
Deixe sua opinião, pois vou amar saber o que você pensa!