Sejam bem-vindos(as) e sintam-se convidados(as) a participar do blog Filósofo dos Livros com sugestões, comentários, críticas, dúvidas, compartilhamentos ou só com um “oizinho” de vez em quando!

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Um livro Famoso que todo mundo elogiou e eu não gostei

Faço parte do Ação Literária que é um projeto cuja finalidade é incentivar o gosto pela leitura. A cada mês, os participantes se reúnem e escolhem um tema relacionado a livros para poderem falar.
Nesse mês de agosto, o tema escolhido é "Um livro Famoso que todo mundo elogiou e eu não gostei"Em primeiro lugar, quero dizer que, dos livros que já li, não existe um que realmente não tenha gostado. O que aconteceu é que achei o livro bom, mas não tão bom assim.
Falarei sobre o livro "Philia" escrito pelo Pe. Marcelo Rossi.
Esse livro ficou em primeiro lugar de vendas (categoria de auto-ajuda) por várias semanas. Os valores cristãos destacados são muito bons. Até que o Padre Marcelo Rossi escreve bem, porém não acho que o seu livro seja tudo isso para ficar em primeiro lugar por várias semanas. Aliás, eu acho que o seu livro nunca deveria ter ficado em primeiro lugar.
Se você é cristão, não fique bravo comigo por não falar tão bem do livro do padre. Eu também sou cristão e leio vários livros religiosos. Ao meu ver, um problema é que temos diversos escritores religiosos que escrevem muito melhor e o povo cristão não compra um livro sequer.
Consigo perceber que o povo cristão, especialmente católicos, não compra muitos livros e pouco conhecem sobre a doutrina cristã. Simplesmente, muitos cristãos ainda fazem uma "Teologia do eu gosto é certo e o que eu não gosto é errado". Falando especificamente de cristãos, dou um destaque para o povo católico que chega a dizer absurdos que vão contra os valores que a Igreja prega por falta de formação. Tal carência de formação poderia ser resolvida, se eles lessem mais livros cristãos.
Não quero dizer com isso que as pessoas não devam ler o livro do Pe. Marcelo. O que eu desejo é que as pessoas leiam o livro dele e ainda incluam outras leituras religiosas, bem como outros tipos de leitura para adquirir uma melhor formação humana.
Com o exemplo do Pe. Marcelo Rossi, reconheço que está surgindo um novo tipo de leitor que é caracterizado como o leitor fã. As pessoas não leem o livro do Pe. Marcelo pelo fato de que ele é realmente bom, mas por serem fãs dessa figura religiosa. Há quem diga que leu o livro "Philia" por ser um livro católico. Entretanto, existem diversos livros católicos que são muito melhores e essas pessoas, que realizam a leitura do Pe. Marcelo Rossi, nem chegam perto.
Noto que o leitor fã não está somente na Igreja Católica. No mundo dos youtubers, há vlogueiros escrevendo livros e vendendo horrores. Os seus leitores também leem pelo fato de serem fãs. E existem bons escritores que se dedicam apenas a escrever seus livros e não são lidos. 
Nada contra, você ser fã de um padre ou vlogueiro, mas não deixe de ler livros de outros escritores. Vamos procurar nos tornar fãs de bons livros também. Que tal? 
Deixe um comentário para dizer o que acha dessa ideia.

Um comentário:

  1. Oi, tudo bom?! Conheci o blog agora e amei. Já estou seguindo o blog e o twitter, e também curtindo o facebook.

    O livro não é muito meu gênero. Que pena que não gostou :(
    Abraços do Dan ;)
    •bookdan.blogspot.com
    •facebook.com/leituradan
    •twitter.com/@leitura_dan

    ResponderExcluir

Seu comentário é importante para mim.
Deixe sua opinião, pois vou amar saber o que você pensa!