Sejam bem-vindos(as) e sintam-se convidados(as) a participar do blog Filósofo dos Livros com sugestões, comentários, críticas, dúvidas, compartilhamentos ou só com um “oizinho” de vez em quando!

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Entrevista com a leitora Luciana Souza

Quem acompanha o blog, sabe que eu já entrevistei dois escritores. De repente, senti que estava faltando entrevistar também os leitores. Afinal, eles são importantes em nosso mundo literário. O que seria dos escritores se não existissem leitores para ler seus livros? 
Resolvi convidar minha amiga Luciana Souza que tem me acompanhado nas redes sociais. A princípio, ela se manifestou meio tímida. Declarou que nem sempre foi uma grande leitora, mas a maturidade fez com que ela mudasse. Luciana destacou que ainda tem poucos livros nacionais, mas pretende mudar essa situação. Ela também tem planos de ler livros clássicos para aperfeiçoar sua cultura.
Vamos acompanhar a entrevista que fiz com a Luciana?

ENTREVISTA
- Filósofo dos Livros: Desde que idade você começou a ler? Como surgiu essa paixão? 
- Luciana Souza: Sempre li, mas era muito pouco, paixão mesmo foi há mais ou menos 13 anos. Uma amiga queria muito ler um livro ¨O Dom Supremo" de Paulo Coelho, então eu dei de presente; E depois, é claro,  eu li e amei.  Daí comecei a ler bem mais, não quanto deveria. Comprei um pra mim.

- Filósofo dos Livros: Qual é a importância da Leitura em sua vida?
- Luciana Souza: Através da leitura, posso adquirir cultura. Viver sentimentos, emoções e trazer tudo para a realidade. Ler é muito bom. Somente com a leitura, consigo adquirir conhecimentos. A leitura é a alma de tudo e um refúgio pra mim.

- Filósofo dos Livros: Quais são seus escritores prediletos? Fale-me sobre eles 
- Luciana Souza: Como ainda não li muitas obras, tenho poucos: ¨Agatha Christie¨, pois adoro suspense, fico ansiosa para descobrir tudo, não consigo parar de ler e tudo só é revelado no finalzinho e nunca é o que penso. ¨Nicholas Sparks¨, porque amo romances e sou chorona. Nos últimos tempos, estou conhecendo escritores nacionais que tenho certeza que vão ser meus favoritos. Li pouco, mas estou amando Leonardo Otaciano e Érica Christieh que são maravilhosos. Li o seu livro e achei fantástico, porque prende a gente do começo ao fim. Creio que você vai ser um grande escritor. 

- Filósofo dos Livros: Na sua opinião, qual seria o livro que toda pessoa não poderia deixar de ler em hipótese alguma. Por quê? 
- Luciana Souza: ¨O pequeno Príncipe¨ que trata de confiança, felicidade, amizade e amor. Para mim, trata também do mais importante que é o respeito, pois sem respeito,  nada consegue resistir. Não vou cansar de ler este livro. 

- Filósofo dos Livros: Qual seria o motivo que leva o povo brasileiro a ler tão pouco? 
- Luciana Souza: É difícil dizer,  mas acho que é falta de vontade. Falo por mim mesma,  não lia porque não queria. Existem bibliotecas por todo lado. Creio também que há falta de incentivo. Arrependo-me de não ter conhecido este mundo antes, mas nunca é tarde. 

- Filósofo dos Livros: O que você acha que deve ser feito para incentivar a leitura em nosso país? 
- Luciana Souza: Tudo deve começar em nossa infância. Então as escolas poderiam fazer feiras, oficinas, brincadeiras para incentivar as crianças que já tem a imaginação solta. Poderiam aproveitar melhor as bibliotecas, fazendo que essas crianças lessem em casa com seus pais para ativar a imaginação deles que está lá em algum lugar. Bem na minha época, não tinha isto, Tenho um sobrinho de quase cinco anos que tem mais livros que eu na minha infância inteira. Ele  saber ler algumas palavras. Sou uma tia babona. 

- Filósofo dos Livros: Livro ou Filme? Por quê? 
- Luciana Souza: Livro, pois eu crio os personagens em minha mente, com minhas emoções, reações, expectativas. Literalmente, eu viajo na história. 

- Filósofo dos Livros: Você tem vontade de escrever um livro ou prefere ser uma grande devoradora de livros? 
- Luciana Souza: Grande devoradora. Prefiro ler mais e mais. Tenho muitos livros que quero ler. São muitos mesmo, apesar da minha mente ter ideias que vão longe. 

- Filósofo dos Livros: Se sua vida se tornasse um livro, qual seria o título? A qual gênero pertenceria (terror, comédia, romance, etc.)? 
- Luciana Souza: Acho que não sou boa nisso. Seria um drama, mas gostaria que minha história mudasse para uma comédia romântica. Que tal o título "O amor encontra Lulu"?

- Filósofo dos Livros: Deixe uma mensagem para nossos leitores. 
- Luciana Souza: O mundo da literatura é mágico, capaz de mudar vidas. Posso dizer que está mudando a minha. Estou descobrindo pessoas maravilhosas, uma delas é você. Estou conhecendo escritores nacionais incríveis, não só no que escrevem, mas como pessoas, isto é, seres humanos de um coração enorme. Nosso país é riquíssimo em escritores que não têm o reconhecimento merecido. Isto tem que mudar. 

- Filósofo dos Livros: Muito obrigado pela entrevista. 
- Luciana Souza: Muito obrigada a você por ter escolhido a mim como primeira  leitora para ser entrevistada.

Espero que vocês tenham gostado da Entrevista com a Luciana Souza. Eu posso dizer que amei fazer essa entrevista. A partir de agora, pretendo intercalar entrevistas com escritores e leitores. Já tenho uma entrevista pronta com um escritor e já estou pensando quem será o leitor entrevistado. Será que a pessoa vai aceitar?
Se você quiser conhecer mais a nossa leitora Luciana Souza, clique aqui.
Todos recados já foram dados, então até a próxima postagem. Abraços!

5 comentários:

  1. Amei, amei ...
    Ficou muito bom, sem palavras,
    Muito, muito obrigada de coração.
    beijoooooossssss!!!!

    ResponderExcluir
  2. Onwwt lindona, obrigada por lembrar de mim viu? Tmb gosto muito de vc! Adorei a entrevista, é muito importante termos pessoas assim, que valorisa a leitura como amiga! bjss

    ResponderExcluir
  3. Nossa, muito bom!!!!

    Adorei a Luciana, ela é um amor de pessoa também.

    Agradeço pelo carinho, nossa, estou emocionado aqui, formando uma grande família literária com esses novos amigos e amigas, incrível isso!!

    ''O Amor Encontra Lulu'', (eu ri bastante, ficaria muito bom)

    Luciana, continue assim, uma leitora gulosa cada vez mais. Ler é realmente muito bom, é a ação muito proveitosa e realmente fantástica. Poder imaginar de várias formas diferentes uma mesma história.

    Gostei por nos apoiar, nós, escritores nacionais, que passamos por maus bocados nessa trajetória... seu apoio é muito importante, vocês leitores nos fazem prosseguir, nos motivam a querer sempre escrever mais.

    Parabéns também ao amigo Fernando, o Filósofo dos Livros.
    A ideia de entrevistar leitores é válida, é atraente, é corretíssima.

    Eles não podem ficar escondidos, devem ser conhecidos também.

    Foi uma matéria sensacional.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Nossa!!! Estou muito feliz com o comentário de todos!!! Olha o trio literário!!!

    ResponderExcluir
  5. Lu, você é maravilhosa! Ameeeeeeeei a entrevista!
    Assim como você, também sou fã da Agatha Christie, sou apaixonada por suspense, e os livros dela são maravilhosos, os assassinos nunca são quem nós imaginamos. rsrsrs.

    Gostei muito do título "O amor encontra Lulu", realmente me fez pensar numa comédia romântica. rsrs

    ResponderExcluir

Seu comentário é importante para mim.
Deixe sua opinião, pois vou amar saber o que você pensa!