Sejam bem-vindos(as) e sintam-se convidados(as) a participar do blog Filósofo dos Livros com sugestões, comentários, críticas, dúvidas, compartilhamentos ou só com um “oizinho” de vez em quando!

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Resenha: Central de Histórias - Claudinei Sevegnani - Chiado Editora

Você mudaria a sua história?
Nessa postagem, pretendo falar a respeito de mais um livro fabuloso cujo autor é brasileiro. Trata-se do livro Central de Histórias que foi escrito pelo parceiro do blog  Claudinei Sevegnani e publicado pela Chiado Editora. O Claudinei também é parceiro de meu canal do youtube.
A primeira coisa que vou dizer é que adorei o livro! Realmente, estou sendo abençoado com minhas parcerias. Tive a sorte de pegar excelentes autores cujas obras são ótimas fontes de reflexão e entretenimento.
O que você mudaria em sua história?
A escrita do Claudinei Sevegnani é bastante clara e explicativa. O autor é minucioso ao falar sobre a Central de Histórias. Não entendo como algumas pessoas disseram que o início do livro é confuso. Achei que o Claudinei até explica demais. Logo, não há confusão alguma.
O livro nos fala sobre uma espécie de computador chamado Central de Histórias cujo objetivo é modificar a história das pessoas conforme seus desejos. Evidente que um tipo de tecnologia com essa capacidade fez um enorme sucesso. Imagine uma pessoa insatisfeita com o curso de sua vida e sabendo que uma máquina pode transformar momentos ruins em bons, o que ela faria?
O problema é que ao mudar uma história, acaba-se interferindo em outra. Consequentemente, isso pode gerar insatisfações em outras pessoas que irão utilizar essa tecnologia para consertar sua própria vida. Em resumo, arruma aqui e atrapalha ali. A coisa foi perdendo o controle. Por isso, o governo resolveu destruir todas as máquinas.
Entretanto dois personagens conseguiram manter uma máquina escondida numa livraria. Eles se chamam Lila e Klauss.
Lila parece ter interesse em ajudar as pessoas com a máquina. Klauss parece enxergar a tecnologia como forma de enriquecimento próprio. Existe um personagem secundário chamado Saulo que, em certos momentos, parece se tornar o protagonista da narrativa. Não posso dizer o motivo, pois isso me levaria a dar um tremendo spoiler. Outra figura que recebeu um certo destaque é um médico. Leia o livro para saber.
Eu achei muito interessante que o autor não faz muitas referências físicas dos personagens, mas trabalha de maneira surpreendente o psicológico deles, especialmente naquilo que se refere as insatisfações com a própria vida. Não detalhar o físico foi a grande sacada de Claudinei.
Todo dia eu tinha que lidar com novas 

maneiras de encarar a mim mesmo e as
coisas que eu fazia.
Isso fez com que cada figura do livro se tornasse um ícone das pessoas de nossa atualidade que passam por problemas psicológicos ou psiquiátricos.
O Claudinei fez uma abordagem bastante inteligente que nos leva a refletir sobre os problemas que angustiam a raça humana. Pode parecer que ele fez jogo de palavras sem sentido, mas não é isso que ocorre. Uma leitura atenta nos leva a enxergar que sua narração detalhista é perfeita e cada palavra foi bem pensada. É difícil continuar falando mais sobre o livro sem dar um spoiler, então eu me reservo o direito de parar por aqui.
O livro foi feito para pessoas inteligentes e com um bom nível intelectual. Pessoas que desejam reflexões profundas sobre as questões centrais da história humana.
Por todas as características elencadas acima, sem sombras de dúvidas, dou cinco estrelas para Claudinei Sevegnani.
Abaixo temos alguns links para quem deseja comprar o livro e saber mais informações sobre ele:
- Perfil do autor;
- Página do livro;
- Onde comprar.

7 comentários:

  1. Olá Fernando esse livro parece ser excelente.Parabéns pelo blog. As suas resenhas são sensacionais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Luciano. Fico honrado com sua presença aqui!

      Excluir
  2. Parabéns pela resenha meu amigo. A idéia do Claudinei foi surpreendente, com certeza é um ótimo livro para reflexão. Gostei demais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Léo!!! Muito obrigado pelo seu comentário!!

      Excluir
  3. Adorei a resenha.
    Livro muito interessante assunto pra reflexão...
    Parabéns!!!!

    ResponderExcluir

Seu comentário é importante para mim.
Deixe sua opinião, pois vou amar saber o que você pensa!