Sejam bem-vindos(as) e sintam-se convidados(as) a participar do blog Filósofo dos Livros com sugestões, comentários, críticas, dúvidas, compartilhamentos ou só com um “oizinho” de vez em quando!

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Resenha: Apaixonada por um Idiota, de Divino B'Atista

Dei muitas risadas com esse livro
Hoje, falarei a respeito de um livro realmente divertido. Nunca dei tantas risadas. O livro "Apaixonada por um Idiota" escrito pelo autor brasileiro Divino B'Atista é realmente muito cômico. Dei risadas do começo até o fim, mesmo naquelas cenas em que o contexto deveria ser um pouco triste. É que a escrita de meu amigo é perfeita ao descrever o universo adolescente.
O livro nos conta a história de Ana Clara, uma típica adolescente que se vê apaixonada pelo mesmo carinha que sua prima Nanda. Aliás, é a protagonista que narra todos os acontecimentos. Nesse contexto, Ana Clara se sente obrigada a meio que renunciar seu amor em favor de sua priminha.
A perfeição do livro e a graça estão justamente nessa narrativa feita em primeira pessoa. O Divino B'Atista foi perfeito ao criar essa narração tipicamente adolescente. 
O escritor foi perfeito
Para quem não sabe, eu dei aulas de Filosofia para adolescentes e costumava ouvir confissões de meninas que desabafavam seus desamores. Essas meninas tinham uma forma própria de se expressar. O nosso escritor conseguiu reproduzir essa maneira através da narrativa de Ana Clara.
No livro, encontramos pequenos erros de concordância verbal. Mas antes que os desavisados torçam o nariz, quero dizer que foram esses erros que me ajudaram realmente a mergulhar no universo adolescente dessa menina. Tais erros foram construídos para dar uma veracidade maior à história. Se eu pegasse uma adolescente falando com um português totalmente correto, sentiria artificialidade na narração. Praticamente, eu escutei Ana Clara falando comigo ao contar cenas de sua vida.
O livro é perfeito para refletir sobre o jeito adolescente de encarar a vida, se apaixonando, fazendo escolhas e até tendo que fazer renúncias amorosas. Quem foi o adolescente que nunca viveu esses dramas?
Sem dúvida alguma, eu recomendo o livro do Divino para todos aqueles que desejam dar boas risadas e ainda refletir sobre certos dramas humanos, mesmo que eles ocorram na fase adolescente. Afinal, existem pessoas que parecem viver uma eterna adolescência, não é mesmo?
Cada vez, que eu lembro das cenas do livro e imagino as falas de Ana Clara, volto a dar muitas risadas. Como eu disse, até as cenas trágicas são muito divertidas. 
E por que apaixonada por um Idiota? Bem, eu vou deixar um certo mistério. Leiam o livro para descobrir quem é o idiota da história. E aproveite para ter algumas surpresas. Não pense que irei falar tudo sobre o livro.
Acredito que o Divino B'Atista deve ter vivido intensamente sua adolescência e através dela obteve um contato bem grande com o universo feminino, pois ele captou a essência dos pensamentos das meninas. Só posso deixar meus parabéns ao escritor.
Sabe, qual é o melhor de tudo? O livro é o primeiro volume de uma Trilogia. Isso significa que temos mais dois livros para darmos muitas risadas. Não vejo a hora de poder ler a continuação dessa obra.
Você pode adquirir o livro na versão física e digital. Clique nos links abaixo para comprar o seu:
Se você já leu o livro ou pretende lê-lo, fale para mim a respeito nos comentários dessa postagem. Ficarei muito feliz em saber sua opinião.
Abraços!!!

4 comentários:

  1. Parabéns pela resenha, está ótima.

    Bom, realmente o universo adolescente é repleto de gírias e palavreados próprios, assim como aquele jeitinho peculiar que cada um acaba desenvolvendo durante a fase e se o livro retrata isso bem, já é um grande ponto positivo para o autor. Tenho certeza que também vou adorar ler a obra do amigo Divino,aguardo o meu ainda, já estou ansioso, rs. Quero dar risadas também e conhecer a narrativa da Ana Clara.

    Parabéns ao autor por conseguir transmitir tão bem o universo feminino, não são todos que conseguem isso. Desejo sucesso, e que venha mais pela frente, a trilogia vai ser um grande sucesso.

    Abraços aos dois.

    ResponderExcluir
  2. Ola Fernando,

    Adorei a resenha, e não vejo a hora de ler este livro, ele parece ser fantastico. Já li um pouco dos livros do Divino...e cara.... ele escreve muito bem... ele retrata o adolescente de uma forma genial, você consegue se identificar no personagem.

    Parabens pela parceria e pela resenha.

    ResponderExcluir

Seu comentário é importante para mim.
Deixe sua opinião, pois vou amar saber o que você pensa!