Sejam bem-vindos(as) e sintam-se convidados(as) a participar do blog Filósofo dos Livros com sugestões, comentários, críticas, dúvidas, compartilhamentos ou só com um “oizinho” de vez em quando!

segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Resenha: Delirium, de Carlos Patrício

O livro me levou a delirar!!!
Olhando a capa do livro que é realmente engraçada, podemos pensar que é um livro cômico  que visa apenas dar bons momentos de diversão aos seus leitores. Realmente, o livro diverte, mas não se trata somente disso. O livro Delirium é inteligente e leva o escritor a refletir sobre as loucuras do mundo atual.
O escritor Carlos Patrício escreveu 8 contos que nos fazem pensar sobre o verdadeiro sentido da palavra "delírio" que é estar fora do lugar, fora do centro. Em resumo, delírio se refere a estados de loucuras do ser humano.
Lindos detalhes!!!
O livro, além de ser bem escrito, tem lindos detalhes como excelente diagramação, ilustrações que apresentam cada conto, etc. Outro ponto interessante do livro são as citações que permeiam as narrativas. Tais citações não foram feitas para encher páginas, mas elas estão bem contextualizadas e ajudam o leitor a refletir sobre o tema de cada conto. 
O livro Delirium nos traz diversidade e originalidade através de diversas experiências de desordens e distúrbios. O primeiro conto tem como título Doutor Sádico. É o conto que contém mais cenas de violência. O protagonista tem a estranha mania de torturar as pessoas. A trama central gira ao redor do protagonista e uma de suas vítimas. É interessante essa maneira de torturar que o protagonista realiza. O Doutor Sádico, além da violência física, utiliza torturas psicológicas que se desenvolvem por meio de citações filosóficas e o uso de um ambiente com desenhos satanistas. Um ponto que chama a atenção do leitor é que o protagonista não acredita em Deus e nem no diabo, porém ele usa elementos demoníacos pelo prazer de causar sofrimento nas vítimas. A respeito do final, somente uma palavra: SURPREENDENTE.
O segundo conto é bem curtinho e recebe o título de Truco. É a história de um assalto. A história é bem rápida e o final  é realmente inesperado.
Agoniado, terceiro conto, nos descreve um dia de um homem que vive ansioso. É uma descrição bem realista do ser humano atual.
Em Telefone sem fio, vemos um tema que diria ser atemporal: a fofoca. O autor mostra como a fofoca deturpa a verdade e como ela pode causar mal no ser humano.
O quinto conto intitulado de A Questão de todas as Questões é o mais inteligente na minha opinião e também o meu predileto. O autor é perfeito ao narrar um debate que nos leva a refletir sobre temas como Ateísmo, Cristianismo, e Razão.
O Outro Mundo de Henrique é um conto que mostra a vida de um homem que foge de sua realidade e vive num mundo virtual.
Já o penúltimo conto é um poema chamado Pouco Antes da Virada que fala sobre os momentos de uma pessoa que está prestes a morrer.
O Escritor Carlos Patrício
Por fim, temos Lindos Sonhos Dourados que já recebeu muitas críticas nas redes sociais por falar de drogas. É a história de um jovem que tem conflitos com a figura paterna e começa a realizar atos de rebeldia que culminam no uso de drogas. Percebi que a maioria das pessoas não entendeu o sentido da história. Carlos não incentivou o uso das drogas, basta observar que ele mostra que a utilização das mesmas levam a situações de sofrimento.
Em minha opinião, o livro é excelente e merece cinco estrelas. O escritor Carlos Patrício demonstrou ser o exemplo da loucura, porque levar o ser humano a pensar é realmente um ato de insanidade. O livro dele é luz e infelizmente, as pessoas têm mais medo da luz do que da escuridão.

5 comentários:

  1. Que resenha show!
    Me despertou o interesse em lê-lo..
    Parabéns pelo blog, amei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Davi!!! Fico feliz que tenha gostado!!!

      Excluir
  2. Ótima resenha Fernando, livros assim que nos ajudam a refletir, é sempre bom le-los. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, meu amigo. Receber um elogio seu é uma honra!!!

      Excluir
  3. Gostei da resenha e de conhecer esse livro Delirium. Vou ler TB!

    ResponderExcluir

Seu comentário é importante para mim.
Deixe sua opinião, pois vou amar saber o que você pensa!