Sejam bem-vindos(as) e sintam-se convidados(as) a participar do blog Filósofo dos Livros com sugestões, comentários, críticas, dúvidas, compartilhamentos ou só com um “oizinho” de vez em quando!

segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Resenha: Diários de Extermínio - A Guardiã, de B. R. Peruzzo, Editora Arwen

Genial!!!!
"O amor é algo que não podemos ver nem tocar, que nos motiva a continuar em frente e que também tem o poder de nos destruir."

Resolvi abrir a resenha com a citação acima, porque o amor é um dos temas presentes no livro "Diários de Extermínio - A Guardiã", de B. R. Peruzzo, publicado pela Editora Arwen.
Inicialmente, afirmo que o livro me fascinou. B. R. Peruzzo conseguiu escrever uma história envolvente e surpreendente. Lilian Moore é a protagonista do livro que se declara como uma guardiã e que nos apresenta o seu primeiro diário. Ela afirma que tem uma história emocionante para nos contar.
A partir dessa primeira afirmação dada pela protagonista, criei uma expectativa enorme em relação à obra. Prosseguindo com a narrativa, Lilian começa a falar de sua vida e menciona que está completando dezoito anos. Por esse motivo, ocorria uma grande mudança que é curtir sua liberdade ao sair de um orfanato. O motivo que a levou a viver seus primeiros anos de vida num orfanato foi a morte de seus pais.
Finalmente, agora adulta, ela começaria uma vida nova. Mudaria de cidade e iniciaria seus estudos numa faculdade. Ela vai relatando suas alegrias e inseguranças diante dessa nova fase.
Na faculdade, ela conhece um rapaz chamado Douglas. Fica evidente um certo clima de romance entre os dois. Num certo momento da história, Lilian vai estudar na casa desse rapaz e a situação romântica fica mais intensa e os dois se beijam.
A minha expectativa estava diminuindo nesse ponto da história. Comecei a pensar que iria me decepcionar. Cheguei a achar que seria um romance bobo entre uma moça com um belo rapaz. Caí do cavalo! Pois foi a partir desse beijo que o autor criou uma reviravolta surpreendente na história que me deixou de queixo caído.
Tive que reler o acontecimento, pois não estava acreditando que ele tinha escrito aquilo. B. R. Peruzzo foi de uma genialidade incrível. Gostaria de compartilhar com vocês o que aconteceu durante a cena do beijo, mas creio que mencionar o ocorrido estragaria a grande surpresa do livro. O autor realmente me enganou ao me fazer pensar que a história prosseguiria de um jeito e mostrando-me algo inusitado. Fiquei perplexo diante de tudo e não consegui largar o livro. Devorei a obra em exatamente duas horas.
Fico pensando em como dizer algo a mais sem correr o risco de estragar as grandes surpresas do livro.  Então devo prosseguir afirmando que vi uma história brilhante com fatos extraordinários. Surgiram personagens bem desenvolvidos e interessantes. Aparecem batalhas e alguns romances. O amor se manifesta de uma forma bela no enredo. Além disso, o livro nos leva a pensar sobre a forma que tratamos o nosso planeta. Senti que há um espírito ecológico nesse livro.
Para finalizar, quero lembrar que esse livro traz o primeiro diário da protagonista e que a história prosseguirá em outros volumes. O escritor conseguiu me deixar super ansioso para ler a continuação. É uma pena não poder falar mais, porém eu afirmo com toda certeza de que B. R. Peruzzo teve uma estreia magnífica. Sinto que preciso teclar com ele para dar o meus parabéns e conversar sobre pontos do livro que não posso mencionar aqui. Se ele continuar desse jeito como escritor, teremos livros realmente geniais. Nota dez para ele com todo louvor!!!
Se você já leu ou pretende ler o livro, deixe sua opinião nos comentários desse post. Para adquirir "Diários de Extermínio - A Guardiã", clique aqui.

10 comentários:

  1. Esse sem dúvida é um livro que pretendo ler. Braian é um cara fantástico, colega de editora, e tem um grande potencial. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, Ricardo, o livro é espetacular!!!

      Excluir
  2. Já tinha lido uma resenha do livro, mas não tinha ficado empolgada com a leitura. ao menos não como fiquei assim que terminei de ler sua resenha.
    Adorei a forma como você falou do livro e fiquei bem curiosa e pensando seriamente em dar uma chance a obra :)
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  3. Fantástico e marcante adorei sua resenha.Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  4. Nossa que show esse livro só pela sua resenha deu vontade de lerr uiiii

    ResponderExcluir
  5. Amei a resenha.Fiquei super afim de ler o livro.

    ResponderExcluir

Seu comentário é importante para mim.
Deixe sua opinião, pois vou amar saber o que você pensa!