Sejam bem-vindos(as) e sintam-se convidados(as) a participar do blog Filósofo dos Livros com sugestões, comentários, críticas, dúvidas, compartilhamentos ou só com um “oizinho” de vez em quando!

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Parceria e Bajulação. Sou um "Baba Ovo"?

Sou um "Baba Ovo"?
Ultimamente, tenho sido atacado por um Anônimo em meu blog. Tal pessoa questiona as minhas avaliações em relação às obras de meus parceiros literários. Segundo ela, sou forçado e faço tudo isso apenas para ganhar livros. Para tal pessoa, meus parceiros não merecem o tratamento de celebridade que lhes concedo. Fui chamado de "baba ovo" e interesseiro.
Para tal pessoa, realizo tais coisas porque tenho medo de que a fonte venha a secar e pare de receber livros. O que dizer diante de tais acusações? Só tem uma resposta: A inveja é burra! Essa pessoa não me conhece e não analisou os fatos com profundidade e nem pensou exatamente naquilo que falou. Além disso, demonstra um grande preconceito quando me diz que não posso tratar como celebridade os escritores brasileiros.
Para demonstrar que essa pessoa está totalmente equivocada com suas análises invejosas, vou falar sobre algumas coisas. Talvez isso sirva de respostas para outras pessoas que pensam que dou Cinco Estrelas como classificação apenas para receber livros.
A primeira coisa que peço é que assistam meus vídeos em meu canal do youtube também intitulado "Filósofo dos Livros", clicando aqui. Lá vocês verão que eu realizei inúmeros unboxings com livros comprados por mim. Tenho uma quantidade de livros suficiente para muitos anos. Então nem precisaria ficar fazendo parceria para receber livros de graça. Muitos dos livros que tenho são sonhos de muita gente. Infelizmente, nem todos tem a possibilidade de comprar todos os livros que desejam. Creio que esse fato não é vergonha para ninguém. Em minha vida, tive fases boas onde pude comprar tudo que queria e depois tive fases ruins. Hoje, estou numa fase boa, mas não sei o dia de amanhã. Mas independente de tudo, tenho bons livros e isso me dispensaria de ficar bajulando alguém para receber exemplares gratuitos.
Com as parcerias é fato que recebo livros de graça, mesmo sem precisar. Mas de qualquer forma, eu amo os livros desses escritores nacionais. Não avalio como Cinco Estrelas para bajulá-los e nem ser "baba ovo", conforme o Anônimo acusou. Que tal a gente pensar um pouquinho? Se o livro é chato e não merece Cinco Estrelas, a pessoas está me dizendo que faço parcerias com autores nacionais para ficar recebendo obras ruins? Teria sentido, agradar alguém e ficar me prendendo em leituras péssimas para sofrer? Que vantagem existe em receber livros que não vou apreciar a leitura?
Será que tenho cara de masoquista?
Será que tenho cara de masoquista? Creio que o Anônimo não pensou que com parceria, a única coisa que recebo são livros e que segundo ele, esses livros são chatos. Logo, eu pratico um ato de masoquismo, concordam?
O pior de tudo é que ao questionar minhas avaliações, esse Anônimo também questiona a qualidade dos livros de nossos escritores nacionais. Infelizmente, esse questionamento parte de uma pessoa que talvez nem tenha lido algum livro deles. Se ela tivesse lido, notaria a arte da escrita de cada um. Saberia que muitos deles fazem pesquisas históricas para incluir elementos valiosos em sua obra. Muitos utilizam argumentos filosóficos, teológicos, históricos, mitológicos, etc para justificar a fala de seus personagens.  As obras de meus parceiros nacionais são fontes de riquezas.
Acredito que esse Anônimo deve ser um "baba ovo" de escritores estrangeiros e não consegue perceber o quanto nossos autores são maravilhosos. Eu costumo dizer que tive muita sorte com minhas parcerias, pois não peguei nenhum livro chato. Só dou Cinco Estrelas no Skoob porque não me permitem um número maior.
Outra questão é a seguinte: Será que Anônimo parou para pesquisar as avaliações que são feitas por outras pessoas que leram o mesmo livro que eu?
Convido o Anônimo que diz que me acompanha e vê minhas avaliações de "baba ovo" a pesquisar as classificações dadas por outros leitores. Tenho certeza de que ele irá se surpreender. Todos os livros avaliados por mim recebem também 4 ou 5 estrelas de outros leitores em sua maioria. Um ou outro recebe a classificação de três estrelas. Se o Anônimo verificar, verá que o Skoob coloca um gráfico de avaliação e notará que a porcentagem de três estrelas também é mínima, quase insignificante.  Será que os outros leitores também são "baba ovo" e bajularam os autores nacionais? Se eu sou falso por dar Cinco Estrelas para esses livros, então estou acompanhado de muita gente falsa. Será que o Anônimo não percebeu que está questionando a avaliação de muita gente, além de estar desvalorizando nossos escritores?
Bajulo Escritores para receber livros chatos?
Vejam só o resumo de tudo. Para o Anônimo, eu bajulo escritores para receber livros chatos. Sendo chatos, não é vantagem nenhuma ter esse prêmio, pois somente sofreria com isso. Logo, não vejo sentido algum nesse tipo de parceria, meu querido amigo Anônimo.
Depois, o Anônimo diz que eu trato como celebridade meus parceiros. Por que não posso tratá-los assim, se eu acredito que eles merecem? Mentiroso seria eu se ficasse bajulando um escritor somente pelo fato de ser estrangeiro e já ter um marketing pronto. Gente, defender autor nacional não é vantagem. Defender autor nacional é uma luta. Faço porque é merecido. E como já disse antes, os meus queridos parceiros são muito bem classificados por outros. Será que devo dar menos de Cinco Estrelas se acredito piamente que eles merecem nota máxima?
Agora, vou falar de outro assunto que é bem interessante e está ligado ao Youtube. Vocês sabem como o Youtube paga pelos vídeos? Vocês sabem quais são os critérios?
O Youtube coloca propagandas nos vídeos publicados. O número de visualizações influencia no ganho de dinheiro. Quanto maior o número de visualização, maior a renda gerada. Mas não é só isso. A coisa não é tão simples assim. Muita gente não sabe que as visualizações tem valores diferentes que são dadas conforme as propagandas.
O Youtube é pago pelas empresas para colocarem suas propagandas. Na hora de colocar determinada propaganda num vídeo, ele é avaliado para ver se tem um assunto interessante conforme os critérios deles (que isso fique bem claro). As propagandas mais caras tem prioridade em aparecer nos vídeos com assuntos interessantes. Propagandas mais baratas são destinadas a vídeos com assuntos menos interessantes. Nesse sentido, alguns vídeos podem até ter menor número de visualização e ganhar muito mais que um vídeo que bomba na internet.
Quem me acompanha, sabe que eu faço vídeos sobre livros. Segundo critérios, vídeos de livros (infelizmente) não fazem parte dos assuntos interessantes. Para piorar minha situação, livros de escritores nacionais são classificados como menos interessantes em nosso país. Logo, apresento livros de escritores nacionais e dou Cinco Estrelas para eles, porque amo muito mesmo. Fazer vídeos de livros nacionais não é algo lucrativo dentro da visão do Youtube e de muita gente. Fazer vídeos de livros nacionais é pior ainda, como já falei antes. 
O Anônimo me acusou de ser comercial e interesseiro. Seria comercial se eu falasse de outros assuntos que bombam por aí. Seria comercial, se eu procurasse fazer vídeos humorísticos com a única finalidade de receber dinheiro. Acontece o seguinte, meu querido Anônimo, meus vídeos não tem esse aspecto comercial. Em meus vídeos, tenho muito amor e luta para defender meus amados parceiros nacionais. Meus vídeos não geram fortunas para mim e volto a dizer que parceria para receber livros chatos não é um bom negócio. Faço parceria, porque os livros são bons e merecem de fato as Cinco Estrelas. Largue a mão de ser uma pessoa invejosa.
A Inveja é Burra!!!!
Sua inveja não permite que você enxergue os fatos de maneira clara. Você é uma pessoa burra! Desculpe a sinceridade, mas sua inveja prejudica seu raciocínio e sua capacidade mental.
Para meus leitores valiosos que não fazem parte dos invejosos burros, peço desculpas por alguma coisa nesse texto com um certo tom agressivo. Saibam que esses termos são destinados apenas ao Anônimo e outros invejosos que virão.  
Aliás se manter Anônimo e não ter coragem de mostrar a cara é o ato típico de um covarde ou quem sabe de uma covarde.
Abraços!

27 comentários:

  1. Perfeito Fernando! A inveja é burra, aliás além de burra é cega e surda também. A pessoa perde completamente a capacidade de enxergar os fatos como são na realidade. A pessoa não consegue enxergar o que está bem na sua frente. E surda porque não quer ouvir a verdade. A inveja só tem a lábia para atacar os outros sem ter nenhum tipo de argumento sério e coerente! Que lamentável. Forte abraço Fernando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado!!!
      Agora, eu gostaria de ver o Anônimo me atacando, revelando sua identidade. Queria ver se ele tem coragem.
      Infelizmente, trata-se de um covarde.
      Abraços, meu amigo!

      Excluir
  2. Meu baba ovo preferido! kkkkkkk brincadeira! Já conversamos sobre isso né amigo, concordo com você em tudo, infelizmente pessoas assim não merecem ibope, mas todos precisam ver que isso vem acontecendo com frequência no meio literário. Parabéns pela sua posição, foi muito bem explicado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daqui a pouco, vou cantar Baba Baby pra você, rs...
      Abraços!!!
      As pessoas precisam tomar cuidado com esses invejosos anônimos que são traidores!!!

      Excluir
  3. Fernando, não ligue para isso. Deve ser um anônimo que sempre quis lançar um livro mas não se dedicou o suficiente para isso. Haters existem em todos os lugares, assim como o fracasso. Fica bem e sucesso com o canal. Abraços \o

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem capacidade pra pensar, essa pessoa tem, meu amigo!!!

      Excluir
  4. Uma coisa a dizer sobre esse ser Anônimo: Ridículo. Nada mais a declarar

    ResponderExcluir
  5. Lamentável que existam pessoas que não saibam valorizar o trabalho das outras. Opinião é algo muito particular, e ao meu ver, para que respeitem a minha, eu devo respeitar a sua. É legal você debater quando existem opiniões diferentes das nossas, mas agredir a sua forma de pensar, isso é coisa de gente sem argumentos, sem cultura e sem entendimento. Pessoas que usam pedras ao invés de palavras para debater as coisas. Pessoas dignas de pena. Lamentável. Parabéns por seu trabalho Fernando, sempre honesto e leal a literatura, independente de sua nacionalidade. E é louvável o carinho e apreço que você tem pela nossa literatura nacional. Bom seria se todos os blogueiros nacionais fossem assim...
    Beijos querido e bola pra frente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelas suas palavras, minha amiga!

      Excluir
  6. Lacrou! É isso mesmo, a inveja é burra! Sua frase "Defender autor nacional não é vantagem. Defender autor nacional é uma luta."é tão perfeita que eu "roubartilhei" no face. Rsrsrs
    Infelizmente há muito preconceito com os autores nacionais, e há ainda muita gente mesquinha ao ponto de achar que só os livros que vem de fora merecem respeito e valorização. Conheço escritores aqui, que colocam os de fora no chinelo!
    Somos guerreiros, batalhadores e estamos na luta ao lado dos autores nacionais, vamos vencer a batalha do preconceito e da desvalorização.
    Parabéns pelo seu posicionamento. E continue a falar bem dos autores nacionais, se esta incomodando, é pq nossa luta está dando certo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somos guerreiros, batalhadores e não precisamos aguentar desaforo de gente babaca.
      Pode roubartilhar,rs..

      Excluir
  7. Atitude deplorável desse ser. Penso que, uma pessoa fracassada se alimenta somente de inveja e seu melhor ato seria esse, se esconder e atacar aqueles que lutam e apoiam algo.

    Adorei suas palavras. Esse ser burro não conseguirá te afetar, não mesmo! Um forte abraço meu amigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse burro nem aparece para comentar!!! Quero ver se tem coragem de mostrar a cara. Covarde!!!!
      Obrigado, meu amigo pelos elogios!!!!

      Excluir
  8. Fernando muito bom tudo isto que escreveu para esta pessoa anônima ( burra, ridícula, invejosa, covarde e sem amor)
    É lamentável uma pessoa assim.
    Parabéns pelo seu trabalho maravilhoso e continue na luta pelos nossos autores e conte comigo sempre. Beijoooo!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Lu!!! Engraçado é que esse anônimo nem mais se manifestou. Resolveu ficar caladinho, rs...

      Excluir
  9. Parabéns amigo, disse tudo que eu tenho vontade de dizer cada vez que isso acontece comigo. Tem muita gente invejosa nesse mundo, mas quero que saiba que entendo e admiro seu trabalho. Não pare porque de nenhum idiota.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vou parar mesmo!
      Esse Anonimo covarde não merece respeito!
      Agora, ele não fala nada!!!

      Excluir
  10. Eu sei que o assunto é sério, mas não pude deixar de rir horrores com esse post! kkkkkkk
    Gente que tem preconceito com autor nacional é coisa comum, infelizmente. Assim como o Anônimo, já vi muita gente "descendo a lenha" nos escritores sem ao menos conhecer as obras. É uma pena.
    Leio cada vez mais nacionais e me surpreendo demais com o talento dos nossos escritores.
    Aliás, abri um brechózinho virtual pra despachar alguns livros (com muita dor no coração, mas falta espaço) e o povo me pergunta se não venderei meus nacionais. A resposta é obviamente: Não! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os Nacionais são ótimos!!! Devem ser valorizados!!!

      Excluir
  11. Gostei,Muito bom! A inveja ocorrida aí ao que me parece, é que o Anônino vê em você o que nele falta, com isso fica claro o por que da inveja ao teu trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falta muita generosidade e amor nesse coração! rs...

      Excluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Vi seu video sobre isso,hoje dando uma passeio no seu blog vejo esse texto maravilhoso...
    1 não se importe com os anônimos, porque eles não sabem nada a seu respeito
    2 continue sendo o Fernando Nery que todos conhecem e ama
    3 sabe aquela palavrinha num é magica mas faz um efeito estrondoso ligue o Foda-se
    4 esse que veio falar besteiras usa a internet pra destilar a inveja
    Então meu amigo bola pra frenteeeee,pois eu acredito no seu trabalho na sua dedicação e competencia.

    ResponderExcluir

Seu comentário é importante para mim.
Deixe sua opinião, pois vou amar saber o que você pensa!