Sejam bem-vindos(as) e sintam-se convidados(as) a participar do blog Filósofo dos Livros com sugestões, comentários, críticas, dúvidas, compartilhamentos ou só com um “oizinho” de vez em quando!

sábado, 16 de janeiro de 2016

Resenha de "Minha Obsessão", de Érica Christieh, Editora Multifoco

A Escritora e sua Obra
Trago para vocês a Resenha de Minha Obsessão, de Érica Christieh, publicado pela Editora Multifoco.
O que dizer de Minha Obsessão? Singelo, doce, terno, excitante e de uma certa forma arrepiante são adjetivos que cabem ao livro.
Já mencionei isso em algumas redes sociais e na contracapa da obra, mas não me custa repetir: "O livro me encanta, não apenas pela história em si, mas pela forma em que a autora conduziu a narrativa. Percebo que Érica Christieh tem uma forma de conduzir os fatos que até situações simples e corriqueiras se transformam em fatos extraordinários para o leitor. A construção psicológica dos personagens é fantástica. Nesse sentido, a obsessão não fica apenas para a protagonista do livro, mas ela se torna algo marcante na vida dos leitores que estão lendo essa obra."
A narrativa é perfeita sem nada a acrescentar ou tirar. O desenrolar dos fatos é totalmente condizente fazendo com que culmine num magnífico e poético desfecho. Sabendo que é o primeiro volume de uma trilogia, aguardo ansiosamente pelas continuações.
Érica Christieh nos conta a história de Zoe 
Érica Christieh nos conta a história de Zoe Morgan, uma moça tímida, que é incapaz de enxergar sua beleza e qualidades. Zoe é o tipo de garota com baixa auto-estima. Para piorar sua situação, foi abusada sexualmente pelo seu padrasto e por se sentir reprimida, não tem coragem de falar sobre o acontecido para sua mãe.
Tendo que trabalhar numa biblioteca a pedido de sua progenitora, Zoe conhece Arthur por quem se apaixona de forma obsessiva. É verdade que o rapaz "não é flor que se cheire", mas ele desempenha um importante papel ao fazer com que Zoe se livre da opressão de seu padrasto.
Livro Espetacular
A história é narrada em primeira pessoa. É a própria Zoe que relata os acontecimentos. A maneira com que Érica Christieh conduz a narração feita por Zoe é espetacular no sentido em que podemos desvelar a alma da protagonista.
Como vocês já perceberam, Zoe não é a garota perfeita e nem a heroína com demonstrações de uma coragem inabalável. Porém, ela nos faz perceber que pessoas comuns podem gerar histórias incríveis.
Zoe é uma garota inteligente. Ela consegue enxergar os fatos que cercam sua vida de forma clara e transmitir tudo de tal maneira que o leitor mergulhe em seus sentimentos. Entretanto, mesmo tendo clareza de tudo, ela não consegue transpor esse conhecimento para si ao ponto de gerar mudanças comportamentais significantes. A protagonista Zoe enxerga as podridões, mas não sabe lidar com elas para consertar os seus problemas.
Penso que Zoe é o tipo de moça com a qual muitas garotas tímidas poderão se identificar Percebo que existem muitas "Zoes" espalhadas pelo mundo.
Com Amor, tudo se supera!!!
Nesse momento, quem acompanha minha resenha pode pensar, mas de que adianta saber que Zoe é inteligente, se ela não consegue resolver seus conflitos? Ela não sabe resolver no princípio, mas depois aprende e isso pode servir de exemplo para as "Zoes" do mundo. Continue acompanhando a resenha para saber mais detalhes!
A questão é que Zoe não está só. Os personagens secundários são exemplos magníficos de amigos, embora algumas vezes nem sejam bem vistos. Para entender melhor o que desejo dizer, vou exemplificar: Eros é um garoto magricela e não tão bem aparentado como Arthur (o bonitão que enganava Zoe), porém ele tem a alma de príncipe que...
(Spoiler Alert!!! Censura!!!). Temos Nicole que é vista como fofoqueira, porém dá choques de realidade em Zoe. Também vejo a VIDA de Zoe como uma amiga que a faz acordar pra a realidade. E teve outra ajuda que não falarei aqui, afinal Spoiler Alert está ligado!!! Mas afirmo que graças aos amigos, Zoe amadurece e... Vocês terão que comprar o livro para saber o final!!!
Resumidamente, posso dizer que o livro de Érica Christieh não é apenas uma história que fala da obsessão de uma garota por um rapaz. Minha Obsessão é um livro que fala de amor em diversos sentidos: amor próprio, amor de mãe, amor entre amigos, amor entre um homem e uma mulher, amor pela vida e amor... Quando vocês lerem o final do livro, saberão qual é o amor escondido nas reticências.
Mensagem Final: Com Amor, tudo se supera!
Sem dúvida alguma, dei 5 estrelas para Minha Obsessão no Skoob!
Não posso deixar de recomendar essa leitura para todos meus amigos. Trata-se de um livro que irá prender sua atenção do começo ao fim. Para comprar o livro, clique aqui.
Espero que tenham gostado dessa resenha. Deixem sua opinião nos comentários; pois como vocês sabem, eu adoro conhecer as ideias de todos que leem minhas postagens.

8 comentários:

  1. Belíssima Resenha meu amigo! O livro é realmente espetacular, de fato merece uma trilogia. Abraço Fernando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa!!! Luciano, você está rápido. Nem divulguei a resenha e já encontro um comentário seu, rs..
      Adorei!!!

      Excluir
  2. Obrigada pela resenha meu amigo. Amei muitooo, cinco estrelas para voce tmb. Pois é, o final do livro deixou muita gente idginada comigo, mas a continuação do livro vai surpreender todo mundo. To preparando uma bela surpresa pra vcs! Grande beijo meu amigo. Obrigada pela resenha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por que ficaram indignados? O final é lindo e poético!!!

      Excluir
  3. O livro é fantástico amei tudo e estou doidinha pela continuação "Meu Delírio"!!!
    Sua resenha esta fantástica.
    Parabéns !!!

    ResponderExcluir
  4. Eu também quero ler logo "Meu Delírio"!!!

    ResponderExcluir
  5. Meu grande amigo, sensacional, você enxergou pontos importantes demais na obra. É muito singelo, doce e até mesmo arrepiante de certa forma. As outras Zoes devem ler a obra pois vão se identificar, servirá de apoio e alerta. Resenha super dez. Gostei. Ah, gostei também das estrelinhas, fixou muito legal e inovador. Parabéns a você e a Érica por nos presentear com essa excelente obra.
    Forte abraço.

    ResponderExcluir
  6. Obrigado!
    Eu adorei a sua resenha, especialmente a frase de Hollywood!
    Abraços!!!

    ResponderExcluir

Seu comentário é importante para mim.
Deixe sua opinião, pois vou amar saber o que você pensa!