Sejam bem-vindos(as) e sintam-se convidados(as) a participar do blog Filósofo dos Livros com sugestões, comentários, críticas, dúvidas, compartilhamentos ou só com um “oizinho” de vez em quando!

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Coleção Clássicos Fantásticos, Editora Lua de Papel

Coleção Clássicos Fantásticos, Editora Lua de Papel
Olá Pessoinhas desse Mundo Literário!!!
Tudo bem com vocês?
Nesse post, eu quero falar um pouco a respeito da Coleção Clássicos Fantásticos que é publicada pela Editora Lua de Papel.
Imagine uma história onde alienígenas, monstros e outros seres fantásticos interajam com personagens clássicos da Literatura Brasileira. Pois é!!! Essa é a proposta da Coleção Clássicos Fantásticos.
Atualmente, os Clássicos Fantásticos são compostos por 4 volumes. Não sei se a editora pretende aumentar o número de livros da coleção. Mas vou ficar ligado. Se houver alguma novidade, eu informo à vocês.
O Alienista Caçador de Mutantes
Vou começar falando sobre o livro Alienista Caçador de Mutantes. Na capa do livro, encontramos os seguintes autores: Machado de Assis e Natalia Klein. Apesar da capa ser bem bonita, não gostei do fato de colocarem o Machado de Assis junto ao nome de outra escritora. A explicação é simples: Machado de Assis não escreveu nenhum livro com Natalia Klein. Na minha opinião, eles deveria mencionar que o livro foi inspirado no clássico de Machado de Assis e a autora é tal. Esse tipo de observação cabe aos outros volumes da coleção também.
Na orelha de capa do Livro encontramos: "O Alienista Caçador de Mutantes é uma versão revisitada de um dos contos mais famosos de Machado de Assis, que soma a irreverência e o nonsense ao humor ácido e politicamente correto do escritor carioca do século XIX.
Agora, a vila de Itaguaí é alarmada pela queda de uma nave espacial e por uma névoa que causa mutações alienígenas. Quem cuidará do caso é o médico Simão Bacamarte, que recebeu do povo a alcunha de alienista, uma combinação de alien com especialista."
A Escrava Isaura e o Vampiro
O segundo livro sobre qual irei falar é A Escrava Isaura e o Vampiro. Dizem que o livro é apavorante! Baseado no romance de Bernardo Guimarães, a história tem gente morta para todo lado e um vilão, Leôncio como um Vampiro.
Eu gostei muito da capa do livro. Apreciei certos detalhes que estão em relevo. E mesmo ouvindo dizer que é uma história apavorante, a minha intuição me diz que vou achar engraçada essa versão. Será?
Depois que eu ler, conto para vocês.
Senhora, A Bruxa
Senhora, A Bruxa é o terceiro livro sobre qual irei falar. Vou aproveitar o texto que se encontra na contracapa da obra para explicar o assunto dessa história: "Aurélia Camargo é poderosa. Rica, linda e solteira, ela consegue enfeitiçar todos os homens à sua volta.
Uma mulher assim tinha que esconder algum segredo. Em 1875, José de Alencar criou 'Senhora', essa destruidora de corações que comprou o único homem que se atreveu abandoná-la. Nesta nova versão do romance clássico, feita por Angélica Lopes, o folhetim de época vira uma trama sobrenatural, com elementos de magia.
A vingança de Aurélia contra o ex-namorado agora é elaborada com a ajuda das misteriosas irmãs Blair - feiticeiras que há mais trezentos anos semeiam a discórdia entre os pobres casais apaixonados."
Dom Casmurro e os Discos Voadores
Por fim, temos Dom Casmurro e os Discos Voadores. Foi esse livro que me despertou a vontade de conhecer a coleção e fez-me adquiri-la por completo. Também irei aproveitar o texto encontrado na contracapa da obra: "A famosa personagem clássica Capitu, de Machado de Assis, tinha como principal característica os dissimulados olhos de ressaca.
Nesta versão de 'Dom Casmurro' escrita por Lúcio Manfredi, o mistério por trás dos olhos de Capitu vai além, está diretamente ligado ao mar.
A trama romântica agora sofre a interferência de seres alienígenas e androides, disfarçados sob os personagens originais de Machado.
Cabe ao leitor, identificar quem é quem.
Bentinho não está apenas envolvido no triângulo amoroso, mas numa disputa de forças intergalácticas. Um combate entre as evoluídas civilizações reptiliana e aquática, que habitam o planeta Terra há milhões de anos.
Como no livro original, o ciúme de Bentinho continua presente.
Só que agora existe mais um motivo para sua desconfiança: a ligação entre a amada Capitu e seu melhor amigo Escobar não é mesmo deste mundo."
Imagino que muita gente vai torcer o nariz para essa proposta. Eu não vejo nada demais e até penso que essas adaptações com seres fantásticos possam chamar a atenção de jovens leitores. Quem sabe, depois de ler uma obra dessa, as pessoas não busquem os originais para comparar com essa adaptações? E vocês? O que pensam sobre o assunto? Opinem nos comentários!
Beijo no coração de vocês e até à próxima postagem!!!

10 comentários:

  1. Olá Fernando eu acho válido essas adaptações que fizeram com os livros clássicos da nossa literatura brasileira. Pois dificilmente um leitor novo irá querer ler as obras clássicas, já no caso dessas adaptações as chances aumentam bastante, devido a curiosidade do leitor. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo contigo, Luciano Otacioano. Muito obrigado por opinar!!!

      Excluir
  2. Li um livro que parecia ser dessa coleção há muito tempo atrás e eu nem ao menos sabia que era uma coleção hahaha
    Você não o citou, mas ele segue um modelo muito parecido de criar estórias fantásticas com autores renomados. O livro que eu li chama-se Jane Austen - A Vampira, e até a capa é muitíssimo parecida! Nele, Jane Austen (como vampira) interage com outras pessoas famosas, é legalzinho.
    Dá uma olhada depois! :)

    Abraço,
    Mago e Vidro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tisa. Já ouvi falar de Jane Austen, a Vampira, mas não tenho. Eu tenho Orgulho e Preconceito e Zumbis. Esses dois livros não fazem parte da coleção Clássicos Fantásticos, por isso não os citeis. Mas eles são a fonte de inspiração para que essa coleção com os clássicos da Literatura brasileira fosse criada.
      Mas muito obrigado por lembrar desse livro. É bom para que as pessoas leiam e tomem conhecimento.
      Abraços!!!

      Excluir
  3. Nando adorei vou comprar os 4 pra mim.Deve ser muito engraçado.
    Beijos !!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dizem que "A Escrava Isaura e o Vampiro" é o melhor!!!

      Excluir
  4. deve ser muito interessante, gosto muito desse negocio de alienigena, ficção cientifica mais ainda do q terror, mas ñ quer dizer q eu ñ goste de terror

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, vc vai gostar deses livros. Mas eles também tem terror.

      Excluir
  5. Muito bom, já tenho um - Dom Casmurro e os Discos Voadores -, só me falta agora os outros três; Adorei essas adaptações, concordo com o Luciano e com a Luciana. Vai despertar o interesse dos mais jovens e certamente deve ser cômico...
    Abraços, excelente post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Léozinho (olha a intimidade, rs...) Sim, vai realmente despertar!!!!

      Excluir

Seu comentário é importante para mim.
Deixe sua opinião, pois vou amar saber o que você pensa!