Sejam bem-vindos(as) e sintam-se convidados(as) a participar do blog Filósofo dos Livros com sugestões, comentários, críticas, dúvidas, compartilhamentos ou só com um “oizinho” de vez em quando!

domingo, 13 de março de 2016

Entrevista com Luciano Otaciano

Luciano Otaciano, um Grande Amigo
Olá Pessoinhas do Mundo Literário!
Recentemente, tive a alegria de fazer amizade com mais um escritor brasileiro que é irmão de outro escritor. Nossa!!! A coisa está ficando chique! Fiquei amigo de uma família de escritores, rs...
Bem, gente! Sem muita enrolação, fiz amizade com Luciano Otaciano, irmão de Leonardo Otaciano.
O que dizer do meu amigo Lu? Chamando o cara de Lu? Olha só a intimidade! rs...
Luciano Otaciano é um dos caras mais fabulosos que conheci. Sua inteligência aflorada e sua capacidade de ser um pessoa gentil fascinaram-me. Já passamos horas conversando através do WhatsApp. Em nossos papos, tivemos diversão e trocas de ideias bem geniais. Luciano tem algo em comum comigo, além de gostar de ler e escrever. O cara adora mulheres, rs... Descobri que ele é uma espécie de Don Juan. Sei que ele não vai gostar de uma comparação que irei fazer, mas não posso evitar. Desculpa aí, amigo! Luciano em seu estilo, lembra um pouco o falecido cantor Wando. Luciano acabou se tornando um grande amigo e adquiri um imenso carinho por essa figura maravilhosa.
É... O Lu (olha a intimidade de novo!) é meio obsceno, rs... Mas falando sério, o que realmente importa é que
Luciano e eu publicaremos um livro pela Percurso
O Lu já escreveu três livros. Tive o imenso prazer de ler suas obras. Já resenhei uma delas, clique aqui e confira. Falta-me fazer a resenha de duas, mas antes pretendo reler, pois descrever os livros do Lu, é algo que exige uma grande responsabilidade. Meu amigo escreve muito bem. Verdadeiro show!
Agora, tenho um segredinho para contar a vocês: Luciano e eu, estamos escrevendo um livro juntos. Eu tinha um projeto guardado para escrever um livro em parceria. Quando conheci o Lu, descobri que ele era o cara perfeito para me acompanhar nessa ideia. Não me decepcionei. Nosso livro, que será PROIBIDO PARA MULHERES, está ficando muito bom. As nossas escritas casam-se muito bem. Sinto-me imensamente feliz por compartilhar essa obra com ele. De antemão, aviso que nosso livro será publicado pela Editora Percurso.
Já falei demais, não é? Então vamos para a entrevista. Tenho certeza que vocês adorarão as sábias respostas de meu amigo!


ENTREVISTA

O Entrevistado
- Filósofo dos Livros: Você é irmão do Leonardo Otaciano, conhecido como “O Eterno Menino”. A palavra menino lembra infância. Fale-me um pouco sobre esse período de sua vida. 
- Luciano Otaciano: Bom infância é um período importante na vida de qualquer ser humano. O que posso dizer sobre minha infância é que de certa forma eu meio que desperdicei praticamente a minha infância inteira. Eu amadureci muito precocemente e quase não curti essa fase da minha vida. Mas acho que foi bom pra mim, pois eu pude aprender desde cedo que a vida é dura. mas vale cada segundo se soubermos como vivê-la de forma adequada. 

- Filósofo dos Livros: Como surgiu sua paixão pela leitura e o desejo de escrever um livro? 
- Luciano Otaciano: Bom eu sempre fui uma pessoa que sempre gostei de ler. Até nos tempos do colégio, onde todos reclamavam da leitura que a professora passava para a turma ler, eu lia de boa, e até gostava, talvez pela minha personalidade, pois sempre fui de falar pouco. A ideia de escrever um livro surgiu basicamente pelo fato das minhas inúmeras desilusões amorosas, eu já sofri bastante,mas também aprendi muito. E o que hoje eu sei da vida, muito se deve aos meus dissabores que a vida me impôs.

- Filósofo dos Livros: Quais são suas fontes de inspiração. Seus personagens são inspirados em pessoas reais? 
- Luciano Otaciano: A minha fonte de inspiração depende muito do meu estado de espírito, ou seja eu preciso estar de bem com o meu próprio eu para, assim poder escrever de boa. Quando não estou de bem comigo mesmo, eu preciso criar a inspiração e, devo confessar que não é nada fácil. Quanto aos personagens eu costumo dizer que eles são uma mistura de imaginação com pessoas reais. 

Leonardo Otaciano, Irmão
- Filósofo dos Livros: O que atrapalha o processo de criação de um autor? 
- Luciano Otaciano: Eu diria que o principal motivo que atrapalha o autor na hora da criação é a falta de inspiração e o estresse do dia a dia. Pelo menos pra mim atrapalha muito. Existem dias que eu não escrevo nada, porém em outros meus dedos se parecem mais com uma antiga máquina de escrever. Eles praticamente não param. 

- Filósofo dos Livros: Você tem algum ritual para começar a escrever? Costuma se isolar das pessoas para escrever? 
- Luciano Otaciano: Sim. Quando começo a escrever um livro eu costumo me isolar de tudo e de todos. 

- Filósofo dos Livros: Inspiração é algo que acontece naturalmente ou o escritor tem o poder de criá-la? 
- Luciano Otaciano: Acredito que acontece os dois. Tenho dias em que eu me encontro hiper inspirado, as ideias vem e rapidamente eu as coloco em uma folha de caderno. Já em outros eu tenho que criá-las. Porém o leitor inteligente sabe distinguir a inspiração natural da criada pelo autor. O resultado aparece quando o livro é publicado. 

- Filósofo dos Livros: Você tem algum escritor que te sirva como modelo? 
- Luciano Otaciano: Sim. Eu admiro o gênio, poeta, e escritor William Shakespeare. Gosto muito também da escrita de Eça de Queiroz. 

Mágico!!!
 - Filósofo dos Livros: Você conhece escritores atuais que possuem obras maravilhosas, mas que não são reconhecidos por falta de divulgação? 
- Luciano Otaciano: Sim, conheço vários. O Brasil é um celeiro de talentos na literatura, estão espalhados por todo o país de norte a sul. 

 - Filósofo dos Livros: No Brasil, é possível que um escritor viva a partir dos seus livros ou ele é forçado a ter outra fonte de renda paralela? 
- Luciano Otaciano: No Brasil é impossível viver somente escrevendo livros. Cedo ou tarde ele será forçado a ter outra fonte de renda. 

- Filósofo dos Livros: Que conselhos você daria para um futuro escritor que você não teve ao começar escrever? Que avisos você gostaria de ter recebido, mas não ocorreram? 
- Luciano Otaciano: Bom pra quem tá começando eu aconselho a ler bastante, e ler de tudo um pouco, você não precisa se tornar um especialista de determinado assunto. Porém lendo você adquire conhecimento, e o conhecimento ninguém tira de você. O aviso que eu dou é não dê muita bola para as críticas. Lembre-se nem Jesus Cristo agradou a todos, quem dirá você que está começando. 

- Filósofo dos Livros: Qual é o seu conhecimento a respeito do atual mercado literário? 
- Luciano Otaciano: Bom eu vejo que o mercado literário nacional vem sofrendo modificações ao longo desses últimos anos. Mas ainda é muito pouco, mas é melhor avançar pouco do que não avançar nada. 

Reflexivo!!!
- Filósofo dos Livros: Notei que em pouco tempo, você já lançou três livros de forma independente. O espaço de tempo entre eles foi muito curto. Você escreve rápido assim, ou eles já estavam guardados para serem lançados bem próximos? 
- Luciano Otaciano: Na verdade o último que eu lancei já estava pronto algum tempo. Antes de eu lançar os outros anteriores. De fato eu costumo escrever rápido, como mencionei tudo dependerá da minha inspiração. 

- Filósofo dos Livros: Quais os títulos de seus livros e o que eles têm de positivo para atrair o leitor? 
- Luciano Otaciano: Magia no mundo da fantasia essa foi minha primeira obra lançada. Reflexões de vida foi minha segunda obra lançada. Mudança de um destino foi minha terceira obra lançada. Todos os meus livros tem uma mensagem, seja positiva ou negativa. O leitor aprenderá algo com a leitura dos livros, isso eu posso garantir. 

- Filósofo dos Livros: Você está escrevendo algum novo livro ou tem um novo projeto? 
- Luciano Otaciano: Sim eu estou escrevendo um novo livro. Ainda está em fase inicial. E eu tenho muitos projetos pela frente, peço que os leitores aguardem pois coisa boa está por vir. 

- Filósofo dos Livros: Você é irmão do escritor Leonardo Otaciano. Como é o seu relacionamento com ele? 
- Luciano Otaciano: A minha relação com ele é bem legal, nos respeitamos, nos ajudamos quando possível, é uma relação bem tranquila. Apesar de sermos bem diferentes um do outro, até que nos damos super bem. 

Surpreendente!!!
- Filósofo dos Livros: O fato do seu irmão já ter uma carreira e já ser um pouco conhecido atrapalha? Você teme comparações ou cobranças? 
- Luciano Otaciano: Não. De forma alguma, não me atrapalha em nada. Comparações eu sei que irão existir, no meu ponto de vista, acho até normal existir comparação entre ele e eu. Eu não tenho medo de cobranças. Não preciso provar nada à ninguém. 

- Filósofo dos Livros: Além do seu irmão Leonardo Otaciano e a Érica Christieh, você tem amigos escritores? 
- Luciano Otaciano: Amigos escritores só tenho eles. Pra mim já está de bom tamanho, tanto Leonardo e também a Érica são talentos em forma de pessoa. Não que eu não deseja ser amigo de outros escritores, simplesmente não tive a oportunidade,se tiver serei amigo de qualquer que seja o escritor. Seja de nome ou não. Somos todos iguais, eu não sou melhor e nem pior do que ninguém, sou apenas eu. 

 - Filósofo dos Livros: Conte-me um pouco sobre como é o seu cotidiano? Trabalha, estuda, lê, namora? 
- Luciano Otaciano: Bom o meu cotidiano eu diria que é até meio sem graça, mas como é o meu então eu vou contar. Atualmente eu faço alguns trabalhos que não são feitos todos os dias. Eu passei em um concurso da BIO RIO aqui da cidade do Rio de Janeiro, e estou cursando Análises Químicas, e assim que concluir esse curso, farei estágio e trabalharei em um laboratório, pois sempre quis trabalhar em um laboratório devido ao silêncio e organização e limpeza do ambiente. E devido também a minh'alma de cientista que sempre habitou em mim. Como eu disse eu leio bastante e de tudo, desde esportes até política. Eu não estou namorando sério, estou à procura de um relacionamento sério, mas não é fácil nos dias atuais. 

- Filósofo dos Livros: Você é uma pessoa supersticiosa? Acredita em horóscopo? Segue alguma religião? 
- Luciano Otaciano: Sim. Eu sou supersticioso, tenho algumas manias estranhas, tipo sempre que cai na sexta-feira 13 eu não costumo usar roupa preta, que por sinal eu gosto de usar. Acredito em horóscopo, ele fala sem ter uma boca pra isso, eu acho sensacional. A respeito de religião eu sou católico, porém devo confessar que quase não vou à igreja. Mas como eu falo Deus está no coração da pessoa. Se você for procurar Deus somente na igreja, você pode correr o risco de não achá-lo lá, e então se decepcionará e o seu coração se amargurará e você já sabe no que vai dar. 

- Filósofo dos Livros: Disseram-me que você é um profundo conhecedor das mulheres. O que isso quer dizer? Você é um cara pegador? É isso? 
- Luciano Otaciano: Bom, eu não sou pegador, eu conheço sim as mulheres devido a minha maior sensibilidade sobre a alma das mulheres. Se você for mulher e se ligar em mapa astral vai saber do que eu estou falando. Mulheres eu sou ariano com ascendente em caranguejo e a lua em peixes, peço que façam o mapa com essa combinação e verás do que estou falando. 

Érica Christieh, Amiga
- Filósofo dos Livros: Falaram-me que o livro “Um Amor para toda Vida” causou alguma espécie de influência benéfica para você. Não me deram detalhes. Eu gostaria que você me falasse sobre essa história com o livro de Érica Christieh? 
- Luciano Otaciano: Sim. A leitura desse livro mudou a minha vida. Eu estava em um dos piores momentos da minha vida, senão o pior momento em que eu já vivera. De repente o meu irmão me apresentou esse livro e pediu pra eu ler. Como eu gosto de ler sobre tudo, aceitei de boa e fiz a leitura do mesmo. E pra minha grata surpresa esse livro mudou o rumo de minha vida, eu só tenho que agradecer a escritora Érica por ter feito essa obra maravilhosa. Muito obrigado querida Érica, meus sinceros AGRADECIMENTOS A TI. 

- Filósofo dos Livros: Quem é Luciano Otaciano? Como você se define? 
- Luciano Otaciano: Luciano é um cara normal,com qualidades e defeitos como todos que vivem aqui nesse planeta chamado TERRA. Talvez uma criatura difícil de ser decifrada, enigmático ou quem sabe um Ser buscando ser feliz nessa coisa louca chamada vida. Uma palavra que eu poderia usar para me definir seria: Conhecimento. Não que eu saiba tudo, e seria mentira de minha parte dizer que eu sei tudo, mas eu posso te dizer que eu sei de tudo um pouco. 

- Filósofo dos Livros: Por fim, deixe uma mensagem para todos leitores que apreciam seu trabalho. 
- Luciano Otaciano: Primeiramente quero agradecer a todos que apreciam o meu trabalho,que puderam ler os meu livros, e aqueles que ainda não leram peço que leiam. Pois o livro é criado pra vocês leitores, sem vocês não existiriam escritores. 

Fernando Nery, Amigo
- Filósofo dos Livros: Muito obrigado pela entrevista. 
- Luciano Otaciano: Eu é que agradeço pelo espaço cedido a mim, Fernando. Grande Abraço e vamos acompanhar o blog inteligente e de conteúdo do Filósofo dos livros.

Amigos, eu adorei entrevistar o Luciano. Não sei se vocês perceberam, mas cumpre esclarecer. Essa entrevista é fruto de uma história de amizade. O pano de fundo são obras literárias. Aliás, foram elas que estabeleceram o grande elo entre Érica, Léo, Luciano e eu. Espero que vocês tenham gostado dessa matéria. Tudo foi feito com imenso carinho. Deixe nos comentários sua opinião. gosto muito de saber o que vocês pensam.
Caso desejem saber mais sobre o escritor Luciano Otaciano e suas obras, cliquem aqui.
Aproveitem e conheçam o Canal Filósofo dos Livros, basta clicar aqui. Lá você encontra vídeos que dão excelentes dicas de livros, enfim Literatura em geral.
Abraços e até a próxima postagem!!!

21 comentários:

  1. Nossa que emoção ser chamada de sua amiga Luciano. Emoção ainda mais é o fato de que, de algum modo eu contribuir para que mudanças acontecessem na sua vida. São acontecimentos assim que me fazem olhar para minha vida, para o dom de escrever e ter certeza que cada palavra escrita vale apena. Obrigada meu amigo por tudo. Entrevista incrível, gostei de saber um pouco mais sobre o Lu, que já amo como um irmão. Parabéns Fernando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Érica! Grande abraço minha amiga.

      Excluir
    2. Uauu! Que pessoa interessante.Muito boa a entrevista. Respostas e perguntas casaram direitinho. Encantada moço, prazer em conhecê-lo!

      Excluir
    3. Que bom que gostou. O prazer foi todo meu, obrigado Geane!

      Excluir
    4. Fico feliz que você tenha gostado, Érica. O Luciano também gostou!

      Excluir
    5. Puxa! Geane achou o Luciano interessante, kkk
      Fiquei com ciúmes, kkkkk

      Excluir
  2. Que entrevista fabulosa!!! Muito bom conhecer mais sobre o meu irmão Luciano.

    Haha, eu ainda não sabia que ele é admirador de Eça de Quieroz e que não usava trajes negros em sexta-feira 13.

    Quanto aos livros que ele publica, os leio antes que todos vocês, rs. Quando posso, procuro ajudá-lo em alguns detalhes quanto a diagramação da obra, dessa forma, digo que seus livros são excelentes. RECOMENDO TODOS.

    Luciano é um autor surpreendente.

    Abraço a vocês e parabéns aos dois pela entrevista. Perguntas e respostas bem definidas.

    Valeu!

    ResponderExcluir
  3. Uau entrevista maravilhosa...Só me intrigou essa parte livro só para homens hunnnnnn....Luciano eu já disse uma vez repitooo olhos lindossss...E logo vou ler seus livros.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo carinho Beta! Leia sim, tenho certeza que você irá gostar da leitura.Abraço.

      Excluir
    2. Ela não pode ler. É PROIBIDO PARA MULHERES, kkk

      Excluir
    3. Os meus livros não são proibidos para mulheres! Agora o que eu estou escrevendo com meu amigo Fernando, esse sim é somente para homens.Kkkk

      Excluir
  4. O Luciano tá ligadão nos comentários, kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tô ligadão 220 volts! Kkk,valeu por tudo Fernando! Abraço.

      Excluir
  5. Adorarei a entrevista foi muito interessante e inspirador. Quem sabe em um futuro próximo eu venho escrever algumas de minhas historias vividas de alegria,tristeza e amores.Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você escrever, ficarei muito feliz. Vou querer ler!

      Excluir
  6. Adorei a entrevista e conhecer mais um pouquinho deste maravilhoso escritor.
    Família linda!!!!
    Parabéns Nando.

    ResponderExcluir

Seu comentário é importante para mim.
Deixe sua opinião, pois vou amar saber o que você pensa!