Sejam bem-vindos(as) e sintam-se convidados(as) a participar do blog Filósofo dos Livros com sugestões, comentários, críticas, dúvidas, compartilhamentos ou só com um “oizinho” de vez em quando!

segunda-feira, 14 de março de 2016

Resenha: Diário de Busca de W-Souza, Chiado Editora

Direto do Túnel do Tempo!!!
Olá, Queridos Amigos!!!
Estão preparados para entrar no Túnel do Tempo e fazer uma viagem inesquecível através da história?
A viagem pelo tempo me fez refletir sobre muitas coisas
Pois é!!! O livro "Diário de Busca", de W-Souza, publicado pela Chiado Editora, nos conduz para uma viagem histórica que se inicia por volta de 1920 até... Leiam o livro e descubram. Só afirmo o seguinte: o passeio é longo sem ser cansativo.
Antes de começar a resenha, ponderei sobre quais aspectos do livro deveriam ser destacados. Cheguei à conclusão que seria muito útil evidenciar algumas citações concernentes a três temas importantíssimos dentro da obra. Vamos lá!
Linda Capa!!!
- O Amor pelo trabalho: "As pessoas que fazem o que realmente gostam, sempre prosperam, porque o fazem com afinco. Há campo de trabalho para todas as profissões, o segredo do sucesso está em fazer bem feito, para isso é necessário amor ao trabalho desempenhado."
- O Medo: "O medo faz parte da vida, o que nos sobra é enfrentá-lo. Ter medo é um mal necessário, sem ele não teríamos limites, mas para os que decidem lutar, a recompensa se torna inevitável."
Olha o charme da lombada!!!
- A Morte e como encará-la: "... só há uma forma de amenizar tamanho sofrimento, é acreditar que todos partiram por serem merecedores de um lugar melhor."
As três citações destacadas acima servem como uma espécie de resumo do livro. "Diário de Busca" narra a história de Leopoldo Di Carlli e seus sucessores. Leopoldo é um menino que teve uma infância encantadora. Sua família acolhedora soube ensinar o valor do diálogo, do lúdico e da leitura como forma de reflexão. É impressionante como a influência familiar estimula a criatividade em nosso protagonista.
Infelizmente, com a morte do Pai de Leopoldo, a estrutura familiar é abalada e a mãe do menino adota uma postura religiosa opressora, querendo obrigar seu filho a ser padre. Em meio a essas derrocadas, Leopoldo amadurece e filosofa sobre as questões exemplificadas naquelas três citações feitas anteriormente.
O jovem Leopoldo percebe que o sucesso acontece, quando realizamos o trabalho com amor. Diante dos fatos da vida, aparece o medo para estabelecer os limites, porém deve ser enfrentado para adquirirmos certo crescimento. Frente ao equilíbrio estabelecido entre o amor e o medo, surge a morte como fatídica derrota. Entretanto Leopoldo descobriu a melhor forma de encará-la. Basta pensar que os falecidos merecem um lugar melhor. Dessa maneira, a vida prossegue como realização das buscas dos seres humanos.
Bela Contracapa!!!
Todos os valores aprendidos por Leopoldo são levados a seus sucessores. Podemos dizer que as buscas de Leopoldo e as reflexões delas advindas influenciaram determinantemente a vida de seus sucessores.
Por esse motivo, a presente obra não pode decerto ser encarada como uma simples obra de entretenimento. Suas páginas devem ser lidas com a alma para aproveitar toda gama de reflexões que delas nascem.
Os irmãos W-Souza não escreveram uma narrativa ingênua. Creio que estavam bem conscientes ao criarem os fatos do livro de modo que os vocábulos engendraram pensamentos variados sobre a existência humana.
Excelente Diagramação
Não deixei de perceber que o livro abarca um forte  cunho existencialista. É perceptível que a obra revela ao leitor que a existência precede a essência. E para um filósofo, tal ideia é um prato saboroso.
Com a morte de Leopoldo, isso não é spoiler, o protagonismo da obra passa a ser de seu neto Antony que foi influenciado deveras pelo pensamento do grande patriarca da família.
Com a mudança de protagonismo, o romance toma forma de outro gênero literário: a ficção científica. Aliás, para ser exato, o livro pode ser considerado como uma mescla de literatura infantojuvenil, romance e ficção científica, onde o pano de fundo é a filosofia existencialista.
Sinto que chega a hora de encaminhar a resenha para o desfecho e com isso, fica o convite para que vocês leiam essa obra magnífica. "Diário de Busca" não é um livro qualquer. Trata-se de uma obra provocante que instiga o leitor a pensar e repensar sobre os pontos fundamentais da realidade humana. Alguns trechos do livro são tão profundos que até me provocaram crises existenciais.
Pelos motivos acima elencados, dei CINCO ESTRELAS para "Diário de Busca" no Skoob.

Gostaram da resenha? Querem fazer a leitura da obra? Então adquira o seu exemplar, clicando aqui.
De algo, tenho certeza, esse livro transforma as pessoas. Faça a leitura e comprove.
Amei esse capítulo!!!
Ah! Não posso encerrar sem dizer que amei o capítulo "O Dilema de um Rei", uma releitura perfeita de um episódio bíblico da vida do Rei Salomão, um texto estupendo, nota mil!!! Os meus olhos rutilaram com esse narrativa.
E como sou pidão, deixe seus comentários para eu ler. 
Cliquem nos nomes abaixo e conheçam os autores:
E também conheçam o Canal Filósofo dos Livros, clicando aqui.
Abraços e até a próxima postagem.

12 comentários:

  1. Resenha fenomenal meu amigo, muito bem escrita por ti. Esse livro deve ser um livro muito bom para se ler, romance, literatura infantojuvenil, ficção científica e ainda doses filosóficas, sensacional. Parabéns pela resenha e aos irmãos W.Sousa pela obra.Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas você é rápido, hein? Nem tinha divulgado a obra, você já tinha feito um comentário.
      Muito obrigado pela sua presença constante e suas palavras sempre incentivadoras!

      Excluir
  2. Excelente! Sua visão sobre um livro não se limita nunca. Muito bom como sempre.

    'Diário de Busca' explora demais os sentimentos do ser humano, isso é muito bom. O tenho em minha lista de mais queridos.

    Parabéns e abraços.

    ResponderExcluir
  3. Nossa que resenha maravilhosa, só por essa resenha o livro me chamou atenção vai pra lista dos desejados!

    ResponderExcluir
  4. LIVRO FANTÁSTICO RESENHA MARAVILHOSA. PARABÉNS NANDO.

    ResponderExcluir
  5. Maravilhosa resenha! Preciso adquiri-lo urgentemente...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisa mesmo, minha amiga. Sei que vc vai amar!!!

      Excluir
  6. Lindas palavras, amigo... Com certeza quero ler o livro. Estes valores que você citou na resenha são importantíssimos! Parabéns à você pela resenha e ao autor pelo livro aparentemente lindo. <3 Muito bom...

    ResponderExcluir

Seu comentário é importante para mim.
Deixe sua opinião, pois vou amar saber o que você pensa!