Sejam bem-vindos(as) e sintam-se convidados(as) a participar do blog Filósofo dos Livros com sugestões, comentários, críticas, dúvidas, compartilhamentos ou só com um “oizinho” de vez em quando!

quinta-feira, 3 de março de 2016

Resenha: O Fantasma de Tio William, de Rubens Francisco Lucchetti

Uma História Sobrenatural e Divertida
Olá,  Meus Caros Amigos da Literatura!
Mais uma vez nos reunimos para falar de um assunto que nos apetece muito: Livros. A obra de hoje foi escrita no ano de 1940 e a história se passa no mesmo ano. O livro faz parte da famosa Coleção Vaga-lume que faz muito sucesso nos ambientes escolares. O autor Rubens Francisco Lucchetti dispensa apresentações. O título da obra em questão é "O Fantasma do Tio William". Mas não pensem que a presença dessa criatura sobrenatural irá conferir características assustadoras ao livro. Terminada a breve introdução, vamos ao ponto que nos interessa: o núcleo da resenha!
O primeiro capítulo começa com uma descrição bem elegante, falando sobre mansões inglesas e linhagens familiares:
R. F. Lucchetti
Gênio na escrita!!!
"Na Inglaterra, toda mansão que se preze tem seu fantasma. O solar dos Winston não era exceção: durante séculos, a família teve uma distinta linhagem de almas do outro mundo. Dizia-se que o último representante dessa longa série de assombrações era William Winston, cientistas um tanto excêntrico que viveu no tempo da rainha Vitória."
Para quem não sabe, eu esclareço que a palavra solar significa terra ou castelo onde habitava a nobreza e que dava o título às famílias. Portanto, estamos diante de uma família de nobres. O autor tece alguns pormenores para explicar como a família Winston apareceu no Brasil até chegarmos na presença de John Winston:
"Sir Arthur casou-se com uma brasileria e ganhou um filho, John. Muitos anos depois, o inglês, bem velhinho, ficou com saudades de sua terra. O casal então se mudou para a Grã-Bretanha, mas Jonh, que já era homem feito e acabara de casar, permaneceu no Brasil."
Essa capa é um show!!!
Estamos no ano de 1940, John conversa com sua esposa Magda, revelando o seu desejo de separação para se unir a outra mulher. A esposa já sabe que se trata de Carmen de Luna, uma atriz vaidosa e exuberante.
Evidentemente que Magda não deseja o desquite e não sei bem se foi obra do destino ou ocaso, mas em sua vida aparece um fantasma que já habitava em um quarto da mansão. O fantasma pertencia à família de seu marido e o nome dele é William Winston
Quando Magda conhece a figura do fantasma de Tio William, logo iniciam uma amizade. O ser sobrenatural promete ajudá-la a reconquistar o marido. Para isso, ele fará o uso de uma certa fórmula. O que Magda tem que fazer é tomar a fórmula e convencer Carmen de Luna a fazer o mesmo.
Seguindo os conselhos de Tio William e aplicando uma boa dose de inteligência e perspicácia, Magda consegue realizar o seu intento. Quando ambas experimentam a fórmula, ocorre uma troca de corpos e Carmen vai habitar na mansão dos Winston com o corpo de Magda, enquanto a verdadeira Magda ocupa o lar e o trabalho da atriz.
Dedicatória e autógrafo do autor
A partir da troca de corpos começam cenas hilárias e é a presença do Fantasma de Tio William que garante a maior parte dessas cenas. Também não podemos deixar de mencionar que a troca de corpos entre a esposa e a amante contribuem de forma magistral para o divertimento dos leitores. A presença de personagens secundários como a empregada Magnólia também geram cenas cômicas à obra. Prefiro não citar cenas com esses personagens para garantir bons risos ao leitor com uma certa dose de surpresa.
O texto é curto, mas a habilidade de Rubens Francisco Lucchetti de construir detalhes e diálogos interessantes sem ser prolixo é uma característica marcante em sua escrita. A história se desenvolve de maneira bem natural. Não tem nenhuma situação forçada. O autor amarrou bem todos os pontos. Apaixonei-me pelo personagem do Tio William que, segundo Rubens Francisco Lucchetti, é o fantasma que todo mundo gostaria de ter em casa. O texto tem apenas 88 páginas e sua linguagem simples garante uma leitura rápida. Menos de uma hora foi suficiente para eu concluir o livro.
Se alguém lhe disser que Rubens Francisco Lucchetti é um escritor fantástico, não tenham dúvida alguma.
A respeito do desfecho da história, é algo bem bolado. Vocês deveriam ler para saber. Para essa obra infantojuvenil, dei uma classificação de CINCO ESTRELAS no SKOOB.
Gostaram da resenha? Querem ler o livro? A minha edição foi comprada diretamente com o autor, mas segundo ele, a obra está esgotada. Fazendo uma pesquisa na internet, descobri que alguns Sebos Virtuais tem exemplares usados e novos. Eu se fosse vocês, compraria logo antes que se esgotem até nos Sebos.
Bem, meus anjos, espero que vocês tenham gostado dessa resenha. E por favor, faça um blogueiro feliz e deixe seu comentário. Vou fazer mais um pedido: conheçam meu canal do youtube, clicando aqui e inscrevam-se nele.
Conheçam também a comunidade de fãs do escritor. Basta clicar aqui.
Abraços e até a próxima postagem!

7 comentários:

  1. Que resenha maravilhosa uhuuu parabéns o livro é bastante chamativo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beta, o livro é muito bom mesmo. Leia e depois me diga o que acha!

      Excluir
  2. Maravilhosa resenha! Estou com imensa vontade de adquirir essa obra. Continue nesse caminho, pois você nos encanta com seus escritos, o modo que retrata o conteúdo da obra e como nos faz conhecer o autor e a editora.
    Parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Janaina, obrigado pela presença, minha querida.
      Saudades de você. Gostaria de revê-la, minha amiga!!!

      Excluir
  3. Esse livro é um clássico. Adoro essa obra e seu autor é magnífico.

    Parabéns meu amigo, bela resenha. Descreveu muito bem essa grandiosidade literária.

    Um forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Léozinho!
      Fico muito feliz com seus comentários
      Abraços!

      Excluir
  4. CARAMBA! Você conseguiu o AUTÓGRAFO DELE??? *O*
    EU QUEROOOOO <3
    Beijos, Fer! Sua resenha ficou maravilhosa <3

    ResponderExcluir

Seu comentário é importante para mim.
Deixe sua opinião, pois vou amar saber o que você pensa!