Sejam bem-vindos(as) e sintam-se convidados(as) a participar do blog Filósofo dos Livros com sugestões, comentários, críticas, dúvidas, compartilhamentos ou só com um “oizinho” de vez em quando!

quarta-feira, 20 de abril de 2016

Resenha: "Dando a volta por cima!", de Gleize Costa


Olá Queridos Amigos!
Com o peito estufado de alegria, trago para vocês a resenha de "Dando a volta por cima!", da incrível escritora Gleize Costa. A obra em questão nasceu por minha causa e isso consta no livro:

- Ao querido blogueiro Fernando Nery, que muito me pediu para que escrevesse um livro para o personagem Thiago Vila Nova. Fernando, escrevi este livro por sua causa! (risos).

Cumpre-me o papel de detalhar os fatos que me levaram a fazer tal pedido. Tudo começou quando li "Meu Namorado Literário 2 - O Estranho Sem Rosto". Fiquei fascinado com a escrita da Gleize. Por causa de sua obra, acabei fazendo amizade com ela. Neste livro, os protagonistas são excelentes. Entretanto, encantei-me com uma figura cuja aparição era muito curta. O  personagem Thiago Vila Nova havia sofrido um acidente. Com isto, perdeu suas pernas e o braço esquerdo. Apesar da triste situação, Thiago mantinha um espírito forte e demonstrava-se como exemplo de SUPERAÇÃO.
Um personagem do porte de Thiago merecia um livro onde aparecesse mais. Conversei com a autora e praticamente, implorei por um livro com ele. Aleguei que seria importante para pessoas que passaram por situações análogas. Thiago seria o exemplo que faltava e poderia ajudar muitas pessoas.
Capa no Kindle
Vejam bem a minha ideia. Imaginava Thiago como fonte de ajuda para deficientes, não só aqueles que perderam seus membros em acidentes, bem como aqueles que adquiram o problema por alguma doença. No entanto, a autora foi audaz e foi além do que cogitava em minha mente pequena. O exemplo seria para os outros. Não passou por minha cabeça que Thiago poderia ser uma grande motivação para mim. Enxergava o problema da falta de membros, algo meramente físico. Gleize Costa revelou-me que existem coisas bem mais graves. Com ela, descobri que a pior perda consistia em ter os membros da alma totalmente decepados. Era assim, que eu me sentia. A minha alma se encontrava totalmente dilacerada por inúmeras adversidades. Antes de ler este livro, encontrava-me desorientado. A obra aclarou-me os pensamentos.
Faz um certo tempo que realizei o pedido. A princípio, a autora me pareceu não ter interesse em escrever algo para Thiago. Passou um bom tempo, sem tocar no assunto. Até que recebi uma mensagem na qual ela dizia que, finalmente, escreveria a obra sobre o personagem que tanto me encantou. Fiquei feliz. Novamente, fiquei sem notícias a respeito do escrito. E quase me esqueci da solicitação. 
Hoje, compreendo o sentido dessa demora. Deus estava agindo sobre a Gleize. A obra chegou em minhas mãos no momento perfeito. E como afirmei, o livro veio curar as dores causadas pelas perdas dos membros de minha alma. Sem mais delongas, irei dizer o que há de encantador nesse livro.
A linguagem de Gleize é simples e tocante. Não há vocábulos difíceis, porém a construção do texto carrega a marca da profundidade. De maneira suave, as palavras da obra ecoam no coração do leitor, levando a reflexões de caráter positivo.
Enquanto vemos obras com grandes conflitos, situações estarrecedoras que chegam a ser apelativas, creio que a autora foi ousada ao focar em mensagens positivas, demonstrando que qualquer situação conflitiva e adversa pode ser superada. Não é a toa que sua obra recebeu o título de "Dando a volta por cima!"
Evidente que surgem conflitos, enxergamos problemas. A autora toca em questões como drogas, problemas familiares, etc. Entretanto, ela não usa aquela linguagem exagerada que parece tratar das coisas como fim do mundo. Gleize optou pelo caminho inverso e deu evidência maior ao otimismo. Nesse ponto, que vemos sua coragem. Não temos um opúsculo com linguagem sensacionalista, mas um texto que desvela a força humana para se livrar dos danos da alma. Tudo isso, ela faz de forma bem realista e suave. As palavras de Gleize não fazem abuso do extravagante. Para mim, isso foi fenomenal.
Dedicado a mim
Categoricamente, afirmo que a autora é uma pessoa abençoada. Tal concepção será melhor compreendida por aqueles que tiverem lido "Dando a volta por cima!" O sentido da benção é um fato bem marcante nas narrativas presentes no livro.
Quando soube que meu pedido seria atendido, acreditei que Thiago apareceria de pronto, mostrando o acidente, tristezas e superações. Enganei-me. Primeiro aparece Sarah, um moça fisicamente perfeita. Foi nela que percebi as perdas dos membros da alma. A vida da protagonista era limitada, monótona. Todos os dias trabalhava e voltava para sua casa. A solidão marcava sua existência. O seu alivio vinha da contemplação de um quadro cuja paisagem provocava viagens para uma espécie de paraíso. Certo dia, ao olhar o quadro por qual era apaixonada. Lembrou-se de seu blog que, segundo ela, não tinha muitas visualizações. Tal fato não lhe preocupava, pois a moça escrevia somente para ela mesma. Pensou que seria interessante fazer uma matéria sobre o artista responsável. Olhou a assinatura e descobri o nome Thiago Vila Nova
Em seguida, foi no Google e encontrou uma matéria bem interessante. O jovem havia perdido as pernas e o braço esquerdo num acidente. Deparou com uma situação inusitada. Thiago passou a dedicar sua vida à pintura e ensinava a arte para crianças. Suas aulas se traduziam como milagre, porque os pequeninos aprendiam pelo exercício artístico os valores corretos. É como se a pintura fosse apenas um auxílio para o grande aprendizado da Ética. Thiago formava seres humanos:

"Antes de ter aula da pintura com o professor Thiago, eu era muito rebelde e ficava o dia inteiro na rua, fazendo coisas erradas, mas aqui eu fiz amigos de verdade e aprendi muitas coisas legais."

Tanto Thiago e Sarah passaram por certas dificuldades, uma certa descrença a respeito de seus trabalhos. Sarah sonhava em ser escritora:

"Muitos personagens surgiam em minha cabeça, cada um com sua história de vida, e eu simplesmente precisava escrever sobre eles."

No entanto, Sarah escondia seu talento por causa do medo da rejeição. Não era exatamente o medo de receber o não de uma editora, mas receber um sim e depois ninguém comprar o seu livro. Em Thiago, vemos algo similar:

"Nunca me passou pela cabeça que um dia, eu pintaria quadros e que eles seriam vendidos."

Com o decorrer da história, as inseguranças desaparecem. Os desafios são vencidos. O livro nos ensina que às vezes, passamos por certas situações em nossas vidas em que tudo parece perdido. Nessas horas, precisamos reunir força e dar a volta por cima.
Vou parecer bem intimista nesta resenha, afinal o livro realmente foi escrito para mim. Senti o carinho da autora e de Deus em cada linha. Praticamente, todos os parágrafos traziam respostas perfeitas para os meus problemas. Se eu for escrever tudo que o livro me trouxe de lição, vocês teriam outro livro para ler nessa postagem.
Fiquei bobo com certo elogio feito a minha pessoa no contexto da obra:

"— Sim, o Fernandinho é incrível. É extremamente, inteligente, e possui um coração muito bondoso."

Nesse momento, vocês devem estar se perguntado: Como você tem certeza de que o Fernandinho do livro é você?
A resposta é bem simples. Em outro trecho, a protagonista recebe uma mensagem virtual do garoto:

"Fernando Nery: 'Oi, blogueira Sarah, tudo bem? Consegui te achar pelo Face do professor Thiago. Tô doido pra ver a postagem sobre a gente no seu blog!"

Vocês tem alguma dúvida de que o Fernandinho sou eu?
Como todo bom livro da Gleize Costa, não pode faltar um romance. Acho que vocês entenderam o que desejo dizer, não é? Sarah e Thiago se amam. Os romances de Gleize são castos. Não encontramos cenas de sexo. A força do amor arrebata nossos corações de tal forma que nem sentimos falta disso em suas histórias.
Em uma obra que se destaca pela positividade, deparamos com grandes lições:

"Dizem que somente fofocas ou notícias trágicas têm repercussão, mas isso não é verdade. Ainda, existem pessoas que se interessam por notícias boas."

Muitas vezes, pensei em largar o blog pela falta de leitores e não encontrar quem valorizasse assuntos corretos. A Gleize fez-me ver que vale a pena continuar. Quero também destacar duas mensagens que merecem reflexões:

"— Quando ansiamos por algo intensamente, nos esquecemos do cansaço físico, driblamos o cansaço mental, e continuamos em frente sem esmorecer. A única pessoa que pode nos deter somos nós mesmos."
"— Devemos ter cuidado com quem compartilhamos nossos sonhos, não são todos à nossa volta que realmente torcem por nós."

O encargo de refletir tais mensagens deixo ao leitor. Creio que o exercício filosófico lhe fará bem.
Não posso deixar de mencionar que a autora é bem contundente, quando  usa a protagonista Sarah para falar a respeito do ofício de escritor:

"A carreira literária não é fácil. É preciso lidar com as críticas, com o preconceito daqueles que não leem autores nacionais, com a pirataria de nossos livros e outras dificuldades que encontramos pelo caminho."

Amigos escritores que acompanham esta resenha, notaram o caráter realístico do argumento?
Enfim, o livro traz a marca da perfeição e se for deixar-me levar pela empolgação causada em meu coração, vou compartilhar o livro inteiro pelo fato de que aprendi muito com ele. Nenhum livro exerceu tanto poder em minha vida.
No skoob, classifiquei a obra com CINCO ESTRELAS.

A excelência do livro se insinua de forma tão exacerbada que a vontade exata não seria resenhá-lo, mas dizer ao leitor: Leia a obra e absorva seus ensinamentos. Nas linhas de "Dando a Volta por cima!", temos a certeza de que Deus fala e age na vida das pessoas. Leia e ouça a voz amorosa do Criador.
Gostaria de resumir a importância dessa obra, por meio de um pedido à autora:

Gleize Costa, seu livro foi uma libertação em minha vida. Pelo amor de Deus, publica a versão física deste livro. Ele tem poder de cura. Eu gostaria que minha mãe e outras pessoas lessem, mas elas não sabem usar versões digitais. Sua obra vai fazer a diferença na vida de muitas pessoas, assim como fez na minha.

Espero que vocês tenham gostado da resenha. Aguardo a opinião de vocês nos comentários.
Para adquirir a obra, clique aqui.
Abraços e até a próxima postagem.

16 comentários:

  1. Pelo que eu li na resenha escrita por ti o livro é excelente. Falta agora a versão física do livro. Parabéns a autora. Forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro traz uma grande lição de vida, meu amigo!!!

      Excluir
  2. Nando que resenha emocionante. Amei e quero muito ler este livro , já li os livros "Meu namorado literário 1 e 2" e amei são lindos, lembrei do personagem Thiago Vila Nova com certeza a história deve ser linda. Parabéns por esta homenagem linda vc merece.
    Eu não só quero como preciso ler este livro.
    Beijos Fernandinho!!!

    ResponderExcluir
  3. Nossa que resenha maravilhosa. E o livro parece ser realmente emocionante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é o livro mais lindo que vi em minha vida!!!!

      Excluir
  4. Algumas pessoas reclamaram que não enxergam os comentários feitos através do facebook. Então vou reproduzi-los aqui.
    A Escritora Gleize Costa afirmou:
    Vou dizer aqui o mesmo que escrevi para você por inbox, porque é a mais pura verdade:

    "Nando, nesses 4 anos de carreira, nunca li uma resenha tão profunda, tão intensa e tão gostosa como essa! Caramba, preciso de um tempo pra me recompor... Estou tentando encontrar as palavras certas para compartilhar essa resenha no Face..." rsrsrs.

    Estou em lágrimas aqui! Você realmente me fez chorar!!!

    ResponderExcluir
  5. A postagem do meu mais novo amigo me emocionou:
    Hezaro Viana: Resenha linda!!! E fico muito feliz que Gleize Costa esteja alcançando corações e fazendo essa diferença tão importante na vida do leitor, é para isso que escrevemos. Quanto à postagem, fiquei muito surpreso por conhecer um pouco mais do Fernando Nery, alguém que já acompanho há um tempinho e que se mostrou sensivelmente inteligente e aberto a um trabalho belíssimo como é o de Gleize, e por ter assumido - sem preconceitos - a emoção que o arrebatou. Parabéns aos dois! Sucesso para vocês sempre!

    ResponderExcluir
  6. Que belissima resenha, penso que de fato a Gleize tem esse dom de mexer com o coração daqueles que se permite tal sentimento, ela é linda e doce como já falei outras vezes a autora. Fernando Nery, Previlegio o seu ter sido dedicado tão brilhante trabalho e ainda por cima ser um dos personagens, então foste então o menino dos olhos da Gleize Costa, isso não é pra qualquer um, ser ventilado por alguém tão sensível ao outro.
    Parabéns fernando! resenha linda e não teria como ser diferente, um presente tão precioso só merece uma resenha a altura. E isso você faz com o entusiamos e alegria de uma criança, e claro como o próprio personagens :"— Sim, o Fernandinho é incrível. É extremamente, inteligente, e possui um coração muito bondoso." Parabéns aos dois pelo presente doado um ao outro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigadoooooo!!!
      Estou explodindo de felicidade!!!

      Excluir
  7. Que belissima resenha, penso que de fato a Gleize tem esse dom de mexer com o coração daqueles que se permite tal sentimento, ela é linda e doce como já falei outras vezes a autora. Fernando Nery, Previlegio o seu ter sido dedicado tão brilhante trabalho e ainda por cima ser um dos personagens, então foste então o menino dos olhos da Gleize Costa, isso não é pra qualquer um, ser ventilado por alguém tão sensível ao outro.
    Parabéns fernando! resenha linda e não teria como ser diferente, um presente tão precioso só merece uma resenha a altura. E isso você faz com o entusiamos e alegria de uma criança, e claro como o próprio personagens :"— Sim, o Fernandinho é incrível. É extremamente, inteligente, e possui um coração muito bondoso." Parabéns aos dois pelo presente doado um ao outro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostou tanto que fez dois comentários,rs..
      Não precisa apagar, não, kkk
      Beijo no coração!!!
      E cadê a foto com a boneca?

      Excluir
  8. Show!!! Parabéns pela alusão à sua pessoa, você merece.
    O livro em si, certamente transmite boas mensagens.
    Parabéns a autora.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Léo!
      Fico muito feliz com sua presença em meu cantinho.

      Excluir
  9. A resenha já é uma história agradável de ler, imagina o livro. Muito interessante a origem da trama e a mensagem que a escritora quer transmitir. Quero muito ler esse livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Livro é maravilhoso. Vc vai apreciar!!!
      Abraços!!

      Excluir

Seu comentário é importante para mim.
Deixe sua opinião, pois vou amar saber o que você pensa!