Sejam bem-vindos(as) e sintam-se convidados(as) a participar do blog Filósofo dos Livros com sugestões, comentários, críticas, dúvidas, compartilhamentos ou só com um “oizinho” de vez em quando!

sexta-feira, 22 de abril de 2016

Resenha do livro "A Boneca Fantasma", escrita pelo autor Manoel Batista.


Olá Galera do Mundo Literário!!!
Fui presenteado com mais uma resenha escrita pelo Literato Manoel Batista, autor de "Nildrien - O Pergaminho".  Manoel é meu conterrâneo. Estou super emocionado por ter a resenha de um escritor santista. Infelizmente, meu amigo não tem blog e por esse motivo, sua resenha foi publicada apenas no Skoob. Sabendo que muitas pessoas não acessam esta rede social, resolvi compartilhar a opinião dele em meu blog:

"Não costumo dar notas e muito menos fazer resenhas de trabalhos de outros autores, julgando poder faltar com uma suposta ética, mas diante desta obra não poderia deixar de dar meu parecer. 
A Boneca Fantasma (2016/Editora Percurso) é um livro de terror, suspense e erotismo. Mas em minha visão, poderia se adicionar mais um gênero: drama. Identificamos isto principalmente em três de seus protagonistas, Laura, Rafael e Merlin, todos controversos e complexos. Percebe-se como lutam, por e contra seus desejos, tornando-se por vezes escravos de si mesmos. A pergunta que vem a mente em vários momentos é: aquilo que você tanto deseja, lhe faz bem? 
Mereceu minha piscadinha!!!
É uma leitura rápida, principalmente pelo fato do autor conseguir ser bem sucedido em aguçar a curiosidade do leitor, incentivando-o a virar as páginas freneticamente, em busca do esclarecimento dos eventos que ocorrem na história e do destino de seus personagens. Sobre a narrativa é importante afirmar que ela se divide em pontos de vista diferentes, narrados alternadamente através da visão de seus personagens ao longo de nove capítulos, o que é feito com maestria por Fernando. 
O enredo, com a sua originalidade, sem duvida alguma soma pontos. Não existem pontos fracos? O único ponto, que não chego a considerar fraco, é apenas um gosto pessoal, é que alguns diálogos soam mecânicos demais, o autor poderia ter incluído uma linguagem não tão formal neles, principalmente levando-se em conta a juventude dos personagens, mas não é nada que chegue a prejudicar a obra, ou incomodar demais. 
Voltando ao começo, não costumo analisar a obra de colegas escritores, mas foi uma grande felicidade me deparar com um ótimo livro, escrito por um autor nacional e santista, meu conterrâneo, e seria muita injustiça de minha parte não me pronunciar sobre. Um livro deve ser analisado pelo que ele se propõe a fazer e o quanto é capaz de nos entreter, missão que A Boneca Fantasma com certeza cumpre ao longo de suas 136 páginas, sendo uma ótima indicação em seu gênero, não devendo em nada a muitos livros de autores estrangeiros, tão comentados e elogiados por aqui. Reconheçamos e incentivemos o Fernando, que sem duvida alguma merece muitos elogios por este primeiro trabalho!"

Agradeço ao Manoel por sua sinceridade nesta resenha fantástica. Em breve, estarei resenhando sua obra. Aguardem!
Abraços e até a próxima postagem.

13 comentários:

  1. Adorei a resenha! Mais uma vez parabéns pelo livro. Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Luciano.
      Eu fiquei bastante emocionado por ser a resenha de um conterrâneo. Mas sabe o que me emocionaria? Receber uma resenha tua. Quem sabe? rs...

      Excluir
  2. Resenha maravilhosa Nando Parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  3. Ótima resenha.
    Depois dessa resenha do Manoel, só aumentou minha vontade de ler seu livro Fernando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já sei que ao receber tua resenha, vou chorar, kkk
      Abraços, meu amigo Breno!!!!

      Excluir
  4. Muito bom! Adorei. Parabéns mais um vez Fernando.
    Valeu!

    ResponderExcluir
  5. Muito boa a resenha... Já estou ansioso para ler o seu Livro!❤

    ResponderExcluir
  6. Ótima resenha. Estou a cada dia mais curiosa em relação ao seu livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você terá sustos de prazer com "A Boneca Fantasma".
      Abraços!!!

      Excluir
  7. Eita resenha linda, essa boneca fantasma ta encantando o povooo

    ResponderExcluir

Seu comentário é importante para mim.
Deixe sua opinião, pois vou amar saber o que você pensa!