Sejam bem-vindos(as) e sintam-se convidados(as) a participar do blog Filósofo dos Livros com sugestões, comentários, críticas, dúvidas, compartilhamentos ou só com um “oizinho” de vez em quando!

sábado, 23 de abril de 2016

Resenha do Livro "A Boneca Fantasma", escrita pela autora Dorinha Marinho


Olá Amigos Literários!!!
Tenho mais uma resenha de meu livro "A Boneca Fantasma" para apresentar. Quem resenhou foi minha queridíssima amiga e autora Dorinha Marinho. Se ela me dissesse apenas que gostou de minha obra, ficaria infinitamente feliz, mas acontece que tenho um comentário completo. Aguenta coração!!! Estou explodindo de felicidade!!!!
A Dorinha faz parte da família da Editora Percurso, assim como eu. Desde que a conheci, passamos a conversar pelo Facebook ou WhatsApp. Tornamo-nos grandes amigos. Ter uma apreciação dela é uma alegria incomensurável. Mas vamos parar de enrolação e ir direto ao assunto (risos). Compartilho com vocês a maravilhosa resenha de Dorinha Marinho, autora de grandes obras. Em breve, teremos resenhas de seus livros aqui no blog.

"Devo confessar que esperava uma leitura com linguagem bastante difícil em função do autor ser um filósofo, leitor de grandes obras, além de crítico e comentarista. Achava que precisaria do apoio do dicionário, porém me deparei com uma linguagem interessante, cativante e simples, acho que por ter interesse em demonstrar a sua observação profunda do ser humano. Um livro altamente reflexivo, fazendo jus ao filósofo que escreveu. 
O autor me surpreendeu na forma como dividiu os capítulos, pois em cada um deixava que o leitor se envolvesse na história, principalmente, quando se mostrou atualizado com os temas sociais como: o estudo do ser humano, jogo de interesse pessoais e comerciais, além da polêmica sobre a sexualidade. 
O Caminho onde as histórias se encontram.
O que mais me chamou atenção no livro foi a forma como o autor descreveu a mente humana e suas facetas: mostrando pessoa capaz de ter fantasia, desejos reprimidos, conflitos internos, compreensão, jogo de interesse, paixões intensas e conflituosas, fugas, traições, amor e o mais forte, o ápice do livro, quando o autor se supera, criando um homem que reflete sobre seu erro, daí, o arrependimento dos seus atos. E ainda fala de um homem capaz de amar de viver um amor de sacrifícios. (tipo raro).
Frase que me chamou atenção, várias, e destaco duas delas: 
- "Eu amo a lixeira que sou”, como se errar fosse uma fuga prazerosa para a personagem. 
- “Eu me mantinha louca por Merlin e levemente apaixonada por Rafael”, mostrando uma pessoa capaz de definir um sentimento, baseado no valor do outro para sua pessoa, mesmo quando tudo lhe parecia confuso.
O livro por ser um tratado sobre o ser humano, não poderia deixar de falar em tramas de interesse pessoais, comerciais, financeiros e muito pouco, interesse no outro, ai sim, senti o filósofo na sua plena atitude de estudo e de análise do ser humano e de suas facetas. 
Um livro gostoso que, mesmo quando falou de algo ruim, foi amável, de algo obsceno, usou uma linguagem leve e quando mencionou sobre tragédia, nos fez refletir. O autor foi feliz na sua estréia no mundo literário, livro muito rico e reflexivo. Amei, chorei e refleti sobre o valor dos sentimentos humanos. Uma leitura rica, prazerosa, um convite à reflexão."

Gostaram? Como já mencionei antes, adorei!!! Deixe a opinião de vocês nos comentários.
Abraços e até a próxima postagem.

15 comentários:

  1. A análise de Dorinha sobre seu livro foi perfeita. De forma bastante simples ela conseguiu descrever as principais nuances presentes no livro. Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Dorinha é uma amiga muito querida. Ela é show!!!

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Uauuuu...Que resenha perfeita aguçou ainda mais a minha curiosidade!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Escreveu algo e apagou, rs... Mistériooo!!!
      kkkk Beijos!!!

      Excluir
  5. Linda resenha Nando. Parabéns pelo sucesso da Boneca vc Merece!!!! Beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, minha querida!!! Sucesso para nós todos!!!

      Excluir
  6. Boa, hein, Fernando, essa resenha! Já me deu uma curiosidade enorme! Vamos ler logo esse seu livro. Parabéns, amigo!

    ResponderExcluir
  7. Resenha maravilhosa da Dorinha Nando!! Seu livro já é um sucesso.

    ResponderExcluir

Seu comentário é importante para mim.
Deixe sua opinião, pois vou amar saber o que você pensa!