Sejam bem-vindos(as) e sintam-se convidados(as) a participar do blog Filósofo dos Livros com sugestões, comentários, críticas, dúvidas, compartilhamentos ou só com um “oizinho” de vez em quando!

segunda-feira, 25 de abril de 2016

Resenha do livro "A Boneca Fantasma", escrita pela Jeniffer Frigo


Olá Pessoinhas do Mundo Literário!
Nem todos meus amigos possuem blog ou são booktubers, mas alguns fizeram questão de resenhar meu livro e enviar-me para que eu pudesse compartilhar em meu blog. Cada resenha feita é uma demonstração de carinho. Fico feliz com cada uma delas.
Dessa vez, a Jeniffer Frigo enviou-me a sua opinião a respeito de minha obra. Fiquei bastante emocionado com suas palavras. Vocês podem conferir a sua resenha nas linhas abaixo:

A Boneca Fantasma é um livro de romance sobrenatural que aborda um terror leve. A narrativa é um tanto quanto ousada, dividida em capítulos curtos, onde os pares são em primeira pessoa, os impares em terceira e o último por um narrador misterioso. A primeira edição foi lançada pelo Clube dos Autores em uma brochura singela, com uma ilustração no estilo vintage. A segunda foi lançada recentemente pela Editora Percurso com uma capa levemente sombria e sensual, casando perfeitamente com o conteúdo do livro. 
O enredo aborda a vida da protagonista Laura desde a sua infância, contando sobre sua habilidade como designer de moda. Suas roupas eram confeccionadas para bonecas, inicialmente. Mas, com o sucesso de suas peças, consequentemente mães e filhas começaram a copiar os modelos. Na fase adulta como empresária de renome e designer competente, conhece uma atriz muito famosa chamada Merlim Navarro. Laura agora iria confeccionar roupas para a boneca da atriz. A trama começa a desenrolar desde então. Em um primeiro momento, elas se tornam muito amigas. Essa amizade vai evoluindo para um romance entre elas e com outros personagens secundários envolvidos. 
Bom, inicialmente eu me assustei com alguns erros de revisão e muita incoerência. Depois eu descobri que havia um motivo bem plausível para isso. A narrativa foi algo que me chamou muito a atenção também: o autor foi muito arrojado em intercalar primeira e terceira pessoas. Particularmente amo esse estilo de escrita, mas não são todos que conseguem dar uma boa harmonia para ela. Nesse caso funcionou, levando em consideração o que eu disse logo no início sobre revisão e incoerência que é oriunda de um móbil bem congruente. 
O tema abordado é bem complexo. O psicológico do ser humano pode ser tão denso e caótico, que nem as fossas marianas teriam tanta profundidade. O que eu achei curioso foi o fato de o autor conciliar a complexidade do tema com personagens aparentemente rasos. Em muitos momentos eu pensava que não seria possível existir tanta futilidade em um personagem. Em outros eu via a protagonista em um caos inerente. Ela tratava a lascívia de uma maneira veemente e impulsiva contrastada com a “moral”. 
No capitulo extra, toda a profundidade é externada. Naquele momento eu notei o autor fazendo uma espécie de adendo, salientando que toda futilidade seria extinta no próximo livro. Seria agora a hora que ele iria aprofundar o psicológico da protagonista? Vamos esperar para ver. 
Eu indico muito o livro, sem restrições, pois não possui cenas de sexo explícito ou violência. A linguagem também é bem acessível e agradável. Gostei muito da leitura.

Gostaram da resenha de minha amiga? Eu fiquei bastante feliz!!!
Deixem a opinião de vocês nos comentários.
Abraços e até a próxima postagem.

13 comentários:

  1. Adorei a resenhaaaa, realmente essa boneca fantasma é ilário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Boneca faz sucesso, rs...
      Beijos minha linda!!!

      Excluir
  2. Ótima resenha! A boneca fantasma tá famosa. Parabéns pra ela e ao autor. Vocês merecem, forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Luciano!!! Que bom que vc deixa seus comentários harmoniosos sempre!!!
      Abração!!!

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Resenha feita pela Jeniffer? Que bacana!! Resenhou muito bem amiga, e A Boneca Fantasma, deve estar feliz com os comentários e aforma que apresentou o livro. Belíssima resenha. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Boneca está excitadíssima, minha amiga!!
      Beijos!!!

      Excluir
  5. Ótima resenha da Jeniffer. Nando, seu livro realmente está ficando famoso rsrs

    ResponderExcluir
  6. Adorei a resenha da jeniffer muito boa. Esta boneca tá show tá fazendo sucesso no Brasil todo. Parabéns Nando.

    ResponderExcluir
  7. Ops no mundo inteiro A Boneca tá com viagens internacionais também. Boneca chique é outra coisa.

    ResponderExcluir
  8. OLHA AÍ!!! Além de um blogueiro maravilhoso, Fernando arrebenta como escritor, hein!!!

    ResponderExcluir
  9. Hahahaha!Estou louco para ler A Boneca <3
    Seu canal e blog e maravilhoso, Fer!
    Beijos!!!

    ResponderExcluir

Seu comentário é importante para mim.
Deixe sua opinião, pois vou amar saber o que você pensa!