Sejam bem-vindos(as) e sintam-se convidados(as) a participar do blog Filósofo dos Livros com sugestões, comentários, críticas, dúvidas, compartilhamentos ou só com um “oizinho” de vez em quando!

sábado, 2 de abril de 2016

Resenha: Mudanças de um Destino, de Luciano Otaciano, Clube de Autores

Um livro que poderá mudar seu destino!!!
Olá Queridos Amigos do Mundo Literário!
Hoje, é aniversário de Luciano Otaciano, um ESCRITOR MARAVILHOSO que considero, além de tudo, um GRANDE AMIGO. Visando homenageá-lo, resolvi resenhar uma de suas obras intitulada "Mudanças de um Destino", publicada pelo Clube de Autores.
Bolo para Luciano Otaciano!!!!
De antemão, confesso que fiquei fascinado pela ESCRITA RICA e PROEMINENTE do Lu (olha a intimidade, rs...). A história é muito bem construída e arraigada de mistérios. Nem sempre, tais mistérios são profundos, mas nem por isso deixam de ser MERITÓRIOS, visto que eles nos prendem a atenção e nos fazem querer devorar o livro em poucos instantes. Paralelamente ao desejo de devorar a obra, surgiu em mim o conflito. Conflito? Mas que conflito? A questão é que também tinha vontade de deter-me em uma leitura mais demorada para refletir sobre os temas presentes em suas páginas. A minha razão e o coração se uniram numa dúvida conjunta e ambos não sabiam como prosseguir na leitura. Nem a RAZÃO e nem o CORAÇÃO me davam  uma resposta adequada quanto ao ritmo que seria melhor exequível para "Mudanças de um Destino". No final, optei por uma leitura rápida que não foi tão bem executada, pois houve momentos em que razão e coração se detiveram em MEDITAÇÕES MAIS DEMORADAS sobre algumas situações do livro. Entretanto, não me arrependo dessas pausas, pois foram de grande proveito para mim, e sinceramente, se você ainda não leu esse texto maravilhoso do Luciano Otaciano, só posso dizer que sua PERDA é LASTIMÁVEL.
Parabéns pelo Aniversário!!!
A protagonista do livro se chama ÁGATA. As páginas iniciais narram a origem de sua família contando como seus pais se conheceram. No princípio, deparei-me com detalhes bem interessantes sobre alguns costumes, e é claro que não vou contar para vocês, pois não me considero um ESTRAGA PRAZERES. Dessa forma, recomendo veemente mais uma vez que façam a leitura desse OPÚSCULO LITERÁRIO para poderem saborear determinadas curiosidades.
Devido ao caráter de mistério de boa parte do livro, não posso me reservar o direito de detalhar o seu enredo, todavia cabe a mim tratar de impressões sobre o narrado, manifestando OPINIÕES BEM SINCERAS sobre o FASCÍNIO que o livro exerceu em minha pessoa.
OUSADIA seria a palavra adequada para descrever a história de Luciano. Ele não teve medo em criar algo que até pudesse chocar pessoas com as mentes mais fechadas. O autor ousou em querer expressar a realidade atual sem ficar mascarando a realidade com algo do tipo "BONITINHO" e "PERFEITINHO.
Ágata é uma mulher real e um tanto rebelde. Não se trata da PROTAGONISTA HERÓICA criada por muitos escritores que visam somente trazer para seu público um LIVRO COMERCIAL e AGRADÁVEL. Nela, podemos enxergar diversas facetas presentes nas criaturas do sexo feminino, mas nenhuma delas fazem desmerecer as qualidades do dito "SEXO FRÁGIL".
Essa capa está linda!!!
Tanto Ágata como os PERSONAGENS SECUNDÁRIOS, em sua maioria, são PESSOAS INCONSTANTES e por muitas vezes IMATURAS. Quando falamos em inconstância e imaturidade, o leitor logo se assusta, imaginando que poderia se meter em algo descortês. Entretanto, não é o caso da referida obra. Por incrível que pareça, o LITERATO conseguiu construir uma história perfeita, bem acabada e CHEIA DE NUANCES com essas FIGURAS REALISTICAMENTE CONSTRUÍDAS.
Resenhar "Mudanças de um Destino" é algo que exige MUITA CAUTELA e HABILIDADE para expor as qualidades da obra sem estragar as SURPRESAS e MISTÉRIOS ENVOLVIDOS. Por esse motivo, vocês já constataram o que mencionei anteriormente, ou seja, o fato de reservar-me o direito de não pormenorizar as minúcias do livro. Nossa!!! Quis ser tão detalhista agora, que acabei sendo REDUNDANTE, mas curto lançar-me em certas IMPERFEIÇÕES DESCRITIVAS, mesmo que os mais ERUDITOS resolvam me atacar com PEDRAS.
"Mudanças de um Destino" é uma história que me deixou imensamente feliz pelo fato de fazer-me enxergar NOVAS POSSIBILIDADES DE CONSTRUÇÕES LITERÁRIAS. Acredito que é uma história do tipo "OU VOCÊ AMA OU VOCÊ ODEIA.  Somente AUTORES CORAJOSOS conseguem desenvolver TRAMAS desse tipo, pois seu real interesse consiste na exposição do VERDADEIRO e nada mais.
Tive uma FORTE IMPRESSÃO. Pareceu-me que Luciano pensou: "Escrevo pelo prazer de narrar ALGO INUSITADO. Você pode adorar ou você pode odiar. Não procuro o seu AGRADO e não tenho MEDO DE SUA DESAPROVAÇÃO. Descrever o que os personagens me ditam é o meu DESEJO."
Por tabela, MINHA INTUIÇÃO diz que as ditas "MENTES FECHADAS' não irão apreciar a obra e até poderão DENEGRIR O ROMANCE COM PERFÍDIAS ARGUMENTAÇÕES. Entretanto, eu, como um leitor que não se prende a PRECONCEITOS BOBOS E INFANTIS, irei sempre ALUDIR AO ASPECTO GRANDIOSO DO LIVRO e RECOMENDÁ-LO AOS MEUS AMIGOS LEITORES. E por falar em recomendação, "Mudanças de um Destino" é um daqueles livros que se torna ideal para pessoas cujo o intento é SAIR DE SUA ZONA DE CONFORTO.
Se liga nessa contracapa!!!
Enquanto resenho, veio uma PERCEPÇÃO ENGRAÇADA acerca do livro. Vou registrá-la. A obra gerou-me a sensação de assistir uma NOVELA com DIVERSOS NÚCLEOS e ENREDOS PARALELOS ao estilo "Rainha da Sucata". Se vocês lerem o livro e tiverem assistido à novela, entenderão porque falei isso. Espero que compreendam o sentido dessa ALEGAÇÃO como um ELOGIO, porque é desse jeito que me pronuncio.
Em um LIVRO RECHEADO DE TRAMAS E SUBTRAMAS, não há como não se envolver com determinados acontecimentos, outro fato que foi dito anteriormente ou pelo menos deixei subentendido. Para ilustrar o meu envolvimento, citarei alguns trechos do livro?
— Engraçado não é? — comentou ela pelo microfone conectado aos fones do piloto. — Às vezes na vida conseguimos realizar alguns sonhos — ela se virou pra olhar pela janela, e Eduardo a viu enxugar algumas lágrimas de seu rosto." (p. 63)
Trouxe a citação para minha vida e filosofei sobre os poucos SONHOS realizados e sobre aqueles que nunca realizarei. Revelo que fui tomado por uma breve tristeza, porém benéfica. A compreensão de que sempre haverá lacunas a serem preenchidas é fantástica. Como diria o escritor Magan, "Um CORAÇÃO que das TREVAS se enche, que ao abismo se encontra, é um espaço para que um dia possam morar as ESTRELAS." Meu olho esquerdo se dissolveu em lágrimas.
Aponto outra citação que me causou uma certa comoção:
— Eu estava conversando com Daniel e um outro amigo no bar. Sobre esse sentimento. Bem, de que não fazemos diferença.
— Eles também se sentem assim?
—  Acho que sim. Eles só não admitem, mas tenho certeza disso." (p. 66)
Essa foi a passagem que mais me tocou. MEXEU NA FERIDA. Noto que para muitos amigos, não faço falta alguma. Simplesmente, transformei-me numa PEÇA DESCARTÁVEL e para eles, estou esquecido. Recados e perguntas não são mais respondidos. Alguns até parecem arquitetar formas frias para me machucar. O fato é que não entendo CERTAS DEMONSTRAÇÕES DE DESAFETO. Entretanto, nessa VIDA SOLITÁRIA, compreendo que ao cair no ESQUECIMENTO e no DESPREZO de muitos, não devo forçar nada. AMIZADE é um PROCESSO NATURAL e somente quem me aprecia verdadeiramente como um amigo retorna. Deixo que o tempo leve para longe algumas pessoas. Espero que me tragam outras.
Não quero estender mais. Contudo, trago ainda um trecho que serve como ÓTIMA REFLEXÃO para a VIDA DOS CASAIS. É um trecho tão realista que, de certa forma, causou-me um CHOQUE. Mas amei perceber a SENSIBILIDADE DO AUTOR ao captar CERTAS VERDADES do COTIDIANO HUMANO:
— Só estava pensando. Nos casamos porque queremos ficar juntos, porque só queremos um ao outro. Aí, os filhos chegam e tudo muda. Nos esforçamos ao máximo para ainda nos importar um com o outro, para ter tempo um para o outro, e mesmo assim tudo fica um pouco diluído. Estamos tão ocupados cuidando dos filhos, nos preocupando com eles, levando as crianças de um lado para o outro... elas se tornam o foco de nossa vida. Certo dia, os filhos vão embora e, de repente, estamos sozinhos outra vez, Ainda nos preocupamos com eles mais do que qualquer outra coisa, mas na verdade, não podemos fazer nada de construtivo. Então, temos que juntar os cacos e começar tudo de novo um com o outro."
Essa DEFINIÇÃO sobre a VIDA DO CASAL está espetacular. Trata-se de algo muito inteligente. O que vocês acham? Concordam comigo?
Como falei, não quero me delongar mais. Já entenderam então qual é a classificação no Skoob?
Evidente que foi CINCO ESTRELAS. Se você for esperto e quiser adquirir um exemplar do livro, clique aqui.
Espero que vocês tenham gostado dessa resenha. Deixem nos comentários a opinião de vocês. Em breve, terei a resenha em vídeo desse livro em meu canal do youtube Filósofo dos Livros, mas antes que tal, você assistir o vídeo anterior? Clique aqui e veja!!!
Abraços e até a próxima postagem.

21 comentários:

  1. Uma resenha interessante e intrigante pois deixa me curiosa em saber que tipo de mocinha é ela parece que foge a todos os clichês. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Regiane, acredito piamente que você irá gostar desse livro. Beijos!

      Excluir
  2. Saiba que a sua resenha foi um belo presente de aniversário para mim, suas sinceras palavras tocou o meu coração meu amigo. Neste dia especial pra mim foi um dos melhores presentes que ganhei. Sua resenha está impecável, tu conseguiste captar de forma brilhante os pontos centrais dessa trama elaborada por mim.Muito obrigado Fernando, forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa!!! Fiquei emocionado em saber que foi um dos melhores presentes. Abraços!!!

      Excluir
  3. Sinceramente, resenha sensacional! Parabéns Fernando.

    Luciano demonstrou nessa obra, uma capacidade inegável de enxergar a o intrínseco do ser humano. Sem dúvida, uma obra para se ler refletir e aprender bastante. Sou fã de autores assim, que gostem de passar mensagens aos leitores.

    Parabéns Luciano. É muito bom vim te prestigiar nessa data tão significativa pra ti.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu mano merece esse parabéns de verdade. Abraços!!!

      Excluir
  4. Uau! Nando tá sempre arrasando nas resenhas...
    Vai acabar me falindo, to morrendo de vontade de comprar todos os livros que tu resenha. hahaha <3
    O autor me parece ter realizado um ótimo trabalho nesta obra... Parabéns aos dois. <3

    ResponderExcluir
  5. Demais. Ou voce ama ou odeia, pois eu já estou amando a Agatha. Gosto de mulheres fortes, determinadas. Gostei muito. Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será que ela é tão forte assim?
      Descubra, rs..

      Excluir
  6. Livro interessante!!Resenha linda!! Encantada aqui com a forma que você apresentou o livro. Aproveito o ensejo para parabenizar o autor, pela passagem de seu aniversário. Felicidades e muitas realizações!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagino que o autor esteja feliz com os parabéns.
      Abraços!

      Excluir
  7. Nando resenha espetacular.Me fez refletir muito sobre a vida.
    O livro parece ser maravilhoso e real gostei muito.
    Parabéns Nando arrasou!
    Beijos!!!!

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Uiiii que resenha show de bola, os livros do Luciano me chamam muito atenção e com as resenhas do senhor Fernando Nery, Oh Filosofo dos Livros aguça mais a minha curiosidade....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. Agradeço mais ainda pela sua presença constante, querida!!!

      Excluir
  10. Fernando, que bela resenha! Despertou a minha curiosidade sobre o livro. Eu o vi no blog do Léo e observando a capa fiquei curioso. Agora, lendo tudo o que você escreveu, aguçou ainda mais a minha curiosidade. Parece profundo, daquelas leituras que nos fazem parar e refletir.

    ResponderExcluir
  11. Que bom que ao ler a resenha do amigo Fernando, tenha despertado em ti a vontade de ler o meu livro. O livro é sim reflexivo meu amigo Ademilson. Abs!

    ResponderExcluir

Seu comentário é importante para mim.
Deixe sua opinião, pois vou amar saber o que você pensa!