Sejam bem-vindos(as) e sintam-se convidados(as) a participar do blog Filósofo dos Livros com sugestões, comentários, críticas, dúvidas, compartilhamentos ou só com um “oizinho” de vez em quando!

sábado, 28 de maio de 2016

7 Dicas Para escritores iniciantes, por Brendo Hoshington

Olá, Galera!!!
Hoje é sábado e inauguramos a Coluna do Brendo. O querido rapaz nos fala sobre 7 Dicas Para Escritores Iniciantes. As sugestões de Brendo Hoshington estão demais e demonstram que ele tem maturidade e conhece bem o assunto. Leiam e aproveitem!!!

7 Dicas Para Escritores Iniciantes
Você tem paixão pela literatura. Uma imaginação fértil. Talento e desejo de escrever. 
Decide então que quer ser escritor, e acaba descobrindo que o mundo da literatura não é nada como você imaginava. 
As barreiras aparecem. A falta de tempo, o bloqueio criativo, a desvalorização do próprio talento e tantos outros empecilhos. 
E acredite ou não, todos os escritores passam ou passaram por isso um dia, mas o que diferencia um escritor fracassado de um que conseguiu chegar lá é apenas uma coisa... 

1# A força de vontade
Ter força de vontade é o principal elemento para conquistar nossos sonhos, objetivos e metas. As dificuldades aparecerão uma hora ou outra, mas você deve ser forte e perseverar. 

 “Só é lutador quem sabe lutar consigo mesmo.” 
Carlos Drummond de Andrade 

Uma das fases mais importantes do processo de escrita vem muito antes das primeiras palavras colocadas no papel. É preciso entender o universo da literatura.

2# Leia:
Essa deve ser uma das dicas que você já estar cansado de ler em blogs por aí, no entanto o que poucos dizem é que não basta apenas ler, é necessário estudar o livro. 
Não se perca apenas na história, mas esteja atento as técnicas usadas pelos escritores para descrever suas ideias. 

“Qualquer ideia que te agrade, 
Por isso mesmo... é tua. 
O autor nada mais fez que vestir a verdade 
Que dentro em ti se achava inteiramente nua...”
 Mário Quintana 

Você começou a escrever, e a folha em branco tanto pode lhe servir como um convite para voar pelas linhas da imaginação, como também se colocar como uma enorme barreira. As ideias antes formadas em sua mente não se tornam palavras perfeitas em apenas um flash. E tudo que você escreve não parece bom o bastante, e isso só piora. Por isso... 

3# Escreva tudo de uma vez: 
Isso porque nossa parte autocrítica acaba nos atrapalhando nessa etapa. Se lermos o que estamos escrevendo a tendência a desistir é enorme. Por isso escreva tudo de uma vez, sem parar para ver o que já escreveu, apenas escreva, escreva e escreva. Deixe seu lado criativo fluir nesse momento, e não se importe se estiver escrevendo errado, você terá a oportunidade de consertar isso depois. Apenas não olhe para trás. 

 “O que é verdadeiramente imoral é ter desistido de si mesmo.” 
Clarice Lispector 

Agora, com o que podemos chamar de rascunho, é que começa a verdadeira escrita, afinal, escrever é reescrever. 

4# A edição: 
A edição é talvez o ponto mais importante de toda a escrita. Por isso, vamos fazer bem feito. É claro que em primeiro lugar você deve deixar sua obra guardada por um tempo, pois você pode estar tão ligado ao texto que isso acabará te impedindo de encontrar erros. Outra coisa muito importante na edição é cortar palavras desnecessárias, e fazer mudanças que possam melhorar sua obra. Essa é a fase em que você deve dedicar mais tempo. Dê o máximo de si, e se deixe gastar. Verifique se não há controversias em sua história, e não deixe que nada passe despercebido. Uma vez publicado o livro, você não poderá mais voltar atrás. É importante também que você saiba a hora de parar, pois seu lado perfeccionista pode acabar transformando a edição em um círculo giratório, e todo esse processo pode acabar se tornando cansativo. A cima de tudo equilibre as coisas. 

 “Nunca nada grandioso no mundo foi feito sem uma grande dose de paixão.” 
Georg Wilhelm Friedrich Hegel 

5# Controle sua história: 
Você criou um mundo, personagens e conflitos. Sendo assim você é quem controla tudo. Nada deve fugir ao seu conhecimento. Você entende a mente de cada personagem e sabe o que estar acontecendo em cada canto do seu livro. Isso é importante para que não haja buracos na sua história. Você não pode dizer que um personagem tem o cabelo ruivo e em menos de dois segundos descrevê-lo como um loiro bronzeado. Por isso é interessante que você faça um diário de escrita. Colocando nele todas as informações dos seus personagens, desde características físicas a emocionais.

 “Mude seus pensamentos e você muda seu mundo” 
Norman Vicent Peale 

6# Não desanime: 
Talvez começar a escrever um livro não seja a parte mais difícil, mas sim terminá-lo seja. Mais uma vez a autocrítica vem para te atrapalhar e você pode acabar desanimando. Mas tenha força de vontade, você consegue. É importante compreender que você está no controle, e não se deixar levar pelos sentimentos negativos. Se a vida de um escritor é difícil, então seja um escritor forte.

“Quando um homem não se encontra a si mesmo, não encontra nada.” 
Johann Goethe 

E não se esqueça de que apesar de toda corrupção que há no mundo nós ainda somos seres humanos, ainda queremos possuir sensações, queremos sorrir, queremos chorar, queremos sentir, sendo assim nunca se esqueça... 

7# Escreva com o coração: 
Não importa o que esteja escrevendo, ou qual mensagem você pretende transmitir através das suas palavras, nunca deixe de escrever o que há de melhor em você. Já que a escrita é um pedaço de quem nós somos, então que ao menos seja o melhor pedaço. 

 “Eu não escrevo em português. Escrevo eu mesmo.” 
Fernando Pessoa


Então, o que acharam dessas dicas? Comente e compartilhe com os amigos.
Abraços e até breve!

11 comentários:

  1. Respostas
    1. Que bom que vc gostou das dicas do Brendo.
      Abraços

      Excluir
  2. Uau! dicas showww de bola Brendo, super ameii, parabéns pelo artigo meu lindo, e parabéns ao blog por mais esse sucesso <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Cristy pela sua presença constante!!!

      Excluir
  3. Respostas
    1. E obrigado a você pelo excelente texto, menino!!!

      Excluir
  4. Gostei bastante... Muito boas as dicas!!! Parabéns.
    https://youtu.be/JdFqwzeNBoc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Brendo arrasou mesmo, não é amigo!!!
      Abraços!!!

      Excluir
  5. Respostas
    1. Bom mesmo, não é?
      Eu sou suspeito para falar, mas adorei!!!

      Excluir

Seu comentário é importante para mim.
Deixe sua opinião, pois vou amar saber o que você pensa!