Sejam bem-vindos(as) e sintam-se convidados(as) a participar do blog Filósofo dos Livros com sugestões, comentários, críticas, dúvidas, compartilhamentos ou só com um “oizinho” de vez em quando!

segunda-feira, 30 de maio de 2016

Dica: Livros que falam de Exorcismo

Olá, Galera!!!
Ontem, publiquei uma foto minha com a tabua de Ouija que faz parte do livro "O Exorcismo", de Thomas B. Allen. Algumas pessoas ficaram curiosas sobre o assunto e já querem uma resenha. Pedem-me insistentemente. Outras, perguntaram se existem outras obras que falam a respeito de algo tão tenebroso.
Colocarei o nome de quatro livros e suas respectivas sinopses. Clicando na capa de cada um, vocês serão direcionados para o site de compra de cada obra. Espero que gostem e aproveitem bem as dicas.

Sinopse do livro "O Exorcismo", de Thomas B. Allen

A história real que inspirou o clássico O Exorcista. “Livrai-nos de todo o mal, amém.” Um fenômeno quase paranormal atingiu o mundo em 1973. Multidões sofreram de náuseas, desmaios, alucinações e calafrios, numa histeria coletiva sem precedentes. Todos aparentemente possuídos por um filme: o já clássico O Exorcista, dirigido por William Friedkin e adaptado do romance que o roteirista Willian Peter Blatty lançara dois anos antes e que completa 45 anos em 2016. Se a ficção consegue ser tão assustadora, imagine o poder contido na história real? Muitos não sabem, mas a obra-prima de W. Peter Blatty não se trata de uma invenção. Ela foi inspirada num fenômeno ainda mais sombrio, desses que a ciência não consegue explicar: um exorcismo de verdade. A história real aconteceu em 1949, e você pode conhecê-la — se tiver coragem! — no livro Exorcismo, do jornalista Thomas B. Allen, lançamento da DarkSide Books em 2016. Exorcismo narra em detalhes os fatos que aconteceram com Robert Mannheim, um jovem norte-americano de 14 anos que gostava de brincar com sua tábua ouija, presente que ganhou de uma tia que achava ser possível se comunicar com os mortos. Thomas B. Allen contou com uma santa contribuição para a pesquisa do seu trabalho. Ele teve acesso ao diário de um padre jesuíta que auxiliou o exorcista Bowdern. Como resultado, seu livro é considerado o mais completo relato de um exorcismo pela Igreja Católica desde a Idade Média. Os investigadores paranormais Ed e Lorraine Warren definiram a obra de Thomas B. Allen como “um documento fascinante e imparcial sobre a lluta diária entre o bem e o mal”. Exorcismo é um livro exclusivo da DarkSide Books, que vem em capa dura e o padrão de qualidade quase psicopata da editora. Ele ainda vem com uma surpresa para os leitores mais audaciosos: uma reprodução da tábua Ouija que pode ser jogada usando o marcador de página.

Sinopse do Livro "O Exorcista", de William Peter Blatty
Um clássico do terror com mais de 13 milhões de cópias vendidas “Impossível parar de ler. Poe e Mary Shelley reconheceriam [William Peter Blatty como mais um integrante do limbo ambíguo entre o natural e o sobrenatural... De arrepiar.” – Life 
Uma obra que mudou a cultura pop para sempre, O exorcista é o livro que deu origem ao maior filme de terror do século XX. Quatro décadas após chocar o mundo inteiro, a obra-prima de William Peter Blatty permanece uma metáfora moderna para o combate entre a fé e o profano em forma de um dos romances mais macabros já escritos.

Sinopse do livro "O Demonologista", de Andrew Pyper
Basta ler para crer “A maior astúcia do Diabo é nos convencer de que ele não existe”, escreveu o poeta francês Charles Baudelaire. Já a grande astúcia de Andrew Pyper, autor de O Demonologista (DarkSide Books, 2015), é fazer até o mais cético dos leitores duvidar de suas certezas. E, se possível, evitar caminhos mal-iluminados. O personagem que dá título ao best-seller internacional é David Ullman, renomado professor da Universidade de Columbia, especializado na figura literária do Diabo – principalmente na obra-prima de John Milton, Paraíso Perdido. Para David, o Anjo Caído é apenas um ser mitológico. Ao aceitar um convite para testemunhar um suposto fenômeno sobrenatural em Veneza, David começa a ter motivos pessoais para mudar de opinião. O que seria apenas um boa desculpa para tirar férias na Itália com sua filha de 12 anos se transforma em uma jornada assustadora aos recantos mais sombrios da alma. Enquanto corre contra o tempo, David precisa decifrar pistas escondidas no clássico Paraíso Perdido, e usar tudo o que aprendeu para enfrentar O Inominável e salvar sua filha do Inferno. Este é um daqueles livros que você não consegue largar até acabar a última página, ainda que vá precisar de muita coragem para seguir em frente. O Demonologista ganhou o Prêmio de Melhor Romance do International Thriller Writers Award (2014), concorrendo com autores como Stephen King. Entrou em diversas listas de melhores livros de 2013, foi finalista do Shirley Jackson Award (2013) e do Sunburst Award (2014), chegou ao topo da lista dos mais vendidos do jornal canadense Globe and Mail e foi publicado em mais de uma dezena de países. O Demonologista chega agora aos leitores brasileiros numa luxuosa edição em capa dura como só a DarkSide Books sabe fazer. Leia O Demonologista antes de ele chegar ao cinema, nas mãos de Robert Zemeckis, diretor de Forrest Gump (1994) e da trilogia De Volta Para o Futuro (1985-1990). ANDREW PYPER (1968) é o premiado autor de seis romances, entre eles Lost Girls (1999), vencedor do Arthur Ellis Award, selecionado pelo New York Times como um dos livros do ano, e best-seller nas listas do New York Times e do Times (Inglaterra). Seu livro The Killing Circle (2008) foi eleito o melhor romance policial do ano pelo New York Times. Três romances de Pyper, incluindo O Demonologista, estão sendo adaptados para o cinema. E ainda assim, seus livros continuavam inéditos em nosso país. Claro que tinha que ser a DarkSide Books para trazer esse mestre moderno do terror e suspense para o Brasil.

Sinopse de "Exorcismus - Sob a Influência do Mal", de Moisés Calado
Esta é mensagem de algumas pessoas, que por motivos de privacidade desejam manterem-se sob o manto da escuridão, porém quiseram trazer-nos um pouco da guerra oculta entre o bem e o mal, que desde a existência do universo nos aflige. 
Numa singela cidade no interior do Agreste de Pernambuco, vivia uma renomada e abastada família que estava sofrendo com acontecimentos inexplicáveis, anormais. Um jovem escritor, advogado e pesquisador, numa certa manhã, é acometido por sua governanta que o notifica de um pequeno bilhete que lhe fora deixado antes que ele levantasse para consumar o seu ágape matutino. A mensagem praticamente o intimava a comparecer a maior e mais rica casa da região. 
Acompanhado de um antigo professor de psicologia da faculdade de Direito onde ele havia estudado, segue rumo aos desvendes desse grande e assustador mistério. Necessitando de uma ajuda científica que os receitassem medicamentos, os doutores Sócrates e Pedro enviam uma carta a capital solicitando a presença do renomado psiquiatra Paulo Lima. Inconformados com o caminho que os acontecimentos dentro da casa tomavam e sem mais opções no campo científico, os senhores da grande residência decidem chamar um dos mais conceituados padre exorcista das redondezas. 
Acompanhado por um jovem e cético padre recém-chegado do Vaticano, o exorcista Emanuel parte em uma grande jornada espiritual e instrutiva, duelando contra o ceticismo do seu companheiro e mostrando-lhe todos os caminhos e enlaces existentes na épica batalha entre Deus e o Diabo.

Se vocês tiverem alguma dica de livros sobre o assunto, deixem nos comentários.
Abraços e espero que vocês exorcizem os demônios de suas vidas.

2 comentários:

  1. Ótimas dicas, Fernando!
    Ah... Obrigado por indicar minha singela obra em meio a grandes saltérios como esses que foram sugeridos por ti.

    Grande abraço.
    Cordialmente,

    Moisés Calado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado meu amigo. Algumas pessoas, que já leram sua obra, falaram muito bem dela.
      Abraços!!!

      Excluir

Seu comentário é importante para mim.
Deixe sua opinião, pois vou amar saber o que você pensa!