Sejam bem-vindos(as) e sintam-se convidados(as) a participar do blog Filósofo dos Livros com sugestões, comentários, críticas, dúvidas, compartilhamentos ou só com um “oizinho” de vez em quando!

quarta-feira, 4 de maio de 2016

Feliz Aniversário, Blog Filósofo dos Livros + presentes

Olá, Galera!
Hoje, o blog completa 1 ano. A felicidade se escancara em meu coração. A princípio, ele seria apenas um apoio para meu futuro Canal do Youtube e nada mais. Como não tinha coragem de gravar vídeos, fui criando textos. A superação do medo não demorou para acontecer e no dia 09 de maio, gravei meu primeiro vídeo. Pensei que ao nascer o Canal, o blog morreria, porém ele cresceu.


Existem coisas bem interessantes a respeito da criação dos dois. Passava por uma crise espiritual e pouca gente sabe disso. Na época, fazia parte de uma Comunidade Religiosa e ocupava a posição de Postulante da mesma. O carisma consistia em zelar pela Família Tradicional
Paralelamente ao Blog e Canal, criei um Perfil no Facebook para divulgar minhas leituras. Poderia usar o perfil conhecido pela Comunidade Religiosa? Não, eu não poderia. Eles reprovavam muitas leituras feitas por mim e implicariam com minhas postagens.
Apesar de fazer tudo no esconderijo de minha alma, temia ser descoberto. Não tinha certeza se continuaria com esse trabalho. Pairavam dúvidas e muitas crises no coração. Desolações espirituais aterrorizavam minha alma.
Olha os brinquinho, rs...
Em meus primeiros vídeos, tinha até medo de usar brinco para não ser criticado. Com o tempo adotei os brinquinhos em minha vida. Tal adoção pode parecer aos leitores um gesto pequeno. Para mim, a atitude tem importância ímpar.
Por influência religiosa, adotava uma linguagem simples em minha vida toda. Pessoas desconhecem esse fato, mas a espiritualidade aprendida tanto no primeiro seminário como nessa comunidade incentiva o uso dos vocábulos mais corriqueiros. Segundo elas, Jesus Cristo falava uma linguagem simples e cativava o povo, enquanto as autoridades religiosas (fariseus e saduceus) abusavam do poder por meio de uma linguagem sofisticada, inacessível ao povo.
Meu Primeiro Livro
Fui contaminado com essa forma de pensar. Enquanto religioso, deveria entender palavras difíceis para combater figuras do poder. Com o passar do tempo, fui me tocando que tal linha de pensamento não fazia muito sentido. Aos poucos, fui incluindo palavras pouco mais difíceis. Hoje, faço uma mescla. Procuro não escrever nem tanto difícil e nem tanto fácil. Observo uma certa tendência a isso no mercado literário. Para ser realístico, escrevo conforme a inspiração. Se o meu texto vem com palavras fáceis, escrevo dessa forma. Se um vocabulário mais erudito aparece, uso conforme me vem a mente. É assim que escrevo. É assim que procederei.
Por causa de receios em relação a comunidade e o medo de ser descoberto, não abusava tanto de brincadeiras. Hoje, uso mais do humor e da diversão. Em janeiro deste ano, desliguei definitivamente da Comunidade Religiosa. A partir daí, mudanças mais fortes e significativas surgiram como um atropelamento. Até alguns colegas literatos se escandalizaram com algumas posturas e fizeram me injustas acusações, pois não entendiam  minhas atitudes. Incompreensões feriram-me bastante. Acredita que no ramo literário, certos preconceitos não imperassem.
O meu livro "A Boneca Fantasma" foi escrito em meio as crises. Sutilmente, falei de um padre repressor como símbolo de sentimentos que absorviam minha vida. Essa é a primeira vez que comento tal detalhe da obra.
A respeito do layout do blog, procurei dar aparência das HQs de minha infância. O gif da piscadinha que se encontra na lateral de meu blog foi feito por um amigo e bem antes desse blog. Ele traz referências a seriados antigos. O close do rosto refere-se a abertura do seriado "A Feiticeira".  No lugar da mexidinha do nariz, foi colocada a piscadinha em homenagem à "Jeannie, é um Gênio". No plano de fundo do gif, aparecem estrelas que fazem parte da abertura da antiga "Mulher Maravilha".


Enfim, trago boas referências. O blog traduz HQs e seriados antigos.
Em homenagem aos meus leitores inscritos, estarei oferecendo brindes surpresas ao leitores. Quanto mais comentários, mais brindes. Lembro também que rola um outro sorteio de aniversário. Confira, clicando aqui.
Queria fazer um agradecimento especial à Editora Percurso que realizou um grande sonho em meio ao final de minha crise (risos): lancei o livro "A Boneca Fantasma". O fruto da crise renasceu de uma linda maneira.
O Caminho onde as Histórias se encontram!!!
Termino essa postagem agradecendo a presença de todos que me alegraram com suas leituras e comentários. Informo que o prazo de participação das brincadeiras é até o dia 09 de maio às 15 horas, pois pretendo unir a festa do blog com a festa do Canal. Nesse sentido, os leitores do blog, levam vantagem, pois foram avisados antes dos inscritos do youtube. Sugiro que convidem seus amigos para comentarem nesse post. Lembro mais uma vez que mais comentários, geram mais premiações. Todas serão surpresas com exceção do Livro "A Boneca Fantasma" anunciado em outra postagem. É importante lembrar que os ganhadores devem ter endereço de entrega no Brasil. Eu mesmo vou entrar em contato com os vencedores, por isso, deixem seu email, após o comentário. Email não respondido, prêmio perdido. O prazo de resposta é de 48 horas. Os comentários mais bonitos e singelos poderão receber prêmios bem interessantes.


Abraços e mais uma vez, agradecimentos sinceros.

28 comentários:

  1. Feliz aniversário de um ano do seu blog meu amigo. Vida longa ao teu maravilhoso blog. O conteúdo é muito bom. Que o blog cresça ainda mais. Forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luciano, muito obrigado!
      Desejo sucesso para nós todos!!!

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo seu trabalho e que se multiplique muitos e muitos anos!

    ResponderExcluir
  4. Que linda história meu caro filósofo, muito parecida com a minha... Fico Feliz pelo seu recomeço e que os livros foram suas inspirações. Feliz Aniversário e que veham muitas comemorações... Sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que nos identificamos!!!
      Isso é sinal de que nossa amizade dará muitos frutos.
      Abraços!!!

      Excluir
  5. Que bela história, cara. Me identifiquei com a questão religiosa. Sempre tive meus pensamentos, mas por muito tempo estive preso a outros pensamentos por causa da comunidade religiosa.

    Consegui sair, mudar e apesar de todas as dificuldades, também estou hoje em meu melhor momento. Muito sucesso a você; e Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gustavo, fico feliz em poder compartilhamos nossas histórias!!!
      Abraços!!!

      Excluir
  6. Hoje vai ser uma festa
    Bolo e guaraná
    Muito doce pra você
    É o seu aniversário
    Vamos festejar
    E os amigos receber

    Mil felicidades e amor no coração
    Que a sua vida seja sempre doce e emoção
    Bate, bate palma que é hora de cantar
    Agora todos juntos vamos lá

    Parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa música é demais, minha amiga!!!
      Beijos!!!

      Excluir
  7. Parabéns por esses um ano, imagino que nesse meio tempo você deve ter passado por muitos altos e baixos, certezas e incertezas, mas foi com sua sabedoria, dedicação, força de vontade que te fizeram chegar até aqui. Imagino o quanto deve ser trabalhoso, ter que conciliar, vida pessoal, blog, canal, ter que editar vídeo, ficar por dentro das novidades, as vezes bate o cansaço e você imagina que não vai conseguir, porém o pensamento positivo e sempre maior, sua coragem. Sou uma pessoa que da muito valor aos trabalhos dos blogueiros, vejo cuidado que vocês tem não só com seus trabalhos, mas também com nós leitores. Te desejo nessa caminhada, muito sucesso, e que você possa chegar aos 10 anos de blog, parabéns mais uma vez.
    E-MAIL: lannawesley@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sofremos, minha amiga. Mas a alegria recompensa. Muito obrigado pela sua participação!!!

      Excluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pelo Blog e por sua história de vida! Sabemos que independente do modo que pensamos são as nossas ações que nos levam a Jesus, e você tem feito o BEM, sim, pois de certa forma você ajuda as pessoas a encontrarem um sentido para suas vidas, seja através de resenhas, ou nas postagens que publicadas em seu blog. Quanta história real já deve ter sido comparada com algum livro resenhado por você.Imaginou!! Que legal!!Então, desejo a você sucesso e mais sucesso!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anny, seu comentário me emocionou!!!
      Obrigado por tudo!!!

      Excluir
  11. Parabéns ao Blog e a você, por ter superado tantas coisas e enfim ter se dedicado aquilo que você gosta. Os teus trabalhos são feitos de maneira muito bonita, que cativa os amigos e seguidores. Continue assim cara, parabéns!

    Abraços.

    ResponderExcluir
  12. Parabéns pelo aniversário Nandinho.Foi muito bom te acompanhar neste ano. Aprendi, cresci, vivi foi muito importante pra mim. Você se tornou um grande amigo que guardo no coração. Te desejo muito sucesso e ótimas leituras. Beijos da Lu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu, você a presença TOP 10 no blog. Muito Obrigadoooo!!!
      Beijos!

      Excluir
  13. Grande Fernando!

    Que notícia legal, cara! Parabéns por 1 ano de blog!
    Que venham muitos anos e muita coisa boa para passar á nós leitores ávidos!

    lembro-me bem quando completamos 01 ano, foi mágico!

    Tudo de bom para ti, rapaz!
    Tenho uma grande novidade! Confira no Irmãos Livreiros

    Abraços,
    Danny

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ter a presença do grande amigo Danny, deixa-me muito feliz!!!
      Abração!!!

      Excluir
  14. Parabéns, Fernando!
    Também sou blogueira de coração, digo até mais blogueira do que escritora, e isso iniciou como um refúgio (em 2010), quando tive o meu primeiro blog, hoje não mais existente. Assim como você, tento expressar o que vem de dentro. Continue fazendo esse trabalho com o coração. Gostei de saber da sua história. Vi que você está seguindo o meu blog... Obrigada! Já estou seguindo aqui também. \o Só não fiz antes porque estou de cama.

    Abraços e muito êxito pra ti.

    Simone Pesci

    http://simonepesci.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigadooooo!!! Estimo melhoras para você!!!

      Excluir
  15. Oh meu amigo
    Hoje é festa lá no Filosofo dos livros vai rolar muitos brindess....Você merece!

    ResponderExcluir

Seu comentário é importante para mim.
Deixe sua opinião, pois vou amar saber o que você pensa!