Sejam bem-vindos(as) e sintam-se convidados(as) a participar do blog Filósofo dos Livros com sugestões, comentários, críticas, dúvidas, compartilhamentos ou só com um “oizinho” de vez em quando!

quarta-feira, 18 de maio de 2016

Mulheres na Literatura Fantástica, por Cristy S. Angel

Olá, Amigos Literários!!! 
Venho trazendo uma novidade. Inauguro um projeto onde amigos poderão falar de temas interessantes aqui no Blog Filósofo dos Livros. A primeira amiga convidada é a Cristy S. Angel que conheci graças à Editora PenDragon, parceira nossa. O que dizer da Cristy? O sobrenome Angel faz jus a sua personalidade. Essa mulher, de fato, traz a doçura dos anjos em sua alma. Teclamos varias vezes e suas palavras são sempre cativantes.
Cristy S. Angel
Mencionei que a conheci por causa da Editora PenDragon, entretanto não dei o devido esclarecimento. Cristy é escritora e, em breve, vai lançar sua obra intitulada “Lendárias” que já está em pré-venda. Clique aqui para adquirir o seu exemplar. 
A nossa amada autora tem uma paixão enorme pela Literatura Fantástica. Isso é evidente, afinal seu livro Lendárias faz parte desse gênero. Por esse motivo, ela irá nos falar sobre um tema ligado ao tema que vocês já sabem qual é, pois é o título de nossa postagem. As informações dadas pela Cristy são espetaculares e levam-nos a refletir sobre o importante papel da mulher nesse tipo de Literatura. Sem mais delongas, termino o preâmbulo e deixo vocês com as palavras da escritora. Tenho certeza que vocês irão de deliciar com as fantásticas informações.

Mulheres na Literatura Fantástica
Quando se fala de livros de ficção, Fantasia com ação e aventura, logo se imagina um escritor homem. Afinal de contas, como eu li há poucos dias, uma frase que me chamou muita atenção dizia: “Como isso saiu da cabeça de uma mulher?” 
Claro que o autor da frase não pretendia menosprezar a capacidade fantástica de uma mulher (espero rsrs), porém existe muito preconceito ainda nos dias de hoje, quando o assunto é mulher. Vejo isso como Gamer nos jogos online, e vejo isso como autora e leitora também, já que segundo alguns, o lugar de mulher é na cozinha, ou no tanque. Sempre replico, brincando, que concordo: Lugar de mulher é no tanque mesmo, mas só se for tanque de guerra, haha. 
Bem, eu vim desmistificar que somente homens podem criar universos fantásticos literários com excelência. Vou usar exemplos de livros de ficção e fantasia com autoras mulheres. 
J.K. Rowling
Quem nunca ouviu falar de Harry Potter, aquele bruxinho que ganhou os corações de milhares de leitores (inclusive o meu rsrs) da autora J.K. Rowling? Mas você sabia que a autora teve que usar um pseudônimo que parecesse masculino? É isso mesmo, J.K. Rowling. O "K", de Kathleen, nome de sua avó paterna, foi acrescentado a pedido de sua editora, que pensou que o nome de uma mulher não seria atrativo para o público-alvo de jovens garotos. 
Sarah J. Maas
Outro nome da literatura fantástica (e minha autora estrangeira preferida) é Sarah J. Maas. Ela começou publicando na plataforma Wattpad e depois passou a enviar a história para agentes. 
Antes de encontrar um em 2009, “Trono de Vidro” foi comprado em março de 2010 pela Bloomsbury, que depois comprou mais dois livros na série que está disponível em 15 países e em 23 idiomas. Em 2015, a autora fechou contrato com uma produtora norte Americana que produzirá a série de TV dos livros da Sarah. 
A história da série de um jeito diferente é baseada em Cinderela, com a premissa de "E se a Cinderela não fosse uma serva, e sim uma assassina? E se ela não quisesse ir ao baile para encontrar o príncipe, e sim para matá-lo?”. 
Celaena Sardothien, a protagonista de “Trono de Vidro”, é Feérica. Sarah retrata bem esse universo cheio de magia e guerreiros espetaculares. 
Cassandra Clare
Em “Os Instrumentos Mortais”, Cassandra Clare nos brinda com o universo Shadowhunter (caçadora apaixonada aqui haha) onde os Nefilins (meio anjos e meio humanos) travam batalhas emocionantes contra demônios. A trama envolve vampiros, lobisomens e fadas que não são nada boazinhas.
Cassandra também é a mais famosa escritora de fanfics de Harry Potter. Ela também é amiga da escritora Holly Black, e seus livros ocasionalmente se coincidem, com Clare mencionando personagens dos livros de Black e vice-versa. 
Carolina Munhoz
Mas Cristy, só tem autoras de Fantasia estrangeiras? Certamente que não. Temos muitas autoras de obras fantásticas nacionais, como Carolina Munhoz que escreveu “A Fada”, “O inverno das Fadas”, “Feérica”, “O reino das vozes que não se calam” e outras obras incríveis. Carolina é Jornalista e atualmente reside nos Estados Unidos. 
Graci Rocha
Graci Rocha é outro exemplo, com seu livro “Imortal - A Maldição de Arthur”. Cass, a protagonista, é uma mulher temperamental que não suporta receber ordens. Ah! E que é também a filha do diabo. O primeiro livro da série conta como Cass e seu fiel escudeiro, Luke, partem em busca do medalhão Pendragon, herdado pelo rei Arthur, mais de mil anos antes. O único problema é que Arthur está morto e Lancelot é um imbecil! 
E claro não poderia deixar de falar de “Lendárias” (autora euzinha aqui rsrs). “Lendárias” veio para quebrar os paradigmas de bruxas velhas, com verrugas e caldeirões, em um mundo totalmente novo de magia com criaturas inéditas e outras mitológicas, guerreiros e maldições. 
Eu poderia citar uma lista enorme com excelentes autoras de fantasia, mas vou deixar vocês refletirem: Já leu uma obra fantástica de uma autora mulher? Não? Por quê? 
Espero que esse artigo tenha mostrado um pouco que nós, mulheres, também criamos mundos fantásticos maravilhosos, assim como os escritores homens. 
Um beijo carinhoso da Cristy. 

Então? Gostaram? Eu adorei!!! A autora nos deixou uma questão sobre as obras fantásticas. Que tal respondê-la? Ela e eu estamos bem curiosos pela resposta de vocês.
Beijos fantásticos no coração de todos e até breve!!!

25 comentários:

  1. Adoreiii... Sempre tem um pouco de preconceito contra as mulheres rsrs, Cristy é uma excelente escritora <3 bju Fulvia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem sombras de dúvida. O Preconceito ainda impera. Mas mulheres como a Cristy demonstram que ele pode ser superado!!!

      Excluir
    2. Infelizmente ainda tem, porém acredito que aos poucos vamos chegando lá rsrs, Obrigada Fulvia, bjs carinhosos <3

      Excluir
  2. Amei!! Além de autoras que já me inspiram ainda tem outras que anotei pra ler porque não conhecia. É muito bom ver que estamos falando disso! Adorei Cristy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seria bom trabalhar as mulheres nos diversos gêneros existentes. Já imaginou que bacana?

      Excluir
    2. Que bom que você gostou Priscila, <3 bjs carinhosos.
      Concordo com você Fernando, seria mesmo show rsrs

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Quando uma mulher escreve, quando uma mulher conquista seu espaço, todas as outras mulheres também avançam mais um passo. Acredito que esse estímulo é um dos mais importantes, pois trata de representatividade, de conquistas coletivas. Toda escritora deve saber que sua voz importa, que sua obra é importante e faz diferença no cenário literário e na sociedade. Não se deixem intimidar, não duvidem do talento que possuem.Você é forte, batalhadora, e corre atras do que sonha.Parabéns. não vejo a hora de ler o livro. Beijo <3 Lisiane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Lisiane, que mais mulheres possam avançar as barreiras do medo, da intimidação e nos agracie com seus talentos para o nosso deleite, bjs carinhosos <3

      Excluir
    2. Espero um dia poder falar do espaço da mulher como algo natural. Ainda tem essa coisa da conquista. Em pleno 2016, Mulheres já deveriam ter seu local garantido. Abraços!!!

      Excluir
    3. Espero um dia poder falar do espaço da mulher como algo natural. Ainda tem essa coisa da conquista. Em pleno 2016, Mulheres já deveriam ter seu local garantido. Abraços!!!

      Excluir
  5. Capa do livro lindo adore....Sucesso autora que Deus abençoe....Nando belo trabalhooooo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigada Beta, que Deus lhe abençoe também, bjs carinhosos. <3

      Excluir
    2. Olha!!! A Betinha recebendo bênção da autora!!! Que chique!!!

      Excluir
  6. Nossa que legal este post Nando. Amei! E eu não poderia deixar de mencionar essa autora ein, fiquei super interessada no livro da Cristy, e por essa capa linda, haha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado Vitoria, Obrigada flor,bjs carinhosos <3

      Excluir
    2. Olá, Vitória!!! Teremos muitas surpresas com relação ao livro da Cristy. Fique ligada no blog, minha amiga!!!!

      Excluir
  7. Maiorr orgulho ver que o teu trabalho Cris ta dando tao certo, e outra ameiii a matéria ja que sou mto fã da J.K e da Cassandra, acho que a tendencia é aumentar ainda mais mulheres na literatura, pq vamos concordar que elas criam historias maravilhosas �� sem deixar de mencionar a stephenie meyer que eu amo tanto haha u.u bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelos elogios feitos a minha parceira literária!!!

      Excluir
    2. Obrigada Jaque, shadowhunter na área haha, bjs carinhosos flor. <3

      Excluir
  8. Eu já comprei o meu exemplar, agora estou só aguardando chegar para devorar o livro.

    Fábio Vera Cruz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se é sobre o livro da Cristy, tenho certeza de que vai adorar

      Excluir
    2. Obrigada Fábio, espero que vc curta muito o mundo de Lendárias, bjs carinhos :)

      Excluir
  9. A mulher está conquistando seu espaço em diversos aspectos, posso dizer que na literatura o jogo virou e as mulheres tiraram o lugar dos homens, tornando-se a maioria dos escritores (e leitores).
    Na fantasia, um gênero que nos transporta para dentro da história, atiçando a nossa imaginação. O detalhismo e delicadeza feminina é essencial, nos deixa presos na história do início ao fim, nos faz participar da história junto com os personagens e não nos deixa largar o livro antes do fim! (quero receber 10 marcadores do livro "a boneca fantasma")

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns, Tagner!
      Você ganhou os 10 marcadores!!!

      Excluir

Seu comentário é importante para mim.
Deixe sua opinião, pois vou amar saber o que você pensa!