Sejam bem-vindos(as) e sintam-se convidados(as) a participar do blog Filósofo dos Livros com sugestões, comentários, críticas, dúvidas, compartilhamentos ou só com um “oizinho” de vez em quando!

quarta-feira, 18 de maio de 2016

Resenha: "Desperta para um bom dia com... Palavras", de Kiko Lopez, publicado pela Chiado Editora

Olá, Amigos!!!
Quem acompanha o blog, sabe que tenho parceria com a editora. A Chiado permite que eu escolha os livros e manda-me um por mês.
A presente obra não faz parte da minha lista de escolha. Ela foi me oferecida. Indicaram-me a leitura para que eu opinasse a seu respeito.
Kiko Lopez
De antemão, afirmo que a obra de Kiko Lopez é fabulosa. Arrisco-me a dizer que o livro é essencial para a vida humana. Sinto-me agradecido pela grande oportunidade que me foi dada.
Sabe aquela sensação que o ser humano tem de dizer "esse livro foi escrito para mim"? Foi justamente isso que ocorreu comigo, entretanto acrescento algo que pode parecer contraditório. "Desperta para um bom dia com... Palavras" foi escrito para mim e para todos. Estranho isso, não? A obra consegue ser particular e universal em um único momento, contrariando o princípio filosófico da não-contradição que menciona: duas afirmações contraditórias não podem ser verdadeiras ao mesmo tempo. Confuso? Louco? Pode ser tudo isso, porém permanece verdadeiro. Quando vocês lerem a obra, as ideias aclararão e entenderão o que digo.
O brilhante livro tem uma proposta audaz. O autor divulgou:

"Por uma vez, tiveste a ousadia de soltar os cordelinhos que amarravam a marionete, em que te transformaste em tantos monstros da tua vida, ao te deixares influenciar ou limitar pelos vícios e medos alheios."

Lombada da Obra
O maior objetivo se apresentou. Somos convidados a controlar os rumos de nossas vidas. Quer algo mais fascinante que isso? Chega de serem manipulados pelo acaso, tomem as rédeas de sua vida.
Para conseguir tal intento, recebemos 52 ferramentas . Cada uma deve ser vivenciada durante uma semana. Se já tiveram a perspicácia de fazer as contas, descobriram que temos 364 dias, ou seja, aproximadamente um ano.
O autor propõe temas semanais como: partilha, vida, mudança, prioridade, saúde, etc. Cada capítulo temático traz uma introdução que aborda o conceito (ferramenta) a ser trabalhado e depois traz lições para cada dia da semana.
Sinopse do livro na contracapa
Por fim, temos exercícios a serem executados.

"Não te preocupes! Nas próximas semanas, terás tempo e ferramentas de sobra, para trabalhar o desapego dessas mesmas limitações. Sim, leste bem. Eu disse semanas e que posteriormente se irão converter em meses. A cada objectivo a que te proponhas, deverás fazer-te acompanhar do respectivo e devido esforço."

Dentro da proposta, não há mentiras. Compete ao leitor o ato de se esforçar, cujo objetivo levará ao reencontro com o próprio "Eu". Nesse percurso, ocorrerá a percepção dos valores necessários para alcançar o respectivo destino.

"Não te limites a olhar,
vive antes de julgar"

Os temas são as ferramentas para soltar
 os cordelinhos que amarram as marionetes
Kiko Lopes criou um livro eminentemente prático. A leitura exige ações concretas no plano mental e corporal. Movimentem o cérebro, braços e pernas. Não deixem de agir. Todas essas coisas acarretam em mudanças significativas na vida de quem as pratica.

"Toda e qualquer Verdade, é e será sempre relativa. Neste caso, relativa a alguém  ou aos valores com que alguém rege a sua própria vida. No fundo, essa pessoa ao agir em conformidade com a própria Verdade, está a ser fiel a um determinado padrão de valores. Ao aceitá-la, estarás a respeitar esse mesmo padrão, mesmo não te identificando com ele. Essa Verdade, jamais dever ser tomada como uma certeza ou regra, com que a generalidade da sociedade se organiza e se relaciona. Trata-se apenas da definição prioritária para a pessoa que a assume, como base para a sua conduta pessoal e para a sua relação com os outros. É certo que todos nós temos o direito de acreditar no que quisermos, mas jamais o de soprar aos quatro ventos que a nossa Verdade é absoluta. Deverás por isso, ter a flexibilidade para te render a uma nova Verdade, que mais cedo ou mais tarde, poderá ou não, vir a fazer parte da tua própria realidade."

Lições para cada dia da Semana
Somos convidados a confrontar nossas Verdades com as Verdades alheias para a criação de novas Verdades. Isso é tão "Hegeliano":  tese + antítese = síntese. Temos em mãos um livro perfeito.
Na obrigação de resenhista, tive a necessidade de ler a obra em uma carreira só para avaliá-la, entretanto, escolhi um capítulo para vivenciar de acordo com o processo aconselhado.
Elegi o tema amizade que se encontra na 26ª semana. Como todos os textos do livro, somos contemplados com belas palavras. Existe uma espécie de carícias em todos os trechos de Kiko Lopez. Sim, os textos do autor espelham o amor e acarinham a alma, entretanto, não deixam de serem exigentes com o leitor.

"Sempre que sofres com a felicidade de alguém, é porque a Amizade não existe."

Exercícios a serem executados
Em meio a mimos, encontramos duras cobranças. O autor é fantástico nesse quesito. Dentro do tema da amizade, encontrei um sábio conselho:

"Mascarar uma relação, apenas te servirá para adormecer o coração. Se realmente gostas de alguém, sente-te livre para poder criticar e que no seu êxito, consigas ser suficientemente sincero para a poderes elogiar."

Uma vez, li que pessoas usam máscaras por tanto tempo, que elas se tornam seus próprios rostos. Aqui, temos o invitatório libertador para que o ser humano arranque as máscaras de seu espírito.
Há outro conselho sublime sobre a amizade que vale a pena ser compartilhado:

"Na tua relação com os outros, não te poupes em esforços para experienciar a verdadeira razão de sentir. A amizade exige de ti, uma enorme capacidade de perdão e de aceitação."

Será que preciso dizer algo mais para provar que estamos diante de uma obra louvável em seu cerne? Que livro perfeito é esse, hein? Não me faz ficar baldado.
Para essa obra magnífica, concedo a classificação de CINCO ESTRELAS no Skoob.
Renovo meu agradecimento à Chiado Editora o livro magistral e as obras maravilhosas que recebi devido a nossa parceria.
Tenho absoluta certeza de que os leitores do Blog Filósofo dos Livros estão loucos para comprar "Desperta para um bom dia com... Palavras". Adquira já o seu exemplar!


Aproveite para conhecer outras obras da Chiado Editora. basta clicar no logotipo abaixo:


Por fim, não se esqueçam de deixar seus comentários, pois suas opiniões são valorosas para mim. É importante repetir:

"Não te limites a olhar,
vive antes de julgar"

Beijo no coração de todos e até a próxima postagem.

10 comentários:

  1. Nossa que resenha agradabilíssima de se ler parabéns por te elaborado ela. Parabéns pro autor também ao criar esse livro. Livro fabuloso. Eu aprecio por demais autores que em suas obras nos apresente conhecimento e sabedoria, enfim conteúdo de qualidade para podermos evoluir como ser humano. Vi que é o caso dessa obra, comprarei o meu exemplar. Forte abraço amigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luciano, o livro é bastante agradável. Ao lê-lo, a primeira coisa que me veio a cabeça foi: esse livro é a cara do Luciano Otaciano. Inclusive, alguns ensinamentos lembram um de seus livros. Será que você adivinha qual é, meu amigo?
      Forte abraço para você também!!!

      Excluir
  2. Olá.
    Parece ser um livro que traz inúmeros pensamentos e forte reflexão ao leitor. Contudo, não aprecio muito esse tipo de leitura.
    De toda forma, anotei a dica.


    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de maio. Serão três vencedores!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Algo me diz que você pode gostar muito dessa obra!!!
      Abraços!!!

      Excluir
  3. Este livro parece ser realmente incrível,parabéns Fernando pela resenha show, e para o Kiko Lopez por esta bela obra!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em breve, farei sorteio desse livro aqui no blog. Fique ligada!!!
      Abração!!

      Excluir
  4. Caramba! Fernando Nery dando show de interpretação e elaboração de texto mais uma vez! Parabéns, amigo! Lendo essa sua resenha, dá mesmo uma vontade enorme de conhecer a obra de Kiko. Torço para que o livro seja norteador para muitos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Hezaro!
      Que prazer ter sua presença no blog. Sua opinião e de todos, que aqui aparecem, é importante demais para mim.

      Excluir
  5. Uiiii que resenha agradavelll simplesmente me chamou muito atenção! Estou vendo que eu preciso desse livro...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma obra fundamental para o ser humano!!!
      Obrigado pela presença, Beta Souza!

      Excluir

Seu comentário é importante para mim.
Deixe sua opinião, pois vou amar saber o que você pensa!