Sejam bem-vindos(as) e sintam-se convidados(as) a participar do blog Filósofo dos Livros com sugestões, comentários, críticas, dúvidas, compartilhamentos ou só com um “oizinho” de vez em quando!

segunda-feira, 6 de junho de 2016

A Difícil Arte de Ser um(a) Booktuber, por Pâm Constancio

Olá, Amigos Literários!!!
Ela é linda e muito simpática. Anima um dos melhores canais de Literatura. Sou um grande fã dessa menina. Infelizmente,  para os rapazes, tenho que dar uma triste notícia: ela está comprometida. Os garotos choram nesse momento, porém devo lembrar que meu blog é literário e não de namoro (risos).
O nome dela é Pâm Constâncio. O seu canal chama-se Momento Literário. Nossa amiga fala nesse post sobre "A Difícil Arte de Ser um(a) Booktuber". Vamos conhecer sua opinião sobre o assunto. A matéria está incrível!!!!!

Pâm Constancio
O que é ser um Booktuber? Começo com está pergunta que já me fizeram muitas vezes. Mas não necessariamente assim, simplesmente as pessoas não perguntam isso, ou melhor, não se interessam. Será a falta de vontade em assistir um vídeo sobre livros e leituras do mês? 
Em primeiro lugar, para ser booktuber, não precisa ter uma idade mínima ou máxima. Qualquer pessoa pode se tornar um de nós. 
Em segundo lugar, para ser um booktuber, não precisa de faculdade e muito menos de ensino médio completo. Você sabe ler e escrever? Perfeito! Crie seu canal e comece mãos a obras ou melhor olhos nos livros. 
Em terceiro lugar, para ser um booktuber, basta ter um celular, um app e óbvio criar um canal e agora: Boa Sorte, colega! 
Comentando um pouquinho sobre o que é ser um booktuber, existe a vontade de ler, não qualquer vontade, mas sim um amor pela leitura, seja uma HQ ou um livro sem “figuras”. Na vida de um booktuber, tem que exigir um tempo para gravar, um tempo para escrever uma resenha ou até mesmo o que falará no vídeo (uma tag por exemplo), e sério isso leva tempo. Muitos dias, gravamos na madrugada, já que alguns de nós mora em uma cidade muito movimentada, onde só fica em silêncio em horários, que nem podemos imaginar, fora que alguns de nós é casado e quando temos bebê (pode ser um pet de estimação também) em casa, isso implique um pouquinho pelo barulho ou bagunça do dia. Nossos estúdios são no improviso, nem todos têm equipamentos tops para gravações; Ás vezes, é com um celular e um abajur para servir de iluminação e quando o abajur não funciona? Vai com a luz do dia mesmo (aquela que entra pela janela do seu quarto sabe? Pois é). Nós, booktubers, fazemos tudo com amor e não simplesmente “vamos lá gravar qualquer coisa e @#%”. Não, óbvio que não. 
A maioria das pessoas acha que queremos ser famosos. Na verdade, nós, booktubers, não somos famosos e nem queremos isso. Somos conhecidos pela nossa simpatia e nossos conhecimentos literários. Amados muitas vezes pelo nosso jeito criativo e extrovertido de resenhar em nosso canal. Quando queremos inscritos, curtidas nos vídeos, divulgação, não estamos pedindo só pela divulgação da nossa imagem (não deixa de ser importante né? Por isso, nós, meninas, passamos maquiagem e os meninos gel no cabelo hehehe) só entenda que, através desta curtida e inscrição, podemos conseguir parcerias com as editoras e muitas vezes elas não nos aceitam por faltar um inscrito ou por faltar uma curtida, e não, não queremos livros gratuitos, ok? 
Sonhamos em conseguir um livro que, às vezes, estamos a meses esperando o lançamento dele para ler, só que o valor está um pouco alto, fora da nossa alçada e junto disto sonhamos com as parcerias para chegar em nossa caixa postal e pegar aquele pacote maravilhoso e criar um Unboxing recheado para vocês. 
Nós, Booktubers, queremos ser reconhecidos e buscar mais leitores, e até mesmo incentivar o próximo a criar um canal e ajuda-lo na criação, seja uma vinheta, um banner ou até mesmo uma caricatura fofa. Booktuber é ser isso, é ser humano, é criar e ler com amor. 
Grandes beijos da Pâm Constancio do canal Momento Literário.

Gostaram? Então, deixem no comentário a opinião de vocês. Antes de me despedir, deixo um vídeo da Pam para vocês se divertirem!!!


Abraços e até a próxima postagem!

10 comentários:

  1. Respostas
    1. Que bom que você gostou, Emilly!!!
      Isso é super positivo!!!!
      Abraços!!!

      Excluir
  2. Amei hahahaah mau podia esperar por este post. Tô feliz demais espero que nossos colegas e inscritos adorem também e claro seus leitores. BEIJOS Fe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles adoraram!!! Tenha certeza disso!!!!
      Beijos!

      Excluir
  3. Já sou inscrita no canal Momento Literário Haha! Amei seu artigo Pâm, ficou showw de bola, e eu gostaria de dizer a todos os booktuber, principalmente os meus queridos parceiros: Muito obrigado por existir, vocês são muito importantes nas nossas vidas e falo isso não só como escritora, mas também como leitora apaixonada <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho certeza de que a Pâm adorou sua mensagem.
      Obrigado, Cristy!!!

      Excluir
  4. Show de bola Pam!! É isso aí! Sucesso para vocês!!

    ResponderExcluir
  5. Desejo sorte aos booktubes do país, afinal são de suma importância na divulgação dos autores. É um meio bastante competitivo, esse meio cresceu muito nos últimos anos, adorei o assunto. Forte abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Divulgação é tudo, meu amigo!!!!
      Vamos lutar!!!!

      Excluir

Seu comentário é importante para mim.
Deixe sua opinião, pois vou amar saber o que você pensa!