Sejam bem-vindos(as) e sintam-se convidados(as) a participar do blog Filósofo dos Livros com sugestões, comentários, críticas, dúvidas, compartilhamentos ou só com um “oizinho” de vez em quando!

quarta-feira, 20 de julho de 2016

Alta Fantasia


Olá leitores do blog o Filósofo dos livros, tudo bem com vocês? Aqui novamente é o Allison RdS quem fala...
Continuando a ordem dos post’s em que falo sobre cada subdivisão da literatura fantástica, hoje chegou o dia de falar um pouco sobre o estilo mais conhecido de todos, e talvez você nem imagine que gosta tanto... A Alta Fantasia.
A alta fantasia, ou High Fantasy é definida pela criação de mundos inteiros, com grande complexidade de personagens, várias raças, monstros e seres fantásticos, onde as leis e ordem humanas não prevalecem... É um estilo tão forte que ultrapassou as páginas dos livros e saiu das grandes bibliotecas para invadir todas as áreas da arte e do entretenimento mundial, de jogos de tabuleiro (Dungeon & Dragons), jogos de vídeo game (The Legendo of Zelda), desenhos animados (Caverna do Dragão), músicas de bandas como o Imagine Dragons, filmes, brinquedos... Para se ter uma idéia do poder da Alta Fantasia, pergunte pra qualquer conhecido se ele nunca ouviu em O senhor dos anéis ou do mais recente sucesso mundial, quiçá interplanetário: Game of Thrones... (Vai que em Marte funciona a HBO, não é mesmo??)
O estilo teve seu pontapé inicial, com ninguém mais, ninguém menos que o fantástico escritor britânico J.R.R.Tolkien com o livro O Hobbit, lançado em 1.937, em 1.955 foi lançado O senhor dos anéis e então o estilo foi difundido pelo planeta com uma velocidade estrondosa e se transformaram em divisores de água na história da literatura. Outros autores que fizeram muito sucesso como estilo foram C.S.Lewis (As crônicas de Nárnia, 1950) e Ursula K. Le Guin (da série Eathsea, 1968).
Podemos dizer sem sombras de dúvidas que tudo o que já foi feito em Alta Fantasia até os dias de hoje, foi diretamente influenciado por Tolkien e Lewis... Mas Allison, não existe a influência do folclore e dos mitos medievais? Sim existe, mas quando os mitos e personagens da história medieval aparecem, sempre sofrem a influência dos dois, se você já leu O senhor dos Anéis, e gosta de ler novos livros do gênero, sabe do que eu estou falando... Reis, cavaleiros e guerreiros se misturam a magos e monstros.
A alta fantasia vem apresentando novo fôlego com novos autores ao redor do mundo, aqui no Brasil temos autores fantásticos e tenho a honra de dizer que faço parte de uma livraria que adora o estilo, livros como O Arauto do autor Neto Arantes, Legendárias de Cristy Angel e Apenas uma Aventura de Lucas Fernandes podem ser considerados novas promessas da literatura nacional no estilo. 
E então, gosta da alta fantasia? Já viu que é impossível dizer que não conhece, não é? Mas se por algum acaso do destino você nunca leu um dos exemplos acima, ainda está fazendo o que olhando pro seu computador? Corra até a livraria mais próxima e deixe a saga do Hobbit mais famoso do mundo ou as aventuras dos quatro reis de Narnia invadirem a sua vida.
Um grande abraço a todos e até a próxima semana.

9 comentários:

  1. Allison, meu amigo. Seus textos sempre arrebentam.
    Entendo o porquê de você escrever fantasia. Você é fantástico!!!!

    ResponderExcluir
  2. Bondade sua Fernando... Só sou curioso e gosto de estudar. Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Adoro ler a coluna deste meu amigo autor. Allison você arrasa. Abraços Valentina Fernandes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado querida! Você também é fantástica, não é a toa todo o sucesso na Amazon e no wattpad... Beijo.

      Excluir
  4. Ótimo texto Allison. Alta fantasia é meu estilo favorito de literatura fantástica graças ao bom e velho ded que mestro toda sexta feira há mais de dez anos. Para quem escreve, a liberdade de criar cada detalhe do cenário, desde raças e costumes, até monstros e deuses é gratificante. Sem dúvida é o estilo mais conhecido de todos e só cresce hoje em dia. Ouvi dizer que esse Apenas Mais Uma Aventura que você mencionou é bom mesmo hahhahah,flw...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você Lucas é um dos nomes na nova High Fantasy nacional!!! Orgulho em ser seu amigo! Abraço!

      Excluir
  5. ótimo texto, a alta-fantasia é incrível. E quanto a Apenas Mais Uma Aventura? O livro é fantástico!!!

    ResponderExcluir
  6. Sensacional! Não canso se ler seus posts! Parabéns!

    ResponderExcluir

Seu comentário é importante para mim.
Deixe sua opinião, pois vou amar saber o que você pensa!