Sejam bem-vindos(as) e sintam-se convidados(as) a participar do blog Filósofo dos Livros com sugestões, comentários, críticas, dúvidas, compartilhamentos ou só com um “oizinho” de vez em quando!

quarta-feira, 26 de abril de 2017

Fim das Parcerias Literárias

Olá, Galera!
Venho comunicar que não farei mais parcerias com Editoras e Autores. Mas não fiquem assustados com minha decisão. Explicarei o motivo e tenho certeza de que vocês entenderão. Muita gente acredita que parcerias são coisas extremamente positivas, mas será que é assim mesmo?
Protelei muito para tomar essa decisão, mas cheguei em um ponto que não dá mais. Parcerias têm um lado incrível e pode ser muito interessante para alguns blogs e canais, porém ela traz alguns fatores negativos. Tudo depende do estilo de vida de algumas pessoas.
Em meu caso, optei por causa de alguns fatores. Passei por alguns problemas e isso me atrasou nas entregas das resenhas. Com atrasos, os parceiros começam a cobrar por causa do livro mandado. E por causa disso, tenho que dar as explicações. Acontece que todas as explicações envolvem problemas pessoais. Criei o blog e o canal para esquecer dos problemas. Se eu tenho que ficar explicando e isso me faz lembrar dos problemas, a parceria acaba se tornando algo negativo em minha vida. Além disso, existem alguns parceiros que ao mandar o livro já cobram a resenha até antes da obra chegar em minha casa. Parece piada, mas isso acontece. Então, acumulam-se cobranças de parceiros que tem razão e daqueles que não tem.
Eu não funciono com cobranças. Se um parceiro me pressiona para entregar a sua resenha, eu já travo. O livro pode ser maravilhoso, mas isso tira o meu equilíbrio de concentração.
Outro ponto é que ao realizar parcerias, eu não fico perguntando muito sobre o enredo da obra, temendo receber algum spoiler. Logo, eu não sei realmente o que vou receber. Quando recebo o livro, alguns podem me causar encantamento e eu desejar ler outra obra do autor. Por causa das outras parcerias, não posso adquirir outro exemplar do autor de imediato para ler, pois os parceiros vão reclamar dizendo que eu passei outro livro na frente do dele ou que me atrasei. Existem autores que me despertam um desejo louco de ler tudo que ele publicou. 
Também existe aquela aquela questão de que uma obra pode me causar ressaca literária. Então, eu necessito ler algo mais leve para sair da ressaca. Certa vez, li duas obras da Kefera. Sei que tem muita gente que não a curte como booktuber, mas em termos de livros, eu gostei do que ela escreveu. São livros leves e que me tiraram da ressaca. Foi ler as duas obras, um autor me mandou uma mensagem dizendo que eu desrespeitei o seu trabalho por ter lido Kefera antes dele. Meu objetivo não foi desrespeitar ninguém, mas até sair da ressaca para poder ler a obra de outros parceiros com tranquilidade. Depois disso, eu até tento ler a obra desse autor, porém não consigo. Fiquei bloqueado para o seu livro.
Outra coisa é que determinados livros tratam de temas como nazismo, feminismo, guerras, temas históricos em geral, etc. Determinadas leituras me fazem querer ler outras obras que retratem o mesmo tema. Ocorreu um caso que não foi bem com um livro no princípio. Mas eu assisti ao filme Diário de Anne Frank que recebi de parceria com a Folha de São Paulo. Quando resenhei o filme que vem acompanhado de um livreto, fiquei louco para ler a obra que inspirou o filme. Não fiz a leitura no momento, porque comentei com um parceiro e ele achou um absurdo eu passar o livro na frente de outros. Acabei não lendo o Diário de Anne Frank, mas confesso que não aproveitei as leituras seguintes, pois só pensava nesse livro. Depois a vontade passou, mas perdi um prazer por conta das parcerias.
Eu leio desde minha infância, mas eu nunca ficava calculando tempo para isso. Comecei a fazer cálculos depois que adquiri o blog e o canal. Descobri que sou péssimo nisso. Existem livros independente de serem finos ou grossos que eu demoro mais ou que vou mais rápido. Quando o livro é grosso dá até para justificar a demora, porém quando a obra tem poucas páginas, certos parceiros não entendem a demora. Mas houve livros finos que fiquei com vontade de fazer uma leitura mais demorada para poder refletir sobre os temas expostos. Mais uma vez, por causa das parcerias, não pude demorar o quanto queria.
E também tem o caso de que alguns livros grossos, mesmo que eu consiga lê-los mais rápidos, eles são demorados por causa de terem um número muito grande de páginas. O blog e o canal acabaram me afastando da leituras dessas obras. Pois lê-los me atrasarão com minhas parcerias. Isso é um problema.
Outro problema é que gosto muito de que autores comentem as resenhas. Infelizmente, muitos não deixaram comentários nas resenhas em vídeo ou blog. Isso é algo que sempre peço, mas não entendo o motivo do autor negar algo tão simples.
Estou em uma fase que necessito esquecer de meus problemas, por isso não vale a pena ficar explicando aos parceiros. Isso não me ajuda. Não consigo ler quando sou cobrado. Funciono melhor com a espontaneidade. Se eu leio um livro e ele me desperta para ler outra obra do mesmo autor ou sobre o mesmo tema, preciso ler. Também ocorre de ler obras para me tirar da ressaca literária. Eu quero ler tudo de forma prazerosa e tranquila.
O fato de cancelar as parcerias, não significa que deixarei de ler a obra dos meus antigos parceiros ou das editoras com as quais mantive parceria. Tornei-me fã de muitos autores e editoras, Só que agora, pretendo comprar tudo para ler sem ter alguém me tratando como empregado. Afirmo que não são todos autores e editoras que me cobraram as resenhas. Muitos também foram bem compreensivos, mas para não prejudicar ninguém, pretendo não fazer parcerias. Mas tenha certeza de que existem alguns autores e editoras cujos livros já fazem parte da minha lista de desejos. Vou comprar essas obras e lê-las.
Acabei de lembrar algo que me chateia muito. Algumas vezes, li obras de parceiros e pessoas me chamaram de falso, alegando que elogiei apenas para receber outro livro de graça. Sobre esse assunto, até gravei um vídeo que você pode assistir clicando aqui. Mas aqui, eu posso dizer que tais fulanos não observaram que muitos livros resenhados por mim, tiveram uma boa aceitação do público e até receberam QUATRO ou CINCO ESTRELAS no Skoob. Bem, agora, acabando a renovação de parcerias, ninguém vai poder dizer que falei bem de um livro para ganhar outro. Acabou a história.
Por fim, algo muito importante a dizer: Sei que estou atrasado com muitas parcerias antigas. Fiquem tranquilos, vou ler todos os livros recebidos, mas peço compreensão. Cobranças me travam nas leituras. POR FAVOR, NÃO FIQUEM ME COBRANDO RAPIDEZ. Entendam que passo por problemas e que tenho ressacas literárias. Algumas escolhas decorrem por causa dessas situações. Não me peçam para explicar os motivos de certos atrasos. O blog e o canal são formas de entretenimento para mim. Eles aliviam certas situações problemáticas. Só vou citar isso aqui pela última vez: Algumas vezes, me atraso porque cuido de minha mãe idosa ou eu mesmo fico doente. Eu detesto ter que ficar falando disso. Outras pessoas já me acusaram de mentir, porque no facebook publicava fotos alegres tanto de minha mãe ou minhas. Fiquem sabendo que tenho muitas fotos guardadas e algumas fotos são republicações. Então, as fotos não revelam o meu estado de saúde do momento. Parem de me acusar de mentiroso por isso. Também tenho parentes que moram longe e não quero preocupá-los com a saúde de minha mãe, inclusive minha avó materna tem 97 anos. Ela não entra no facebook, mas parentes entram. Prefiro que eles não saibam e se por acaso, algum parente ler, não fiquem comentando, por favor.
Espero que minhas explicações não causem raiva ou tristeza em ninguém. E saibam que muitos parceiros adquiriram um leitor que pretende comprar suas obras publicadas e até mesmo as futuras.
Abraços.

6 comentários:

  1. Afffs, até acusando por causa de fotos estão? E quem são eles para acusar?
    Parceria desgasta demais. Tive poucas e sou grata por elas, mas eu leio quando quero. Tenho muitos problemas, já tive depressão e até foi por isso que criei um blog, e ainda tenho momentos de tristeza que só quero dormir. Então, não me obrigo mais a ler, uma coisa que amo tanto e me faz tão bem, não vale a pena por causa de 1 livro que talvez eu nem goste tanto assim, me desgaste tanto me obrigando a ler no prazo.
    Já pensei em recusar algumas parcerias também e já chegay a recusar algumas. Só não fechei também porque ainda to com algumas atrasadas kkkk mas lerei no meu tempo.
    Você sabe como é né Fernando, as pessoas julgam se vc recusa, julga se demora, julga se mandou o livro e você não gostou, como se tivessemos recebendo tudo de graça. Mas o trabalho de um blogueiro é mais eficaz que de muitos marcketeiros. Devíamos ser mais bem valorizados.
    Espero que tudo se ajeite em sua família. Qualquer coisa é só chamar. E se começarem te ameaçar ou cobrar, me conta que vou falar poucas e boas pra esses grossos!
    Abs

    ResponderExcluir
  2. Se estou doente, eu publico fotos alegres minhas justamente para me sentir melhor e a pessoa acha que não posso fazer isso. Eis um absurdo.
    Muito obrigado pelo apoio!

    ResponderExcluir
  3. Oi Fernando. Entendo perfeitamente tudo o que escreveu. Já tive um blog, acho que você se lembra, mas foi por pouco tempo e eu nem cheguei a fazer nenhuma parceria. Já tinha em mente que não queria isso. Também não funciono com cobranças. A leitura deve ser algo prazeroso, um entretenimento mesmo pra ajudar a não pensar nos problemas. Quando se torna uma obrigação alguma coisa tá errada. Que bom que você conseguiu identificar o que te prejudica. Siga lendo o que você tiver vontade e quando tiver vontade! Certos "sacrifícios" desgastam muito e não valem a pena.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Angela!!!
      Lembro sim. De certa forma, foi ele que me inspirou a criar o meu.
      Você deveria voltar.
      Abraços!!!

      Excluir
    2. Legal saber disso, Fernando. Mas ahh... não sei...até tenho vontade, mas não teria como me dedicar da forma como eu gostaria num blog, que demanda mais tempo, como você bem sabe, e eu iria acabar me frustrando...sei lá...
      Mas conforme vou lendo (que nem tem sido muito, pra falar bem a verdade, devido a falta de tempo), eu comento no Skoob (acho que já tenho você adicionado por lá); e também compartilho minhas leituras no Instagram (@aangeladani), que acho mais dinâmico. ;)

      Mas como eu disse, continue fazendo o que te dá vontade e prazer. Você escreve muito bem. Aproveite suas leituras (lendo o que você tem vontade de fato!); não vale a pena perder tempo com o que não nos acrescenta... É só desgaste.

      Até logo!

      Excluir
    3. Muito obrigado pelas palavras de apoio, Angela!!!

      Excluir

Seu comentário é importante para mim.
Deixe sua opinião, pois vou amar saber o que você pensa!