Sejam bem-vindos(as) e sintam-se convidados(as) a participar do blog Filósofo dos Livros com sugestões, comentários, críticas, dúvidas, compartilhamentos ou só com um “oizinho” de vez em quando!

sexta-feira, 7 de abril de 2017

O Diário de Uma Árvore, de Inácio Fernandes, Barra Livros

Olá, Galera!
Você já imaginou o que seria de nós se pudéssemos escutar a voz da natureza?
Hoje, eu trago para vocês mais um daqueles livros que se você não gostar, você tem problema.
Estou falando da obra O Diário de Uma Árvore, de Inácio Fernandes, uma publicação da Barra Livros.
O autor é brasileiro e por isso, senti orgulho de fazer parte do Brasil. Trata-se da história de um menino que conversa com a natureza.
No princípio, os diálogos são aquelas coisas de interpretar os fenômenos naturais: o som do vento, da água e por aí vai. Mas com o decorrer da trama, o jovem Inácio começa a escutar a voz das árvores, plantas, animais e passa a entendê-los.
Com essas interpretações e diálogos, ele começa a moldar opiniões sobre os seres humanos. Muitas delas não são legais e demonstram grande insatisfação. Inácio enxerga a maldade humana e sente até vergonha de sua humanidade. Ele nota o total desrespeito de homens e mulheres em relação à sua espécie e em relação à natureza.
Os diálogos entre Inácio e a natureza são bem profundos. Acredito que o livro seja melhor aproveitado por adultos, pois a obra trata de temas como violência, destruição da natureza, ambição, pedofilia, amor, felicidade, etc.
Na questão da violência, ele demonstra o quanto uma criança pode ser violenta contra outra. Com isso, ele nos alerta: Precisamos observar melhor nossos pequeninos. 
O tema da felicidade merece destaque no livro. Sempre nos é dito que não podemos ser felizes o tempo todo. A felicidade é constituída de momentos. A narrativa caminha em direção oposta a essa ideia e até nos dá uma fórmula para isso. Mas eu não vou contar essa fórmula para vocês.
A História se passa em meados dos anos 1980 e início dos anos 1990. As referências a esse período estão bem bacanas. 
É uma pena que um livro tão fantástico não seja ainda tão conhecido, Se eu pudesse, sairia distribuindo essa obra para todo mundo. Porém, como não posso, clique aqui para adquirir o seu exemplar.
Concedi CINCO ESTRELAS  no Skoob para a obra, além de favoritá-la.
Aproveite para assistir à resenha em vídeo. Clique aqui e veja.
Abraços e até a próxima postagem.

4 comentários:

  1. Olá, Fernando. Tenho certeza de que o livro causa profundas reflexões naquele que o lê. Excelente sua resenha. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, esse livro traz grandes reflexões!!!
      Obrigado pela presença!

      Excluir
  2. Ótima resenha! Super recomendo!
    Leitura e reflexões agradáveis. Parabéns Inácio Fernandes!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ângela!
      Agradeço pela sua participação!

      Excluir

Seu comentário é importante para mim.
Deixe sua opinião, pois vou amar saber o que você pensa!