Sejam bem-vindos(as) e sintam-se convidados(as) a participar do blog Filósofo dos Livros com sugestões, comentários, críticas, dúvidas, compartilhamentos ou só com um “oizinho” de vez em quando!

terça-feira, 18 de abril de 2017

Reinações de Narizinho, de Monteiro Lobato

Olá, Galera Literária!
Recentemente, tive o prazer de reler a obra Reinações de Narizinho, de Monteiro Lobato. Essa releitura se tornou bastante agradável. Revivi doces momentos de minha infância por meio dela e resolvi compartilhar minhas impressões nesse dia 18 de abril no qual comemoramos o Dia do Livro Infantil, data escolhida porque é o aniversário de nascimento de Monteiro Lobato.
A obra nos fala da menina Lúcia conhecida como Narizinho devido ao seu nariz arrebitado. Ela vive em um sítio administrado por sua avó Dona Benta. Nesse sítio, habita também Tia Nastácia conhecida como a melhor cozinheira do mundo. Narizinho tem um primo chamado Pedrinho que sempre passa as férias no Sítio do Picapau Amarelo.

Personagens inesquecíveis!!!

A maior parte do tempo de Narizinho é vivida em companhia da Boneca Emília que nasceu muda. Emília é uma boneca feia que foi feita a partir de um trapo velho, pedaço de uma saia de Tia Nastácia. No desenrolar do enredo, Narizinho conhece o Príncipe Escamado que é o rei do Reino das Águas Claras. O jovem Escamado é um peixe que é príncipe e rei ao mesmo tempo. Sabendo da mudez da Emília, ele leva Narizinho para seu reino com a finalidade dela ser tratada pelo Doutor Caramujo. O célebre médico dá uma pilula falante para a boneca e a partir daí, a criatura desembesta a falar.
A reunião de uma boneca falante com uma menina cheia de criatividade e mais a presença do menino aventureiro Pedrinho proporciona uma história encantadora. Além disso, Pedrinho cria um boneco de milho que ficou conhecido como Visconde de Sabugosa. Esse último se tornou o sábio do sítio, pois habita a estante de livros de Dona Benta e absorve toda forma de conhecimento.
Dona Benta e Tia Nastácia ficam admiradas com as aventuras das crianças e seus companheiros. O Sítio se torna um local encantado onde até personagens de contos de fadas aparecem para visitas. Monteiro Lobato criou personagens maravilhosos que merecem ser conhecidos pelas crianças dos dias de hoje. Creio que não apenas Reinações de Narizinho, mas também todas suas obras referentes ao Sítio do Picapau Amarelo merecem leituras e releituras pelas pessoas de diversas idades. Eu não me canso de ler e reler os livros do autor.
No Skoob, eu classifiquei Reinações com CINCO ESTRELAS. Caso você queira realizar a compra do livro, clique aqui.
Aproveite também para assistir ao vídeo que fiz sobre a obra:


Abraços e até a próxima postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é importante para mim.
Deixe sua opinião, pois vou amar saber o que você pensa!