Sejam bem-vindos(as) e sintam-se convidados(as) a participar do blog Filósofo dos Livros com sugestões, comentários, críticas, dúvidas, compartilhamentos ou só com um “oizinho” de vez em quando!

segunda-feira, 1 de maio de 2017

Arrogância Literária

Olá, Galera Literária!
Acabei de ler uma resenha onde a blogueira menciona que nunca mais vai ler nada de um determinado autor e recomenda que as pessoas façam o mesmo. 
Eu nunca diria algo assim mesmo que odiasse a obra. Gosto é algo subjetivo. O fato de não gostar não pode tornar meu gosto como modelo para demais pessoas. E se o autor foi ruim em uma determinada obra, nada garante que ele continuará escrevendo livros ruins. O autor pode ler, estudar e melhorar muito a sua escrita. 
Fiquei pensando o quanto essa blogueira foi arrogante com suas palavras, assumindo a postura de uma grande crítica literária com capacidade de decidir pelo seu leitor o que ele pode ler ou não. Ao mesmo tempo, ela já definiu os futuros trabalho do autor como algo ruim que não possa ser melhorado. Existem trabalhos de blogueiros que me causam vergonha. 
Espero que ela possa amadurecer suas ideias e ser um pouco mais humilde.
Abraços

2 comentários:

  1. Oi, Fernando! Infelizmente esse tipo de atitude é visto entre alguns blogueiros. É uma pena, pois isso acaba por prejudicar demais um autor(a) levando em desistir da carreira, em casos mais extremos. Concordo plenamente com o que disse no texto. Forte abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por esse motivo, nós não podemos nos calar. Acredito que temos a obrigação de mostrar o quanto é mesquinhas esse tipo de atitude.
      Muito obrigado, meu amigo, pelo comentário.

      Excluir

Seu comentário é importante para mim.
Deixe sua opinião, pois vou amar saber o que você pensa!