Sejam bem-vindos(as) e sintam-se convidados(as) a participar do blog Filósofo dos Livros com sugestões, comentários, críticas, dúvidas, compartilhamentos ou só com um “oizinho” de vez em quando!

sábado, 15 de julho de 2017

Do outro lado do Espelho, de Emilly Amite


Olá, Galera Literária!
Vamos conversar sobre mais um grande livro da Literatura Nacional? Claro que vamos. Hoje é dia de falarmos a respeito da obra Do outro lado do Espelho, de Emilly Amite que é o primeiro volume da Série Doze Mundos. O exemplar que tenho em mãos é uma produção independente da autora, mas um elfo me informou por meio de um espelho que a obra será relançada pela Editora PenDragon. Será que é verdade? Aguardemos mais informações!!!!
O título Do outro lado do Espelho nos dá a impressão de que leremos mais do mesmo, afinal existem outras obras com títulos iguais ou similares. Há muitos livros que falam de portais onde pessoas atravessam para entrar em mundos paralelos. Nesse sentido, a obra de Emilly Amite parece não trazer nenhuma novidade, mas se engana o leitor que utiliza tal pensamento.
Do outro lado do Espelho enquadra-se no gênero Fantasia. A obra nos fala de Leona, uma adolescente que acidentalmente atravessa um portal ao proferir palavras em latim escritas na moldura de um espelho. Ao pronunciar o encanto, a protagonista não tinha nenhuma noção do que aconteceria em sua vida. De repente, ela é jogada para o mundo de Amantia onde habitam criaturas mágicas. É evidente que ela não pode permanecer nesse local e necessita voltar para sua casa. Para isso, ela conta com o auxílio de seres mágicos, em especial um elfo negro.
Com a ajuda de Ewren, o elfo, e outros seres, a jovem Leona traça uma jornada mirabolante dentro do mundo Amantia. Durante o trajeto, o leitor se vê envolvido com descrições de lindos e mágicos cenários. Emilly Amite demonstra por meio de suas descrições de que ela tem pleno domínio do mundo por ela criado trazendo-nos imagens detalhadas e até localizações geográficas precisas. Fiquei embasbacado com o talento dela e pegava-me imaginando o seu processo de escrita. Pensava nos momentos em que ela debruçava-se sobre uma mesa para escrever. Será que escreveu em um caderno? Será que escreveu em seu notebook? Independente do recurso, a autora abusou da criatividade e demonstrou que escreveu com prazer visualizando os pormenores de cada paisagem. As características físicas do ambiente e de seus elementos mágicos absorvem a atenção do leitor fazendo com que ele mergulhe nesse mundo paralelo. Ao acompanhar Leona em sua viagem, eu me sentia dentro do local e até sentia as sensações do contato com a natureza de Amantia.
A escrita de Emilly é arrebatadora nos deixando boquiabertos com seu talento. Além disso, no decorrer da trama, surgem personagens mágicos que também nos encantam. Elfos, Metamorfos, Magos, Gigantes e muitos outros nos causam admiração pela sua aparência e poderes. A personalidade dos personagens secundários trazem uma coerência perfeita. As atitudes deles estão sempre de acordo a sua estrutura psicológica. Em nenhum momento, temos alguém que se descaracteriza dos seus elementos essenciais, mesmo que ocorra alguma transformação, as atitudes encaixam-se dentro de certa estrutura de pensamento. As transições são perfeitas.
Nessa viagem, onde nos deparamos com ricos cenários e personagens maravilhosos, surgem perigos que tornam a trama mais emocionante. Há lutas de espadas e também guerras recheadas de magias. Tudo se torna vibrante. A palavra monotonia pode ser retirada como adjetivo desse livro.
É interessante observar o quanto Leona amadurece durante a jornada. O seu caminhar faz com que ela descubra coisas sobre sua vida que ela nem imagina. O que seriam os elementos dessa descoberta? Claro que não posso falar! Vocês deverão ler a obra. Só adianto que vocês irão adorar cada página da mesma maneira que fiquei preso em um forte sentimento de admiração. Em cada linha da história, Emilly Amite criou características de novidade. Mesmo que tenha repetido seres comuns da Literatura Fantástica, ela o fez como algo tão singular que tudo nos parece novo. Sua obra não traz atos engessados e muito menos cheiro de mofo. Somos presenteados com o frescor de uma escrita extremamente agradável. Até os cenários sombrios nos encantam com sua assustadora beleza. Só me resta reforçar o convite: Vocês deverão ler a obra. Ah!!! Só vou comentar mais um pequeno detalhe: há clima de romance no livro com leves cenas picantes (risos).
No Skoob, classifiquei Do Outro Lado do Espelho com CINCO ESTRELAS, além de favoritá-lo. Agora, preciso me despedir de vocês. Arrumei um espelho mágico e já estou me preparando para proferir as palavras mágicas. O mundo Amantia me aguarda.

Atualização dia 26/07/2017: O livro está na pré-venda. Clique aqui.
Abraços e até o nosso próximo encontro.

8 comentários:

  1. Excelente a resenha. Eu o li no kindle e o livro é espetacular. Essa nova capa ficou muito bonita e, como não se apaixonar pela escrita da Emily. Abraçao!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leu no Kindle? Leu as continuações também?
      Em breve, teremos todas na versão física. Estou ansioso!!!

      Excluir
  2. Sim. Eu o li no kindle! E, sobre as continuações, eu li o segundo livro dessa série de doze. Eu o li no kindle também e, particularmente eu achei o volume dois melhor do que esse que você resenhou. Acredito que você irá amar a leitura. Eu o recomendo, agora preciso ler os outros também. A Emily arrebenta, ela é suuuper talentosa. Forte abraço amigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se já estava ansioso pela leitura do segundo volume, agora minha vontade aumentou!!!

      Excluir
  3. Até hj eu nunca li um juramento tão lindo quanto o do Ewren. É um dos meus quotes favoritos, tanto quanto o livro. Resenha com palavras muito bem colocadas. Parabéns!!
    Ps: Estou lendo o penúltimo livro da série, e digo que todos que já li são muito bons.Recomendo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existem dois livros pelos quais estou ansioso pela continuação: Um se chama Lendárias e outro Do lado do Espelho.
      Por que será?
      Obrigado pela presença!!!!

      Excluir
  4. Eu não me canso de ler essa resenha! Foi a primeira pessoa que conseguiu absorver o máximo da essência do livro! Obrigada por toda essa atenção! <3

    ResponderExcluir

Seu comentário é importante para mim.
Deixe sua opinião, pois vou amar saber o que você pensa!