Sejam bem-vindos(as) e sintam-se convidados(as) a participar do blog Filósofo dos Livros com sugestões, comentários, críticas, dúvidas, compartilhamentos ou só com um “oizinho” de vez em quando!

domingo, 9 de julho de 2017

Fui ameaçado por uma autora portuguesa


Olá, Galera Literária!
No dia 26 de abril de 2017, publiquei em meu blog o texto Fim das Parcerias Literárias. Divulguei a postagem em minhas redes sociais. A finalidade dele foi ser transparente e falar das minhas dificuldades em não atrasar com minhas resenhas. Não escondi de ninguém que atrasei com as resenhas dos livros recebidos em parceria.
Ao falar de meus atrasos, afirmei que não aceitaria novas parcerias, mas que entregaria minhas resenhas no devido tempo. Em nenhum momento, houve mentira de minha parte. A partir dessa data, não realizei parcerias novas. Alguns autores chegaram a me procurar, mas eu não aceitei. Esclareci a todos que estava com muitas dívidas em relação aos parceiros antigos.
Depois disso, as minhas publicações no blog e canal foram de livros recebidos de parceria com autores e editoras. Além disso, recebi livros de cortesia para resenhar que também foram incluídos em minha meta.
Apesar da minha sinceridade, de não esconder nada, de dar satisfações aos meus parceiros, uma autora me deixou esse texto no inbox de minha página: 

“Fernando, estou a aguardar uma resposta da sua parte quanto à saída da resenha, referente ao livro que lhe enviei. Se no prazo de 24 horas, não tiver uma resposta sua via email ou aqui, por mensagem, irei considerar o caso como sendo um esquema de fraude e alertar todos os autores/ editoras e bloggers ao meu alcance, que não são poucos. Tenho esperança de que o silêncio seja apenas um mal entendido, com alguma explicação lógica. Espero ter noticias em breve."

O que dizer diante dessa ameaça? Em primeiro lugar, além de ter feito a postagem Fim das Parcerias Literárias, eu falei por e-mail que atrasaria com a resenha, mas que assim que eu a publicasse, eu a avisaria. Então, que ela aguardasse. Mas parece que minha resposta anterior não a convenceu e ela teve que me mandar uma ameaça. Eu não posso ficar o tempo todo respondendo a mesma pergunta. Acho que uma vez respondida a questão, basta.
Achei o prazo de 24 horas muito curto. Tenho uma vida fora da internet. Nem sempre leio as mensagens inbox no prazo de 24 horas. Não sou pago para ficar exclusivo para nenhum autor e responder tudo em tempos tão curtos. Friso que tenho outros afazeres. Se ela não entendeu o e-mail enviado e não leu minha postagem sobre Fim das Parcerias cuja publicação ultrapassa o tempo de 24 horas, como ela pode exigir que eu seja rápido?
Gostaria de entender o uso da palavra "Fraude". Onde está minha fraude? Se eu fui claro ao explicar meus atrasos, em que sentido em cometi esse ato? Se eu reconheci minha falha e comprometi-me a resenhar os livros atrasados, onde está minha mentira? Se eu parei de aceitar novas parcerias, a quem estou enganando? Não fiz tudo de forma pública para que todos vejam a minha falha? Existem blogueiros e booktubers que recebem livros e não dão nenhuma satisfação. Como vocês podem ver, esse não foi o meu caso.
E queria entender esse alertar autores/editoras e bloggers ao alcance dela que não são poucos. O que os autores/editoras e blogger farão contra mim visto que não vou receber futuramente nenhum livro deles em forma de parceria? Será que serei impedido de comprar seus livros e de resenhá-los? Graças a Deus, tenho condições de comprar livros que eu amo. Inclusive, tenho uma pilha de livros comprados que poderia estar lendo. No entanto, só tenho lido livros recebidos de autores e editoras sejam de parceria bem como cortesia. Será que ela acha que devo largar os outros atrasos e colocá-la na frente como se ela fosse a coisa mais importante desse mundo? Onde está o respeito dela em relação a outros parceiros que também tenho dívidas?
Acredito que esse tipo de ameaça dela foi algo extremamente ofensivo e desnecessário, visto a minha transparência perante meus parceiros. Se ela não foi capaz de entender o e-mail enviado antes e não leu o texto Fim das Parcerias Literárias, creio que não tenha o direito de ficar me cobrando e fazendo ameaça. Eu não sou remunerado pelas minhas resenhas. Não ganho dinheiro com isso. Acredito que o preço de um livro seja muito pouco para ficar aguentando aborrecimentos desse tipo.
E ainda quero entender o que autores e editoras podem fazer contra mim? Agora, eu poderia muito bem avisar a blogueiros e booktubers para não aceitarem parceria com ela e nem divulgar o seu livro. Afinal, se alguém cometer alguma falha ou não responder sua mensagem em 24 horas, correrá o risco de ter sua imagem denegrida diante de autores/editoras e bloggers ao alcance dela que não são poucos. Será que vale a pena ter parceria com esse tipo de pessoa? Por causa dela, fiquei com medo de qualquer espécie de parceria. Assim que terminar com minhas resenhas, pretendo não aceitar mais livros de ninguém. Leituras devem ser um prazer e não serem feitas em regime de cobrança ou ameaça. Se ainda me pagassem por esse trabalho, até poderia valer a pena, pois daria para pagar minhas contas e comprar mais livros. É uma pena que esse tipo de situação ocorre, especialmente ao sabermos que o número de leitores são escassos. Pessoas desse tipo estragam o prazer literário.
Para finalizar, quero dizer que não nego meus atrasos. Inclusive alguns autores, sabendo da minha situação, vieram falar comigo e disseram que não precisava fazer a resenha de seus livros, bastava ler e dizer se eu gostei ou não. A minha resposta foi a seguinte: "Peço desculpas pela minha falha e mesmo sendo dispensado da obrigação da resenha, irei fazê-la com atraso. Só peço que tenham paciência."
Eu não aceitei a dispensa da tarefa. Eu poderia muito bem aceitá-la e me livrar do trabalho, mas eu quero resenhar todos os livros recebidos. Só não aceito ameaças.
Abraços e até a próxima postagem.

14 comentários:

  1. Que absurdo uma autora agir dessa forma. Onde vc deixou claro tudo atencipadamente. Atrasos acontecem e ela tem que entender isso, mas chega a te ameaçar foi demais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é!!! Fica difícil conviver com esse tipo de situação!!!!

      Excluir
  2. Meu Deus! Aonde foi parar o respeito? Essa atitude da autora foi o cúmulo de desrespeito que um ser humano pode cometer. Te ameaçar cara, foi demais. Por que você não a processa? Essa pessoa está te privando de um dos seus maiores prazeres da vida, ou seja ler. Te desejo força interior e bastante inteligência emocional para lidar com uma criatura abominável, como essa que lhe ameaçou. Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é!!! Eu conversei com um advogado sobre o assunto e ele me deu um conselho. Já fiz o que ele me disse. Vou aguardar!!!
      Obrigado pelo comentário!

      Excluir
  3. Por essas que não faço parceria no meu canal. Minhas resenhas(quando faço) em geral são livros presenteados. Com raras exceções de trocas. E vc é muito bonzinho, eu já devolveria o livro e faria resenha nenhuma!! Não tenho saco pra mi mi mi não. Rsrsr

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá vontade de devolver mesmo, mas não vou pagar o frete de Portugal, rs...

      Excluir
  4. O mundo literário tem coisas lindas, mas várias, perdidas, absurdas também!
    Foi por isso que parei com as parcerias.
    Já virei noite em frente ao pc lendo e-book que me enviaram no kindle, depois a pessoa sai me julgando por não ter gostado de uma coisa mínima.
    Sabe o que acontece? Hoje em dia, a maioria dos autores, estão na modinha de publicar, nem todos são por amor. Daí acha que nós, blogueiros e leitores, temos a obrigação de comprar e amar tudo. Divulgar, etc.
    Por isso hoje escolho bem qual livro comprar e resenhar. E tem que ser de autores que escrever por amor. Que entenderão que cada pessoa tem uma opinião. Porque esses doidos aí, eu não leio mais.
    Liga pra isso, se continuar, denuncie, e publique o nome, a gente precisa saber quem é essa aí.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por enquanto, estou seguindo o conselho de um advogado. Vamos ver como termina essa situação.
      Obrigado por comentar.

      Excluir
  5. Que coisa estranha! Logo com vc que compra livros aos montes. Acho que ela se equivocou. Eu seguiria o conselho da Cristy e devolveria esse livro. Sem mais para não me delongar em um ato tão sem noção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se ela me pagar o frete internacional, até devolvo o livro. Mas não vou ter prejuízo com uma mulher tão sem noção.

      Excluir
  6. Estou de boca aberta! Que estupidez! Já me aconteceram coisas menos boas, mas nunca desta forma!! Esta gente não tem mesmo noção...
    Cumprimentos,
    http://the-banal-girl.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  7. Gente !! Sério isso fiquei chocada com esta autora .. Fernando não liga manda se foder pq não merece bseu trabalho ..

    ResponderExcluir

Seu comentário é importante para mim.
Deixe sua opinião, pois vou amar saber o que você pensa!