Sejam bem-vindos(as) e sintam-se convidados(as) a participar do blog Filósofo dos Livros com sugestões, comentários, críticas, dúvidas, compartilhamentos ou só com um “oizinho” de vez em quando!

segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Você sabia?, de Lukas Marques e Daniel Molo, Editora Planeta


Olá, Galera Literária!!!
Muitas pessoas dizem que somente canais de "besteirol" bombam no Youtube. Navegando pela internet, vejo que canais sem conteúdo conseguem muitas visualizações. Não dá para negar essa realidade. Mas também não podemos ignorar que existem excelentes canais que trazem conteúdos informativos e alcançam um número grande de inscritos com milhões de visualizações. Um exemplo disso é o Canal Você sabia? de Lukas Marques e Daniel Molo.
Amei a lombada!!!
Os rapazes apresentam curiosidades gerais de forma bem-humorada e tem atraído a atenção de jovens e adultos. Recentemente, os dois lançaram uma obra com o mesmo nome do canal. Como sou fã deles, aproveitei para adquirir um exemplar do livro Você sabia? e não me arrependo nenhum pouco da aquisição.
Informações sobre o livro na Contracapa
A obra contém mais de 400 coisas que deveríamos saber. As informações são abordadas de forma clara e objetiva. Os autores souberam dosar muito bem o humor em suas páginas. Há curiosidades tratadas de forma mais séria e outras com aquele toque de diversão muito bem equilibrado. No texto, não vemos aquele humor apelativo que chega até ser forçado. Nesse quesito, nossos garotos mandaram muito bem.
Citação de Eça de Queirós na orelha
Um aspecto bastante interessante do livro é a ordem de apresentação dos fatos curiosos. Existe um grau de evolução que prende o leitor. A obra começa com curiosidades simples, começando com animais e evoluindo para fatos bizarros, históricos e de terror. Conforme avançamos na leitura, ficamos instigados a querer saber mais. Dessa forma é díficil abandonar o livro.
Redes Sociais dos autores na outra orelha 
A capa e a diagramação da obra está perfeita. Toda arte remete à juventude. A Editora Planeta foi muito feliz nesse trabalho. Texto e Arte combinaram perfeitamente.
Selecionei algumas curiosidades e fatos para que vocês possam apreciar e sentir o gostinho bom que se encontra em cada página. Vejam:

Detalhes da Diagramação
— O RATO IMUNE À DOR
É um dos maiores mistérios da natureza. Os ratos-toupeiras-pelados não sentem dor e podem sobreviver a baixas concentrações de oxigênio. Para completar, os cientistas nunca encontraram nenhum deles que sofresse de câncer.

Será que não dá para pesquisar uma cura para essa doença, pesquisando esses ratos?

Informação no Canal Você Sabia?
— O CAMARÃO DO UFC
O camarão mantis é dono do soco mais mortal da natureza. Com suas patas dianteiras, ele desfere golpes que podem chegar a 80 km/h e usa isso para arrebentar cas cascas de moluscos. Alguns deles já foram filmados até mesmo quebrando garrafas de vidro.

Os lutadores deveriam treinar com esses camarões (risos).

— FAREJANDO COM A LÍNGUA
Quando você pensa em cobras, pensa em veneno, certo? Mas você precisa pensar também em radar. A língua da cobra identifica moléculas no ar que a levam até sua presa. Entendeu porque ela está sempre com a língua de fora?

Depois dessa, entendi porque alguns homens ao verem uma mulher nua, botam a língua para fora. Eles são semelhantes à cobra e estão farejando o cheiro da mulher (#brincadeira, #sqn).

— POBRE ENGUIA
Depois de assistir a um filme pornográfico, um homem na China se empolgou e colocou uma enguia dentro do próprio... Bem, é isso mesmo que você pensou. O coitado do bicho  que provavelmente não queria um relacionamento sério com ninguém  tentou escapar e, para isso, começou a devorar o corpo do chinês. Primeiro, o cólon. depois o intestino. Quando o cara não aguentou mais de dor, foi para o hospital. Provavelmente os médicos comentam sobre isso até hoje.

Bem, o cara provou que dar é algo que dói (risos).

— LEI BIZARRA
Na Colômbia, em Cali, quando uma mulher for transar com seu marido pela primeira vez, sua mãe deve estar presente no ato para comprovar que a coisa rolou mesmo. Sim, isso é lei.

É sogra sendo sogra. Fico imaginando a mulher dando pitaco na performa do genro:
— Você não comeu minha filha direito. O seu pai foi bem melhor comigo. Nossaaa!!! Só isso que ele tem para mostrar? Cadê o microscópio? Pega a pinça, meu filho!!!

Que Loucura!!!
— AFOGAR O GANSO
Esta é pesada. Na China antiga, quando os homens não encontravam mulheres, iam para cima dos gansos para... bem, você sabe. E eles colocavam a cabeça do bicho embaixo da água para sentir os espasmos do animal. Muito doente ou muito doente?

Afirmo que isso é muito doente. Se criassem uma expressão para essas coisas no Brasil, teríamos cabra no lugar de ganso. Não acham?

— RECORDES HISTÓRICOS
* Agora, falando em coleções estranhas, ninguém bate a inglesa Ann Atkin e seus mais de 2 mil anões de jardim!
* Não, esqueçam. Os 2 mil anões de jardim não são nada perto da coleção de mais de 2 mil tubos de pasta de dente do americano Val Kolpakov. E caso você esteja se perguntando... sim, ele é dentista.

Já que colecionar coisas estranhas dá fama, vou pensar em algo para mim.

Leitura Recomendável
Uma das partes mais interessantes do livro refere-se aos medos. Destaco três:
— Eisoptrofobia: medo de se olhar no espelho.
Depois de uma certa idade? Quem não tem medo disso? O problema é quando o fulano se olha no espelho desde pequeno e já se assusta com o que vê (risos).
— Falofobia: medo de pênis.
— Itifalobofia: medo de ter ereção no pênis (ou de que as pessoas percebam isso).
Sobre esses dois medos, quem nunca? Eu morro de medo dessas coisas e se for GRANDE, maior é o meu medo!!!!

O livro de nossos amigos Lukas Marques e Daniel Molo trazem muitas curiosidades interessantes como vocês já viram. Aconselho que comprem a obra para aprenderem e se divertirem. Basta clicar aqui. Também espero que os caras lancem o Você Sabia? II
Gostaram da resenha? Deixe a opinião de vocês nos comentários. No Skoob, classifiquei a obra com CINCO ESTRELAS, além de favoritá-la.
Aproveitem para conhecer e se inscreverem  no Canal Filósofo dos Livros. Dê uma clicadinha esperta aqui e confira!!!
Antes de irem embora, assistam à resenha em vídeo:


Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é importante para mim.
Deixe sua opinião, pois vou amar saber o que você pensa!